Passei essa semana com o Tiguan da Volkswagen, uma parceria da Caraigá Veículos com Visar Planejamento.
Gostei muito do desempenho do carro, principalmente na estrada (São Paulo/Campinas/São Paulo).
Abaixo relaciono um pouco sobre o Tiguan:
- Com foco na relação custo-benefício, novidade chega equipada com tração 4×2 e câmbio automático DSG de seis velocidades
- Modelo 1.4 é 84 kg mais leve do que a versão 2.0 e tem ótima performance: 0 a 100 km/h em 9,2 s e velocidade máxima de 195 km/h
- Configuração do motor 1.4 TSI é a mais premiada da história do “International Engine of the Year”
- Modelo traz itens exclusivos e conteúdo de série diferenciado
- Novidade conta de série com sistema de infotainment Composition Media com a tecnologia Volkswagen App Connect, que permite espelhamento do celular
- Seis airbags, freios ABS com EBD, bloqueio eletrônico do diferencial (EDS) e controles eletrônicos de estabilidade (ESC) e de tração (ASR) são de série
- Freio eletrônico de estacionamento com função auto-hold, sistema Star/Stop e monitoramento da pressão dos pneus também são equipamentos standard
- Versão 2.0 com tração 4MOTION continua a ser oferecida
A Volkswagen está lançando no mercado brasileiro uma versão mais acessível do utilitário esportivo Tiguan. Com foco na relação custo-benefício, a novidade chega equipada com motor 1.4 TSI de 150 cv, tração 4×2 e câmbio automático DSG de seis velocidades, conjunto que alia excelente desempenho e baixo consumo de combustível. O modelo 2.0 com tração 4MOTION continua a ser oferecido aos clientes brasileiros.
Destinado a um grupo de consumidores sofisticado e exigente, que valoriza um design aprimorado sem abrir mão da robustez, da segurança e da dirigibilidade, o Tiguan 1.4 vem para tornar a Volkswagen ainda mais competitiva em um segmento cada vez mais acirrado. Em 2002, a categoria contava com cerca de 20 modelos no Brasil – atualmente, são mais de 70 configurações de veículos.
Versão de entrada, porém com amplo conteúdo e alta tecnologia que fazem do Tiguan um dos SUV mais avançados da categoria, o Tiguan 1.4 traz itens exclusivos e conteúdo de série diferenciado. As barras de teto, molduras das janelas e faixas laterais, por exemplo, são pretas, destacando a robustez do modelo.
Internamente, os bancos trazem um figurino exclusivo. De série, a novidade já traz sistema de infotainment Composition Media com a tecnologia Volkswagen App Connect, que reúne os sistemas MirrorLink, Apple CarPlay e Google Android Auto.
Sistema Star/Stop, direção com assistência elétrica, rodas de liga leve de 17” com design “Philadelphia” com pneus 235/55, seis airbags, oito alto-falantes, controlador de velocidade de cruzeiro, ar-condicionado, volante multifuncional com acabamento de couro e com ajuste de distância e profundidade, computador de bordo, freio de estacionamento eletrônico com função auto-hold e sensor de estacionamento estão entre os itens de série.
Opcionalmente, o Tiguan 1.4 pode ser equipado com o “Pacote Elegance”, que acrescenta ar-condicionado Climatronic digital com duas zonas de controle, rodas de liga leve de 18” com pneus 235/50, sistema Kessy (destravamento das portas por aproximação da chave e partida do motor por meio de botão no console), câmera traseira para auxílio ao estacionamento, sensor de chuva, entre outros. Há, ainda, a opção do teto solar panorâmico.
Motor mais premiado do “International Engine of the Year”
A configuração de motor TSI, de 1,4 litro, foi eleito em 2014 o “International Engine of the Year” (motor do ano) pela nona vez consecutiva na categoria entre 1 e 1,4 litro de cilindrada. Com o resultado, a configuração 1.4 TSI é a mais bem sucedida da história desse concurso internacional de tecnologia de motores.
A sigla TSI representa toda a tecnologia que resulta nas qualidades entregues pelo motor: injeção direta de combustível, combinada ao turbocompressor, de forma a entregar muito prazer ao dirigir e alta eficiência energética. Todos os motores TSI se destacam por seu baixíssimo consumo de combustível, alta potência e elevado torque a partir de baixas rotações.
No Tiguan 1.4 não é diferente. O modelo 4×2 tem 150 cv na faixa de 5.000 rpm e é 84 kg mais leve do que a versão 2.0 com tração 4MOTION. O torque máximo é de 25,5 mkgf já disponíveis a 1.500 rpm.
Equipada com transmissão automática de seis marchas DSG (dupla embreagem), que permite trocas de marcha sem interrupção de torque nas rodas – oferecendo conforto com esportividade –, a novidade acelera de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos e alcança 195 km/h de velocidade máxima – números que reforçam a posição do Tiguan como um dos modelos com melhor performance na categoria.
Segurança ativa e passiva
O Tiguan é um dos carros mais seguros do mundo. A segurança dos ocupantes é garantida por uma rígida célula que cerca o espaço dos passageiros e zonas de deformação para absorção de energia em caso de colisões.
O carro traz seis airbags (dois dianteiros, dois laterais nos bancos dianteiros e dois do tipo cortina). O airbag do passageiro da frente pode ser desativado. O Tiguan também conta em todas as versões com cintos traseiros de três pontos e apoio de cabeça para todos os ocupantes.
Sistema de freios ABS, bloqueio eletrônico do diferencial (EDS) e controles eletrônicos de estabilidade (ESC) e de tração (ASR) contribuem para reduzir a possibilidade de acidentes. Para aumentar a segurança no transporte de crianças, o Tiguan tem sistema ISOFIX para acomodação de cadeirinhas no banco traseiro.
O Tiguan recebeu a classificação máxima de cinco estrelas nos testes de colisão realizados pelo EuroNCAP (Programa Europeu de Avaliação de Novos Carros). Nos Estados Unidos, foi classificado pelo American IIHC (Insurance Institute for Highway Safety) como TOP SAFETY PICK, através de um estudo que abrange medidas de segurança ativas e passivas.”.
carrão
Nave