A Mercedes-Benz acaba de apresentar seu mais novo esportivo! O modelo é o ”AMG GT’‘, que faz jus a sua posição privilegiada no portfólio da marca.
Em termos de design não é muito original, mas linhas sofisticadas e uma personalidade agressiva de um belo esportivo estão presentes para assegurar o encanto.
Apresenta características como capô longo, teto curvilíneo em queda suave e traseira curta, que reeditam de certa forma as proporções do modelo-irmão, mesmo porque ele foi criado para substituir o antecessor. Os faróis também são bem maiores e seguem o estilo em gota, enquanto as laternas são bem afiladas.
Dividir a gama em duas versões é outra lição aprendida com o 911, cujos preços e potência variam entre R$ 689 mil e R$ R$ 1.149.000 e de 400 cv a 560 cv no Brasil.
Chamar apenas de downsizing não diz nada, com seus dois turbos o oito cilindros gera 510 cv de potência a 6.250 rpm e 66,3 kgfm de torque entre 1.750 e 4.750 giros. Para obter a maior eficiência possível, os turbos ficam entre os cilindros, um V quente, como chamam os engenheiros. Ali o ar é capturado na temperatura ideal na admissão, enquanto as turbinas ficam na parte mais quente, o que ajuda a pressão máxima de 1,2 bar a chegar ainda mais cedo. A dinâmica também é privilegiada pelo desenho compacto do propulsor, que dispensa o cárter de óleo e, com sua menor altura, pode ficar posicionado bem mais próximo do solo.
Como o superesportivo foi feito para ser atirado nas curvas, a lubrificação por cárter seco também ajuda a manter o óleo do motor sempre disponível, e não concentrado no cárter por conta das forças da física, o que geraria danos.
O câmbio é um automático de dupla embreagem e sete marchas.
Por dentro, a mesma interface eletrônica usada no Classe C, as inescapáveis saídas de ar centrais e uma tela LCD enorme estilo tablet. Não é tão harmônico quanto o exterior, mas tem acabamento de primeira.
O acabamento de qualidade está presente até no conforto acústico, pois mesmo abafada pelos turbos, a sonoridade não deve nada aos aspirados. Para não cansar os ouvidos mais sensíveis, há borboletas no escapamento que alteram a sonoridade. Alternar entre esportividade agressiva e calmaria ainda é a receita para um bom GT.
O modelo será apresentado no Salão de Paris e tem grandes chances de entrar no Salão de São Paulo. Mas, por enquanto, a Mercedes não confirmou informação alguma sobre a exposição, além do evento parisiense, e detalhes sobre a venda do modelo.