A história começou em Saint-Tropez, badalado balneário e paraíso dos milionários europeus no sul da França, no ano de 1971, quando o jovem visionário Fred Pryskel, sentado no terraço do célebre café Sénequier, divertia-se recortando uma toalha de mesa xadrez em algodão com o intuito de criar, em poucas tesouradas, um calção de banho simples e elegante que fosse apropriado para nadar nas belas praias da região. Após algumas tentativas, resolveu utilizar tela de vela de barcos, um material que garantia secagem ultrarrápida. Foi o surgimento do conhecido boxer-short, o primeiro calção de banho, que chamava a atenção não somente pela estampa como também pelo corte diferenciado, bem diferente aos encontrados na época, e batizado de VILEBREQUIN (nome em francês do eixo central do motor), devido à paixão do criador por corridas de automóveis.
Depois de pesquisar vários tecidos, ele inicialmente começou a produzir seus calções e bermudas em pequena escala, e os vendia somente na chique Riviera Francesa, conquistando a admiração dos frequentadores regulares e celebridades da badalada Saint-Tropez. Nos anos seguintes, a grife francesa tornou-se ícone fashion por aliar modelagens inovadoras aos tecidos de secagem rápida, que se tornaram marca registrada da VILEBREQUIN. Não demorou muito para que suas bermudas de cores fortes e temas florais fossem vistas em abundância nas mais concorridas praias européias. Nas décadas seguintes a marca conquistou sofisticadas celebridades européias com suas cores vibrantes e estampas divertidas em calções e shorts de banho para homens.
Em 1995 a marca novamente revolucionou o mercado ao introduzir o conceito “Like father, like son” (“Tal Pai, Tal Filho”), alimentando o imaginário dos homens em seu desejo de cumplicidade com os filhos. O conceito, incorporado ao universo da marca, apresentava coleções idênticas de bermudas para ambos, adulto e infantil (a partir de 2 anos), se tornando imediatamente ícone e objeto de desejo pelo mundo afora. Apesar do imenso sucesso que a VILEBREQUIN fazia nos balneários mais badalados e chiques do mundo, a primeira loja da marca foi aberta somente em 1996 na França. Luxo, elegância e descontração são os temas que permeavam a decoração da loja. Além disso, vidro e madeira clara acolhiam perfeitamente as cores vibrantes e a riqueza dos estampados.
Foi neste mesmo ano que a marca introduziu no mercado mais dois exclusivos modelos de calção de banho: Okoa, uma bermuda mais longa e com design mais fashion que a tradicional; e Master, mais curto e confortável. Até a virada do milênio, várias outras lojas foram inauguradas em muitas localidades, como em 1999, quando foi aberta a loja conceito em Nova York; além de unidades em Genebra, Paris, Cannes, Marselha e Lyon. Nesta década a VILEBREQUIN expandiu sua linha de produtos introduzindo toalhas de praia, óculos de sol, camisetas, camisas pólos, bonés, camisas e calças em linho.
Além disso, a VILEBREQUIN investe na variedade. Para não espantar homens mais conservadores, por exemplo, investe em peças lisas, com mais de 50 diferentes cores. As peças, confeccionadas com um tipo de algodão especial, com toque de pele de pêssego, desenvolvido com exclusividade para a marca com o objetivo de priorizar o conforto, têm um sistema de ilhoses que evita a imagem de bermuda inflada ao sair da água, e um compartimento vedado do tamanho do bolso traseiro para guardar pertences. Não é a toa que a VILEBREQUIN é a única marca de luxo masculina totalmente especializada no universo da praia. Adorada por celebridades como George Clooney, Tom Cruise, David Beckham, Andrea Casiraghi, Leonardo di Caprio, Brad Pitt, Hugh Grant, Robert De Niro, Príncipe William, Barack Obama e Nicholas Sarkozy.
Lojas Vilebrequin no Brasil:
São Paulo: Shopping Iguatemi e Cidade Jardim
Rio de Janeiro: Shopping Leblon
E pontos de vendas espalhados pelas melhores multimarcas do Brasil
Instagram @vilebrequinbrasil @vilebrequin_officiel
Facebook @Vilebrequinbrasil