A Montblanc colabora com o premiado fotojornalista Steve McCurry, para apresentar uma exposição de fotografias cativantes e poderosas. As fotos são inspiradas nas inesquecíveis palavras de Nelson Mandela e estarão expostas no Centro de Memória Mandela, em Johannesburg, a exposição pode ser vista até 25 de agosto.

fotografo

“Poucos líderes mundiais têm inspirado a humanidade com a mesma paixão e convicção que Nelson Mandela fez com suas palavras simples, mas poderosas”, explica Steve McCurry. “É uma honra ser convidado para emprestar as fotografias que eu fiz e as pessoas que eu já imortalizei ao longo dos anos, para celebrar as palavras incríveis de Nelson Mandela, palavras que continuam a inspirar muitas pessoas ainda hoje. Como fotógrafo, minha missão é tentar encontrar maneiras de capturar através de fotos a esperança e a resiliência da humanidade em face da adversidade, da desigualdade social ou da guerra. Nelson Mandela fez isso sem esforço, mas com significado extraordinário através do poder universal de palavras”.

Vrindavan, Uttar Pradesh, India, 1995, INDIA-10212. Widow returning from her ashram. Magnum Photos, PAR118827, MCS1996002K106 This woman is a widow, whose husband died seventy years ago when she was just fourteen years old. Since then she has lived in a widow community and earned a small living through offering prayers on behalf of other people. After the image was taken, McCurry drank tea with her and was deeply impressed by her sanguine approach to life. Phaidon, Iconic Images, final book_iconic, page 234. An important part of the experience of this photograph takes place outside the frame. McCurry tells the story in slide lectures about his work. The context of the image, McCurry notes, is a continuation of the dignity and endurance that one surmises from the image itself. The woman in the picture has been a widow for seventy years, her husband dying when she was 14 years old. Living in a community of widows since that time, she has made a living as one commissioned to pray for others. After he made her picture, the lady invited McCurry for tea. He was impressed that, perhaps because of her prayers to another realm, she lives joyfully, showing no sign of sorrow or resentment. Bannon, Anthony. (2005). Steve McCurry. New York: Phaidon Press Inc., 31. South Southeast_Book Steve Mccurry_Book Iconic_Book final print_MACRO final print_Genoa final print_Sao Paulo Retouched_Sonny Fabbri 03/24/2014

Durante dois meses, os visitantes do Centro de Memória Mandela vão descobrir a força ponderosa das imagens de McCurry inspiradas nas palavras de Mandela. Da Tanzania ao Tibet, cada uma das fotografias foi cuidadosamente escolhida, dentro do portfólio de McCurry, para dar vida às palavras que ele compartilhou com o público mundial durante sua vida. Quer seja a pungente imagem da mulher implorando para sobreviver no Afeganistão, a solidariedade dos membros da tribo Rabari na Índia partilhando água ou um momento de ternura compartilhada por um pai e filho escondido em uma área rural em Columbia, as imagens de McCurry revelam o significado das palavras de Mandela. Enquanto a pobreza continua a afligir muitas pessoas, e as lutas em todo o mundo são muito reais, ele nos convida a encontrar esperança nas pequenas coisas e juntos procurarmos superar os maiores desafios. Como Mandela gostava de salientar, “Eu não sou santo, a menos que você pense um santo como um pecador que continua tentando”.

01828_18, COLOMBIA-1002, Lavazza, 08302014

Coincidindo com a exposição Power of Words, Montblanc está lançando uma linha de artigos de papelaria de edição limitada criada em parceria com a Fundação Nelson Mandela. O elegante bloco de notas em couro Saffiano amarelo brilhante – cor que lembra a bandeira Sul-africana, é gravado com a forma do continente africano com base nos nomes de seus países. As páginas iniciais trazem o retrato de Mandela emparelhado com uma de suas citações famosas, destacando a importância da palavra escrita: “Uma boa cabeça e um bom coração são sempre uma combinação formidável. Mas quando você adicionar a isso uma língua alfabetizada ou uma caneta, então você tem algo muito especial”.

Baixa 1

Projetado para capturar pensamentos e ideias pessoais, o bloco de notas está disponível até outubro exclusivamente através do site de e-commerce da Montblanc e no grupo de boutiques da África do Sul; após, será vendido nas boutiques Montblanc do mundo todo.

Como uma empresa com raízes na cultura da escrita, Montblanc acredita na importância de palavras significativas e no acesso à educação para todos. Com o poder das palavras, seja por meio da escrita, filme ou na fotografia, a visão inspiradora de Mandela para a democracia, a paz, a igualdade social e a aprendizagem continua viva e inspiradora.

Créditos/Fotos: Divulgação