Algumas pessoas, desde muito novas, já é nítido o bom gosto em escolher o que usar, como usar e como criar uma imagem única. Não importa a idade, no caso de Alexandre Taleb, nascido em São Paulo, casado e pai de duas filhas, isso já era nítido aos 10 anos já. Ao longo da vida ele foi acumulando experiências e informações, formou-se em Administração de Empresas, cuidou dos negócios da família (uma loja de tecidos), foi aos poucos formando seu estilo até que formou-se em imagem corporativa e executiva. E hoje, dentre suas inúmeras ocupações, atua como personal shopper e stylist nos melhores shoppings de São Paulo, segue com sua consultoria e ainda dá aulas em 5 faculdades com a matéria “Consultoria de Imagem”. No meio disso tudo ainda arrumou tempo para colocar em prática um desejo antigo, lançar um livro que deixasse a informação mais perto do homem atual. Disso surgiu a ideia do livro “Imagem Masculina – Guia prático para o homem contemporâneo”.
Quando se descobriu como um homem de estilo? Aos 10 anos de idade costumava observar o que as pessoas estavam vestindo, sem nenhum preconceito e sem visão apurada, eu ficava pensando quais peças e acessórios aquelas pessoas poderiam usar ou mudar… Quando tinha entre 15 e 17 anos de idade, meu irmão mais velho que tem 3 anos a mais que eu, sempre perguntava se a roupa dele estava boa para sair e algumas pessoas sempre falavam que eu me vestia muito bem para a idade.
Estilo e bom gosto se aprende ou não tem jeito se não nasceu com isso? O homem brasileiro é muito carente de informações, ele erra por não ter o conhecimento. Quando lancei meu livro Imagem Masculina em agosto de 2016, essa era minha preocupação – levar informação sobre imagem pessoal aos homens. Lembrando que meu livro não é de moda, e sim de imagem. Então essa é a resposta, não precisa nascer com estilo e sim, pode aprender.
O que é estilo para você? Uma pessoa quando é vista pela primeira vez, ela transmite uma imagem. Se for positiva, isso é ótimo pois sempre será lembrada com bons olhos. Se for negativa, de recusa, com certeza, não terá uma segunda chance para transmitir uma nova imagem. Isso é estilo, quando você se veste de acordo com seu estilo pessoal, seu biótipo, por onde anda e trabalha, você passa exatamente a imagem real. Isso é estilo.
Tudo isso vai além do que se veste? O quanto isso influencia?Exatamente o que falei acima, a imagem que você transmite aos outros. Você influencia por onde passa, pois quando temos uma imagem segura, não temos medo de nada e os outros percebem isso emvocê! Influenciar os outros, é passar uma imagem de poder e segurança.
É possível ser elegante sem gastar muito? Como? Alguma dica? Lógico que sim! Quem falou que roupa cara é o que importa?! Exemplo: você vai em uma marca tal e compra o tal costume (terno) que está na moda e paga caríssimo, veste a roupa e não fica bem. Aí, você vai em uma loja mais barata e compra um costume em uma cor neutra que fica bem no seu corpo. Nesse caso é assim, a roupa boa é aquela que fica boa em seu corpo, respeita o seu estilo pessoal. Enfim, o caimento, é tudo.
O homem brasileiro, em geral, tem mudado nesse sentido? Está mais ligado em moda?Muito mais. Como eu sei disso… Dou aula em 5 faculdades sobre a matéria “Consultoria de Imagem” (se as faculdades estão chamando, é porque tem demanda e os homens estão mais ativos nesse quesito). Cada semana que passa, sou mais chamado para dar palestra sobre dress code pessoal e postura nas empresas, estão vendo como isso é importante. Os homens estão cada vez mais lendo revistas e artigos sobre moda, porque querem informações.
O que é básico para um homem de estilo? O que não pode faltar no guarda-roupa dele?Um paletó (blazer) azul marinho, um par de sapatos brogue marrom café, um relógio bacana, um costume (terno) bem alinhado e feito sob medida nas cores cinza chumbo ou azul marinho. Camisa branca, manga longa feita em camiseiro ou alfaiate no seu corpo, calça jeans escura e lisa, e um tênis branco liso, de couro. Investir em peças lisas é melhor para combinar, e, menos chance de errar.
Como você definiria seu estilo? Sou um cara elegante/tradicional com um pouco de ousadia nos acessórios.
Até onde vai sua vaidade e começa o negócio na área de estilo? Já fui mais vaidoso ao ponto de não abraçar ninguém para não amassar a camisa, mas isso passou, ufa! Com a idade vamos ficando mais maduro e essas “besteiras”, não existem mais. Hoje, me visto para mim, tenho meu próprio estilo e gosto de estar bem vestido em todos os ambientes. Desde acordar no domingo, ir na padaria comprar um pão, com uma camiseta em ordem e shorts bem cortado. Até ir em uma festa black tié, com um smoking bem cortado.
Como surgiu a ideia do livro Imagem Masculina? O que te inspirou? Então, minha personal branding Patricia Dalpra foi a maior incentivadora para eu lançar o livro, pois no mercado muitas pessoas queriam uma consultoria comigo e não podiam pagar ou moram longe. Então, saiu do papel a ideia de chegar por um preço muito mais baixo do que uma consultoria, trazer informação aos homens desse Brasil todo. Hoje, o mais engraçado, é o número de mulheres que compram o livro para ajudar seus maridos, amigos, filhos e familiares. Tenho muitas mensagens de RH de empresas que escrevem que querem comprar o livro para passar às empresas. A ideia de fazer, pela Editora Senac, para chegar a todas as escolas Senac do Brasil, também.
O quanto a autoestima e estilo, influenciam no sucesso? Tudo!!!! Quando você tem uma imagem melhor, sua autoestima sobe nas nuvens. Quando você tem uma autoestima elevada com uma nova imagem pessoal de estilo, o sucesso é garantido. Um homem bem vestido, tem mais créditos e é melhor visto pelo mercado.
Que resultados tem colhido através do livro? Os homens estão falando mais de estilo e vaidade? Muito. Cada dia que passa, recebo vários feedbacks de leitores, falando que suas vidas mudaram através da informação do livro, que agora, conseguem ter uma imagem melhor por onde passam.
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Que conselho daria aos leitores para ter uma boa imagem?Leiam meu livro (risos)! Saiam da “caixinha”, achando que isso não é papo de homem, pois nos dias atuais, o homem com uma imagem adequada, tem papel de destaque no mercado corporativo, e fora dele.
Matéria retirada da Revista Mensch
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