Álvaro Garcia é diretor de marketing para o portfólio de scotch da Diageo – empresa inglesa considerada a maior fabricante de bebidas destiladas do mundo.

whisky-nao-sai-de-moda-alvaro-garcia-diz-o-porque-da-bebida-ser-simbolo-de-status-social-mercado-luxo-qualidade-sofisticacao-entrevista-diageo-empresa-iguatemi-caras-blogs-alexandre-taleb (1)

Nesta entrevista, Álvaro fala sobre a atemporalidade do whisky, analisa o aumento no consumo da bebida no Brasil e entre o público feminino, além de compartilhar suas preferências sobre o assunto.

Leia a seguir!

whisky-nao-sai-de-moda-alvaro-garcia-diz-o-porque-da-bebida-ser-simbolo-de-status-social-mercado-luxo-qualidade-sofisticacao-entrevista-diageo-empresa-iguatemi-caras-blogs-alexandre-taleb (8)

Qual o segredo do sucesso do whisky?
Álvaro Garcia: O whisky é um clássico moderno, é atemporal, de muitas gerações e faixas etárias e nunca sai de moda porque sempre transmite um toque diferenciado àquele que toma esta bebida. Posso comparar o whisky aos jeans: normalmente gostamos daqueles jeans que temos faz um tempo, porém, eles nunca sairão de moda.

Beber um bom whisky dá status?
AG: Sim, por sua exclusividade e processo de produção, mas traz sofisticação também. O consumidor de whisky é aquele que tem um paladar mais apurado e que tem bastante personalidade.

Como analisa o crescimento no consumo da bebida no Brasil?
AG: São vários fatores. O primeiro é o aquecimento econômico, que fez com que as pessoas se permitam ter novos experiências. Nos últimos anos (de 2008 para 2012) houve um crescimento de 72% nas exportações de whisky da Escócia para cá, segundo dados da Scotch Whisky Association, o que coloca o Brasil entre os principais países do mundo no consumo da bebida. Aqui, por exemplo, é o maior mercado do mundo para o Johnnie Walker Red Label.

Há um aumento também no consumo entre as mulheres. Por quê?
AG: O whisky se tornou uma bebida para homens e mulheres. Entre 2011/12, o crescimento foi de 8% para 14% no número de mulheres que declaram tomar a bebida, segundo dados da Nielsen. Um dos motivos é a possibilidade de mistura, dos coquetéis com whisky, o que acaba agradando o paladar feminino.

Quais são os três fatores que fazem um scotch ser perfeito?
AG: Para mim, os três elementos são: o perfeito equilíbrio na seleção e mistura dos maltes que compõe o líquido (que determinará o paladar do whisky); a complexidade de aromas e sabores; mais do que a idade de envelhecimento do líquido, o equilíbrio do blend é muito importante. De resto, vale tomar do jeito que mais gosto. Eu adoro whisky com água de coco (é uma mistura incrível!) e também sou adepto de whisky on the rocks. Ou seja, de todas as formas.

whisky-nao-sai-de-moda-alvaro-garcia-diz-o-porque-da-bebida-ser-simbolo-de-status-social-mercado-luxo-qualidade-sofisticacao-entrevista-diageo-empresa-iguatemi-caras-blogs-alexandre-taleb (12)

DIAGEO é uma empresa de bebidas do Reino Unido, com sede em Londres, fundada em 1997 após a fusão da irlandesa Guinness e da britânica Grand Metropolitan. É a maior fabricante de bebidas destiladas do mundo. Vende seus produtos em 180 países e tem representações em 80 países –  em 2014, a empresa empregava mais de 36.000 pessoas. Foi eleita pelo Great Place to Work Institute (GPTW) como uma das cem melhores empresas para se trabalhar no Brasil.

A Diageo é dona de marcas como a Smirnoff – a vodka mais vendida do mundo – Johnnie Walker – o whisky mais distribuído em todo o mundo – Guinness, Ciroc, Baileys, Jose Cuervo e Ypióca – empresa brasileira de cachaça comprada por R$940 milhões.

whisky-nao-sai-de-moda-alvaro-garcia-diz-o-porque-da-bebida-ser-simbolo-de-status-social-mercado-luxo-qualidade-sofisticacao-entrevista-diageo-empresa-iguatemi-caras-blogs-alexandre-taleb (3)     eyebrow_vector

                 whisky-nao-sai-de-moda-alvaro-garcia-diz-o-porque-da-bebida-ser-simbolo-de-status-social-mercado-luxo-qualidade-sofisticacao-entrevista-diageo-empresa-iguatemi-caras-blogs-alexandre-taleb (4)               whisky-nao-sai-de-moda-alvaro-garcia-diz-o-porque-da-bebida-ser-simbolo-de-status-social-mercado-luxo-qualidade-sofisticacao-entrevista-diageo-empresa-iguatemi-caras-blogs-alexandre-taleb (5)

 

* Entrevista realizada por Fabiano Mazzei para o portal B|Luxo