O terno masculino é uma peça fundamental no guarda roupa de qualquer homem, é inegável a sua importância e relevância, por isso é necessário saber os diferentes tipos de terno. Para homens, como eu, que constantemente participam de reuniões, viagens a trabalhos, fechamento de negócios, é essencial sempre ter um terno bonito, elegante, bem conservado, mostrando sua postura e sua imagem.
Assim, todos sabem a importância de um terno, mas muitos homens ainda não sabem quais os melhores tipos de terno para ter em seu guarda roupa. Por isso, hoje vou ensinar quais são os tipos de terno, dando ênfase ao corte que tem extrema importância para a escolha do terno certo.
No entanto, vale ressaltar, como eu sempre digo, um terno sob medida é o melhor para qualquer homem, é um investimento que vale a pena, pois você terá a certeza que o seu terno terá o caimento perfeito e entre outros elementos com a medida certa.
Cortes de terno
Há três tipos de cortes para terno, saber a diferença entre eles é fundamental para você não errar quando for comprar.
Corte Inglês:
O corte inglês foi desenvolvido a partir de uniformes militares ingleses, o estilo britânico possui a linhagem mais longa. Vem com uma silhueta bem estruturada e linhas de corte delicado.
Neste corte pode-ser observar a grande herança cultural, pois o corte inglês tem aberturas duplas nas costas, o que demonstra a herança do estilo de equitação.
Além de ser muito elegante no ambiente profissional, o traje de corte inglês também está entre as opções de ternos para casamento. Sendo um terno muito sofisticado e uma boa opção para quem está um pouquinho acima do peso. Por ser um corte solto e levemente acinturado, ele cabe perfeitamente para alguém que não gosta de um traje justo.
Características:
- Solto;
- Levemente acinturado;
- Calça mais acertada ao corpo;
- Pouco acolchoamento nos ombros;
- Lapelas finas, formato notched;
- Bolsos com abas, conhecido como flap;
- 2 Fendas traseiras
Corte italiano
Muitas pessoas não sabem, mas a alfaiataria é um fator muito importante para os italianos. Por isso, os ternos são muito delicados, apesar do corte italiano ser um tipo de terno casual.
O corte italiano é o oposto do estilo britânico, o corte por conta da sua informalidade. Isso ocorre principalmente porque os trajes devem ser usados em climas mais quentes.
Este tipo de terno normalmente é feito com tecidos mais leves e paletós não estruturados e projetados para um ajuste. Além disso, este modelo favorece os homens altos e magros, já que este modelo é justo no peito, com destaque aos ombros e acinturado.
Muitos estilos italianos tendem a serem modernos, com algumas opções de tecidos interessantes com combinações de cores ousadas. Os ternos italianos, em particular, ainda são considerados por alguns como a vanguarda absoluta da moda masculina.
Características
- Acinturado;
- Mangas estreitas;
- justo no peito, mas não grudado no corpo;
- Calça cós baixo;
- Mais seco nas coxas;
- Ombros bem estruturados;
- Lapelas largas em formato notched;
- Cintura do paletó mais justa;
- Bolso sem aba, conhecido como besom ou slash;
- Sem fendas na parte traseira do paletó.
Corte Americano
Este é o tipo de terno preferido por muitos homens, chamado também de corte tradicional. O corte americano aumenta os ombros e afina a cintura. Também é uma ótima escolha para homens que estão um pouquinho acima do peso.
Com cavas baixas e botões nos punhos das mangas, é confortável, mas também adequado para a maioria dos eventos. O terno de corte americano é realmente um dos conjuntos mais versáteis da moda masculina.
Nem tão ousado quanto o italiano, nem tão conservador quanto o inglês, o estilo americano tem blazer com lapelas tipo notched (triangular) ou picked (pontuda), apenas uma fenda traseira e ombros com estrutura ajustada.
Este terno por ter um bom caimento para a maioria dos homens, ele é o recomendado para se vestir para um evento que define o dress code como “traje social” ou “passeio completo”.
Características:
- Caimento reto e confortável;
- Ombros com estrutura moderada;
- Lapelas notch ou peak;
- Levemente acinturado;
- Bolsos flap ou slash;
- Apenas uma fenda.
Agora que já vimos os tipos de corte, vamos ver também os três tipos de terno que são mais usuais e os preferidos entre os homens.
Tipos de terno
Terno Slim Fit
Da mesma forma que um treino de qualidade elimina o excesso de gordura, um terno slim fit masculino de qualidade elimina o excesso de tecido. Como resultado, você obtém um terno masculino elegante e justo, estreito no peito e na cintura. É o tipo de terno mais querido pelos homens atléticos.
Embora este terno marque as curvas do corpo, ele não chega a destacar a definição. Porém, muitos homens ainda preferem este terno por conta do conforto e da versatilidade. Além disso, o slim tem uma silhueta mais seca, com a manga mais acertada, a cintura levemente marcada e a calça é mais justa e com menos tecido sobrando.
Terno Clássico
Como o próprio nome já diz, este tipo de terno é clássico e atemporal, ou seja, nunca sai de moda. Por isso, este é um tipo de terno que não pode faltar no guarda roupa de um homem. Uma escolha fácil se você quer algo que seja perfeito para o escritório de segunda a sexta-feira, mas com um paletó que pode ser colocado com calça jeans para um look casual de fim de semana.
Além disso, no terno tradicional existe sempre alguma sobra, principalmente na manga, na cintura e na calça, dando um pouco mais de liberdade de movimentos. Uma diferença em destaque ao terno clássico e o terno slim é o tamanho da lapela. Enquanto o primeiro possui uma lapela mais larga, o slim possui uma lapela mais justa, assim como todo o modelo.
Terno Moderno
O terno moderno fica entre o ajuste fino e o ajuste clássico e, portanto, oferece uma aparência justa com espaço para mais movimentos. Um bom terno com um tecido de qualidade e os acessórios certos, é o desejo de qualquer homem, então, você pode usá-lo em qualquer ocasião, basta saber se vestir adequadamente, sem exageros nos acessórios. Os estilos de terno modernos são feitos para conquistar qualquer passeio, do casual ao elegante.
Tendo em vista todos os tipos de corte e tipos de terno, já sabe qual será o próximo que você irá comprar? Se você já tem algum desses ternos, você usava adequadamente? Agora você não tem desculpa para continuar se vestindo mal, invista num bom terno que o seu sucesso estará garantido!
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!