O futuro da moda ainda é algo incerto, não podemos concluir absolutamente nada em tempos tão imprevisíveis. Mas de uma coisa temos certeza: a moda está se desenvolvendo cada vez mais para melhor nos atender!
De 2019 pra cá, muita coisa mudou. O que pensamos que seria somente uma fase acabou se tornando algo que, segundo especialistas, poderá durar até 2023.
No extremo mais chamativo do espectro voltado para o público, as mudanças foram significativas. Por meses, não houve tapetes vermelhos para casas de luxo para exibir seus produtos em estrelas cintilantes. As fotos de revistas brilhantes foram substituídas por sessões improvisadas de videoconferência. E semanas de moda? Em grande parte cancelada, enquanto os designers se esforçavam para encontrar novas maneiras de mostrar suas coleções.
Tendo em vista essa necessidade de mudança e reinvenção, a moda acelerou a adoção de ferramentas digitais que atendem aos novos comportamentos e necessidades dos clientes. O designer de moda Karl Lagerfeld disse em uma entrevista para Vogue que “mesmo que você não goste da ideia: a tecnologia governa o mundo porque mudou o mundo”.
Portanto, nos resta a aprender mais sobre o futuro da moda e qual será o seu destino, pois este será o futuro do comércio e da indústria fashion também.
Assim, como observou Es Devlin, o artista e cenógrafo que colaborou com Nicolas Ghesquière em seu show Louis Vuitton no outono de 2020, em vez de lamentarmos o que não podemos mais fazer, devemos gostar de explorar novos métodos.
O futuro da moda
Quem poderia imaginar que a antiga voltinha no shopping iria dar espaço para as compras online? Ou então, em vez de prová-las, você teria que conferir a sua cintura, seu quadril e o comprimento de suas pernas antes de comprar alguma peça virtualmente?
As compras online são o futuro da moda! Elas já eram uma realidade para muitas pessoas, mas com o isolamento social, muitas pessoas tiveram que aderir esta tecnologia e se adaptar a ela. E pensando no conforto de seus clientes, a indústria fashion se reinventou!
Dessa maneira, a Vogue Business em sua única edição 100% online, por meio de uma conferência obrigatória para todos os envolvidos no negócio da moda, mostrou que a adaptação aos desafios é uma oportunidade para a inovação. Tendo como slogan “the future of tech fashion”, mostrou que o futuro da moda é tecnológico. Com isso, uniu sustentabilidade e exclusividade e, mais uma vez o slow fashion dominou os holofotes, numa tendência de moda on-demand.
Com isso, trazendo nomes como Claudia D’Arpizio e Marco Bizzarri, CEO da Gucci, as salas online foram inundadas de discussões brilhantes e diversificadas que ampliaram a compreensão e a visão do mercado da moda, mostrando como essa indústria influencia o comportamento social e ajuda a moldar o futuro de uma geração.
Segundo Maghan McDowell, editora de inovação da Vogue Business, o futuro da moda depende de ferramentas digitais que combinem o físico e o digital enquanto se adaptam às necessidades do cliente, incluindo design 3D, fabricação sob demanda e compra de vídeo.
E-commerce
O mundo do comércio eletrônico está se desenvolvendo em um ritmo impressionante e se manter informado sobre as informações nunca foi tão importante. O e-commerce funciona por meio da coleta de dados de cada pessoa. Bem como tudo atualmente, o futuro da moda é orientado por dados: aproveitando os dados sobre as tendências do consumidor, as marcas podem criar as peças que os consumidores provavelmente comprarão.
É claro que os dados são a melhor maneira de entender o que os clientes desejam. Mas é igualmente importante utilizá-lo para manter os atuais clientes fiéis. À medida que o comércio eletrônico continua a se desenvolver, a concorrência continuará a crescer entre os varejistas. Os que prosperam são os que gerenciam as informações da melhor maneira.
Dessa maneira, o e-commerce transformou completamente o shopping, lojas físicas reagiram tornando-se destinos de experiências. Não à toa que os designers de moda também têm experimentado novos formatos, incluindo ir direto para o digital.
Design 3D
A produção de roupas 3D começa a mostrar uma tendência tão sustentável quanto futurista. Para o desenvolvimento desse design, a empresa desenvolve roupas de forma tridimensional, porém com aspecto o mais realista possível. Segundo Meghan, assim que as marcas passaram a trabalhar de casa, entenderam que as pessoas teriam de continuar “provando” as peças.
“Dessa necessidade nasceu a produção de roupas 3D, que além de moldar virtualmente no corpo das pessoas e mostrar combinações, também é sustentável. Afinal, a produção da peça só começa após a sua compra”, explicou.
Vídeos
Popular no Oriente, a venda de produtos de modas por vídeos é um recurso muito utilizado pelas marcas de luxo. A ferramenta é bem dinâmica, uma vez que a pessoa consegue realizar a compra em qualquer aparelho de vídeo (smartphone, tablet ou computador).
Ou seja, é praticamente uma compra on demand, pois você consegue, inclusive, contatar um profissional da loja para auxiliar na venda. Além disso, o desfile de moda por vídeo é outro mercado que está crescendo muito por conta da pandemia.
Slow Fashion
A indústria têxtil tem como principal característica o modo de produção fast fashion, que consiste em uma produção em massa com produtos de baixa qualidade, fazendo com que as pessoas consumam mais. Em contrapartida, surgiu o movimento slow fashion que é uma proposta alternativa para o futuro da moda que procura impactar de forma positiva a sociedade e o meio ambiente.
De acordo com a Agência de Proteção Ambiental, cerca de 12,8 milhões de toneladas de roupas vão para aterros sanitários anualmente. Desse modo, o movimento slow fashion é o futuro da moda também, pois privilegia itens produzidos recicláveis, bem como peças de qualidade, com materiais naturais, sustentáveis e com maior durabilidade. O movimento faz parte da moda circular, que consiste em uma moda sustentável, bem como o slow fashion.
Agora que você já sabe qual será o futuro da moda e, por consequência, do nosso futuro enquanto consumidores, que tal explorar mais essa área ou até mesmo reinventar o seu estilo? Na moda, tudo é possível, pois a moda é muito mais que vestir alguma tendência, moda é identidade!
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