O ator inglês Jude Law é um dos homens mais bem-vestidos do mundo. Dono de um estilo próprio e, de certa forma, excêntrico, Law tem a moda como uma aliada pessoal, fazendo uso dela para expressar sua personalidade e estilo de vida.
Poderíamos dizer que Jude Law é um dandy no século XXI. Sua imagem é impecável, associada a elegância, qualidade, sofisticação e originalidade, fazendo jus a esta correlação.
Como um dandy nato, ternos e costumes são sempre vistos de forma autêntica no corpo do ator.
Acima, temos exemplos do uso tradicional de um costume, que, em ambos os casos, possuem corte moderno com modelagem slim e lapelas finas. Na primeira imagem, Law opta por uma camisa branca clássica e dispensa o uso da gravata, não saindo prejudicado devido ao belo detalhe de abotoamento da peça. Na segunda, temos um costume em um tom de azul muito elegante, sendo realçado pela contraposição do branco da camisa e o cinza claríssimo da gravata.
O cinza é uma ótima cor para combinar com tons e outras cores diferentes. Primeiramente, acima, vemos uma fusão de texturas, tons e tecidos em um mesmo terno; o toque excêntrico das misturas vai além, gravata e lenço em padronagens completamente distintas complementam ainda mais este conceito. Em sequencia, temos o cinza grafite acompanhado de um pullover ousado, todo trabalhado em paetê preto fosco.
Aqui, temos Jude em uma combinação infalível: costume cinza e acessórios azul. O toque da gravata slim e lenço reluzente azul marinho dão graça ao visual, que é finalizado por um chapéu bowler preto.
Um de seus personagens recentes mais marcantes é o Dr. John Watson, fiel escudeiro do clássico personagem inglês, Sherlock Holmes, na adaptação cinematográfica da obra de Arthur Conan Doyle. Watson, assim como Jude, destaca-se pela sua aparência primorosa, como todo tradicional homem inglês.
O ator, em seu estilo casual, também faz combinações do paletó com peças como T-shirt de malha, jeans, tênis e bolsa esportivos, e beanie de lã.
Aqui temos uma ousadia incontestável do uso de uma peça de alfaiataria, o colete, em uma forma de uso absolutamente desconstruída. Para deixar tudo muito mais audacioso, uma calça despojada de sarja com bolsos largos foi escolhida.
Outro exemplo aqui de desconstrução e irreverência do conceito de moda é um traje extremamente casual acompanhado de um paletó.
Apresentamos estes exemplos de composição duvidosos como forma de mostrar a personalidade, a autenticidade e o atrevimento do estilo de Jude, que é referência em imagem sofisticada de um homem. Assim, percebemos que não é, necessariamente, regras e convenções que ditam a moda e o requinte, mas sim a maneira própria que cada pessoa “carrega” seus conceitos em um estilo legítimo de personalidade.
Lenços e echarpes proporcionam modernidade e casualidade ao visual.
Os óculos são um acessório curinga, podendo dar um toque vanguardista, sensual, recatado ou sério a imagem. É necessário escolhê-lo bem de acordo com a ocasião e caráter do momento.
Para finalizar, não poderíamos deixar de comentar a genuinidade de Jude Law em assumir sua calvice. O ator é muito vaidoso, estando sempre com pele e cabelo bem cuidados. Não importa o corte, Jude é adepto de produtos finalizadores para assentar os fios, proporcionando um acabamento de qualidade ao penteado, além de, usualmente, ser visto com os cabelos jogados para traz, destacando ainda mais suas entradas – que, ao contrário da maioria dos homens, tentam escondê-las.
Não é a toa que Jude Law pode ser visto como um dandy na sociedade moderna, sendo uma referência em elegância e estilo, que leva de forma autêntica e ousada.