Estreio hoje uma nova parceria, com o grande e querido mestre Alexandre Taleb. É uma honra para mim estar aqui. Inicio o meu trabalho sobre moda masculina falando sobre um assunto que pega no pé de muito homem por aí. As meias coloridas.
Sinônimos de ousadia, personalidade e fashionismo, as meias coloridas no Hemisfério Norte já estão tão debatidas, que por lá não é nada novo nem incomum ver um cidadão de meias de poás, de listras, xadrez ou coisas do tipo.
Aqui, pelo contrário. Restritas a um pequeno grupo de admiradores da moda, fãs do se vestir bem e adeptos às coleções, poucos os meninos e homens que notamos nas ruas usando meias coloridas.
Até entendo, mudanças radicais são difíceis. Nem todos assimilaram e digeriram essa moda bem. Antes acostumados com meias brancas e as invisíveis soquetes. De repente o mundo ganhou cor e tamanho. Mas não é meia de palhaço não gente, é meia para usar no dia a dia.
Bom, poucos se atrevem. Aliás, elas já estão no mercado há um tempo (pelo menos há 02 anos). Não era para ter mais gente usando? Então por que aqui no Brasil temos resistência ao assunto?
Simplesmente cultural. Assim, como homem não faz serviço de casa, não usa rosa, não usa saia etc. Tem muito “macho” por aí, que associa o uso da meia colorida à falta de virilidade. Ledo engano, pois justamente aquele usa é o que assume perante a sociedade o que é, sem ter de provar nada a ninguém.
Tecidas algumas considerações sociológicas que afetam o uso da peça.
Passamos a falar mais sobre ela. Alongadas e coloridas. Estampadas e chamativas. Elas ganharam uma nova versão. Mais alegres, com criatividade, deixaram de ser um acessório coadjuvante, ganhando papel principal dentro da composição de outfits. Outfits baseados nos pequenos detalhes.
Os italianos sabem muito bem como usar esse recurso de forma excepcional. A última edição da Pitti Uomo nos contemplou com looks elegantes, alfaiatarias sofisticadas e meias em destaque.
Ela continua em alta. Transpassou a moda, pulou coleções e caminhou por várias estações, isto é, está se perpetuando no tempo. Por isso, é bom se acostumar e se adaptar a ela. Se ela pega no seu pé, calma. Daremos a seguir dicas e formas de como usá-las.
Se você é mais tímido. Comece com as escuras, pretos e azul marinho completam muito bem qualquer outfit e são menos chamativas. Noto que todos aqueles que querem usar meia colorida com looks muito estampados, partem para esse caminho. A meia tem de ser mais discreta, abrindo o caminho para aderência a peças mais sofisticadas.
Se você é mais ousado, pode optar pelas estampadas. A partir daí a coisa vai se complicando. Para não se perder, dê destaque à peça. Use-a com looks monocromáticos, total Black ou all jeans. São formas de nunca errar.
Mas se você é mais ousado ainda. Você pode combinar meias coloridas com várias peças coloridas, desde que elas possuam sintonia entre si. Uma forma de não errar é usar o círculo das cores e ver quais cores complementam a coloração da meia.
Mas se o buraco é mais fundo do que imaginamos. Ou você é daqueles que morre de vontade misturar estampas, mas não sabe como. Ao fazer o mix de padronagens procure ver as cores contidas na meia encontram-se na peça que ela irá contrastar.
Por isso, já deu para perceber que meia hoje não é um simples acessório. Nosso ator coadjuvante, tem papel principal no look de muitos.
Resumindo, NÃO HÁ REGRAS A SEGUIR. São apenas dicas. O bom senso deve predominar, por favor. A meia deve estar apta a formar um conjunto não só com a roupa, mas com os sapatos.
Dobre as barras da calças, evidenciando que as meias coloridas foram algo proposital, a fim de não parecer que se trata da meia de dormir do vovô que está sendo usada.
Os sapatos marrons são os que casaram melhor com a peça. Caso venha usá-los, prefira as meias escuras.
Para quem vai começar a usar, comece com padrões menores de estampas. Eles são mais fáceis de combinar e evitam riscos grandes que levam ao erro.
Muitas lojas de departamento (Zara, Renner e Riachuelo) já têm em suas araras um nicho de meias coloridas. A West Coast tem uma coleção em parceria com o estilista João Pimenta e no instagram você encontra outras tantas mais como a starsocks (http://www.starsocks.com.br/), meias inverness (http://www.inverness.com.br/), enjoy meias (http://enjoymeias.com.br/) , meias 6 (http://www.meias6.com/) socks on the beat (http://www.socksonthebeat.com/)
Elas ainda estão pegando no seu pé? Espero, que as informações compartilhadas tenham ajudado e a partir de hoje eu quero ver todo mundo usar e abusar das meias coloridas.
Elaborado por:
Diogo Rufino Machado.
Advogado, blogueiro em vários portais de moda (Homens com Estilo, Trend Coffeee e Pirata Style), ariano,amante de Moda e de música eletrônica