A maior revelação feminina do jazz nos últimos anos, provavelmente, foi Karen Souza – uma americana de New Jersey radicada na Argentina. Sua voz tem presença marcante apesar de doce e muito suave, de tom rouco com uma atmosfera sensual.
Karen conquistou reconhecimento mundial em sua participação na coletânea “Jazz and the 70´s“, em 2008, que incluiu versões em jazz para canções pop interpretadas por ela e outros artistas. De lá para cá, participou de outros dois trabalhos da mesma série, desta vez abordando as décadas de 1980 e 1990 – lançados em mais de 20 países, os três discos venderam mais de 1,5 milhão de cópias. Entre as releituras feitas por ela, estão faixas como Every Breath You Take (The Police), Tainted Love (Marilyn Manson), Do You Really Want To Hurt Me (Cullture Club), Get Lucky (Daft Punk), entre outros hits que deram origem ao primeiro cd da nova musa do jazz contemporâneo, o “Essentials“.
“O álbum Essentials é uma compilação de todas essas canções que gravei naqueles discos, com grandes sucessos que as pessoas já conhecem e têm a oportunidade de relembrar sob um olhar diferente” – explica Karen, desmistificando o suposto preconceito de admiradores de jazz em relação aos grandes hits da música pop – “Se a música for boa, você pode interpretá-la como bossa nova, jazz ou qualquer outro estilo“.
Atualmente, com três álbuns lançados – “Essentials“, “Hotel Souza” e “Essentials II” – Karen ganhou destaque este ano com a colaboração para a trilha sonora do último filme de Terry Gilliam, “The Zero Theorem“, fazendo o cover em versão jazz do maior sucesso do Radiohead nos anos 90, “Creep” – música tema da extraordinária personagem Bainsley, interpretada pela francesa Mélanie Thierry.
Mélanie Thierry como Bainsley, em “The Zero Theorem”
No Brasil, Karen Souza já se apresentou em 2011, mas sua ligação com o país se estende. Uma de suas grandes releituras está a música “Corcovado” de Tom Jobim, uma bossa autêntica brasileira muitíssimo sofisticada. Assim, aguardamos mais de suas influências tropicalistas e, claro, seu retorno aos palcos brasileiros.