Desde sempre o site Alexandre Taleb divulga e dá dicas sobre o uso de chapéus masculinos. Voltamos agora com uma série de posts com referências de modelos e estilos diferentes, famosos que vivem sob a aba deste acessório e algumas opções de compras.
O chapéu é um acessório funcional e de estilo. É muito bem vindo em dias de sol, ajudando na proteção contra os raios ultravioleta B – principal causador do câncer da pele – e ainda agrega personalidade ao look. Os cuidados ao usar um chapéu são básicos, como usá-lo em ambientes ao ar livre ou comuns (públicos), saber os momentos de retirar o acessório para o bom uso da etiqueta, segurá-lo de forma correta, entre algumas outras regrinhas que são comentadas neste vídeo, do quadro sobre moda masculina Alexandre Taleb para o programa Okay Pessoal (SBT) do Otávio Mesquita.
Hoje iremos apresentar chapéus clássicos que caem bem com um belo costume.
O chapéu bowler teve sua origem na matade do século XIX, mas foi no século seguinte que acabou sendo imortalizado pelo ator Charlie Chaplin. Nos dias de hoje, é referência de um estilo retrô, jamais perdendo seu símbolo de elegância e certa masculinidade. É uma opção clássica para ser usado com ternos ou costumes.
Príncipe Willian e Príncipe Harry, da família real inglesa Windsor
Outro clássico bem conhecido dos homens é o chapéu homburg. Ele lembra o bowler por causa da aba circular e curvada para fora, mas a diferença está na coroa, que é dividida por uma cavidade em seu centro. É especialmente fabricado em feltro.
Jude Law em dois looks compostos por paletó, calça social e chapéu homburg, mas completamente diferentes
O boné tradicional, popularmente chamado de boina, também é um modelo certeiro para ser usado com o traje social. Encontramo-o em vários tecidos e padronagens diferentes, o que faz dele uma escolha versátil, podendo ir do vintage ao contemporâneo, do estilo conservador ao divertido.
Ian Somerhalder, ator | Boné River Island ($30)
Brad Pitt, ator | David Beckham, jogador de futebol
E para finalizar nossa apresentação, falemos do famoso chapéu fedora. Um modelo de aba oval/circular, com coroa caracterizada por uma cavidade central e dois “pinches” (aperto/pressão) nas laterais. É charmoso e proporciona um ar mais casual, dando leveza à imagem quando combinado a um costume.
Johnny Depp adere ao fedora para dar vida ao criminoso John Dillinger, nos anos 1930, no filme de Michael Mann, “Public Enemies” (2009)
Brad Pitt incorporou leveza ao look social com o uso do chapéu fedora | Chapéu CAMO ($337)
Não deixe de acompanhar as próximas matérias sobre chapéus e dicas de estilo!