Uma pesquisa feita pela professora de recursos humanos da Universidade de Buffalo, Emilly Grijalva releva que homens tende a ser mais narcisista do que as mulheres.
A pesquisa baseou-se em três traços dos narcisistas como: desejo de poder, exibicionismo e ideia de merecer tudo.
Após uma revisão de 355 estudos, dos quais participaram cerca de 470.000 pessoas, concluiu que homens têm tendência a ser mais narcisistas que as mulheres.
Relacionado a diversas disfunções cerebrais do indivíduo, entre uma delas está a incapacidade de manter relações duradouras com os outros.
Mas como tudo tem seu lado bom, o narcisismo melhora a autoestima, a estabilidade emocional e a tendência a se firmar como um líder.
Significado e história:
Narcisismo é um conceito da psicanálise que define o indivíduo que admira exageradamente a sua própria imagem e nutre uma paixão excessiva por si mesmo.
O termo é derivado de Narciso, que segundo a mitologia grega, era um belo jovem que despertou o amor da ninfa Eco. Mas Narciso rejeitou esse amor e por isso foi condenado a apaixonar-se pela sua própria imagem refletida na água. Narciso acabou caindo no rio e morrendo por afogamento. Posteriormente, a mãe Terra o converteu em uma flor (flor de narciso).
Referência bibliográfica: http://veja.abril.com.br/