Símbolos e simbologias não são de hoje em dia, desde a antiguidade as pessoas marcavam seus corpos de modo a representar algo importante para elas. Normalmente, os diversos símbolos e simbologias eram demarcados em algum tipo de ritos ou rituais. Atualmente, as pessoas utilizam dessa técnica para deixar registrado algo com grande importância também, mas muitas pessoas utilizam a tatuagem para demonstrar elegância. Neste texto vamos falar sobre algumas ideias para tatuagem masculina.
Onde surgiu a tatuagem?
A tatuagem surgiu há milênios atrás, assim como a humanidade. Junto à busca de saber o significado e a origem da vida, as tatuagens foram se desenvolvendo em diferentes povos, principalmente do oriente, para representar rituais.
Acredita-se que por volta de 2000 antes de Cristo os egípcios utilizavam essa técnica em seus rituais, principalmente as mulheres. Múmias do sexo feminino foram encontradas com desenhos abstratos por volta da região abdominal, de maneira que esse tipo de técnica fosse voltado para rituais que visavam à fertilidade das mulheres.
Segundo a artista plástica Célia Maria Antonacci Ramos, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), autora do livro Teorias da Tatuagem, um dos objetivos dessa técnica seria permitir ao indivíduo registrar sua própria história, carregando-a na pele em seus constantes deslocamentos. Portanto as tatuagens não eram apenas representações de algo divino ou de rituais.
No Havaí, por exemplo, quando as pessoas estavam de luto, elas tinham três pontos tatuados na língua. Já em Borneo, os nativos costumavam gravar a imagem de um olho na palma da mão do falecido para que servisse como um guia espiritual que o levaria à próxima vida. Na Nova Zelândia, os Maoris – um povo nativo da região – tatuam o rosto como uma forma de expressão e uma maneira de identificar a família a que se pertence.
A questão de demarcação para a identificação de uma família e/ou uma foi de extrema importância, como por exemplo, no Japão onde há a presença de um grupo chamado Yakuza, que é a máfia japonesa. Os membros da Yakuza cobrem seus corpos do pescoço aos tornozelos com desenhos cheios de significados, como o dragão, a carpa, o tigre, os lutadores e alguns tipos de flores.
Atualmente, no Japão não há uma lei específica, mas uma regra não escrita que condena as tatuagens aparentes, por isso as tatuagens são um tabu naquele país, pois para os japoneses, esse tipo de arte está diretamente ligado à grupos criminosos ou à Yakuza.
Um fato ocorrido na copa do mundo de 2002 no Japão deixou claramente a aversão dos japoneses com as tatuagens, quando o jogador inglês David Beckham teve que usar uma camiseta de manga longa para cobrir a tatuagem em seu braço. Atualmente os japoneses entendem que as tatuagens não estão apenas ligadas aos grupos criminosos, por isso espera-se que nos Jogos Olímpicos que ocorrem no Japão em 2020 os atletas não precisem esconder suas tatuagens.
A tatuagem e a Igreja
Em Roma, com a ascensão do cristianismo, os antigos romanos não faziam tatuagens por acreditarem na pureza da forma humana. Por esse motivo, as tatuagens eram banidas e reservadas apenas para os criminosos e os condenados.
No entanto, com o passar do tempo, as tatuagens foram usada para identificar os soldados de Jerusalém. Todos aqueles que tivessem o desenho da cruz em seus corpos receberiam um enterro propriamente cristão se fossem mortos em batalhas.
No livro de Levítico presente na Bíblia, há a seguinte: Não façam cortes no corpo por causa dos mortos nem tatuagens em vocês mesmos. Eu sou o Senhor. Por isso, hoje em dia, muitos cristãos preferem não tatuar seu corpo, pois o consideram sagrados e condenam as tatuagens como impuras. No entanto, como as tatuagens expressam um sentimento e pertença religiosa, muitos cristãos tatuam desenhos referentes a sua religião, como por exemplo, o desenho da cruz ou até mesmo de santos os quais algumas pessoas são devotas.
A tatuagem e o Nazismo
Sair tatuando qualquer coisa e símbolo é um direito seu, mas é necessário que você fique atento e tenha muita cautela para escolher a tatuagem certa, afinal, uma tatuagem é algo permanente. A questão da permanência da tatuagem é algo tão cruel para algumas pessoas, principalmente para aquelas que sobreviveram ao Holocausto.
Durante o Holocausto, através da técnica de tatuagem os judeus eram marcados com números para identificação. Para os sobreviventes, essa tatuagem só faz lembrar o quão horroroso foi aquele momento. Mas para os nazistas da época, ter a suástica (símbolo do nazismo) tatuada em seu corpo era uma representação de superioridade.
O tabu da tatuagem
Durante séculos as tatuagens eram usadas para determinar criminosos e/ou condenados, e principalmente aqui no ocidente eram vistas como uma arte exclusiva de presidiários, marginalizando assim qualquer pessoa que possuísse esse tipo de arte.
O tabu da tatuagem deve-se por conta desse pensamento passadista e primitivo, tendo em vista que muitas empresas ainda deixam de contratar certa pessoa, simplesmente por ela ser tatuada, independente de sua experiência na área ou capacitação.
Por isso, é necessário você ter muita cautela antes de fazer uma tatuagem, até porque a tatuagem masculina diz um pouco ao nosso respeito, dificultando muitas vezes arrumar um emprego. Para isso não ocorrer, o mais indicado é procurar tatuar em locais mais reservados e menos chamativos.
Você não terá nenhum problema se sua tatuagem for delicada e elegante, mas se você tiver alguma tatuagem que incite a violência (como a suástica), pode ter certeza que será muito difícil de você arrumar um emprego. Ao olhar de muitas pessoas, as tatuagens de demônios são tatuagens muito marginalizadas, que em certos lugares pode demonstrar uma grande falta de respeito. Portanto, escolha uma tatuagem masculina que harmonize que o mundo em que você vive, a qual não deve desrespeitar ninguém e nem a você mesmo, saiba ser elegante com sua estética.
A tatuagem e o mercado de trabalho
Para você que é um homem de negócios assim como eu, vale ressaltar que a questão da tatuagem ainda é um impasse em muitas ocasiões de contato profissional. Sabe aquele ditado “quanto mais, melhor”, talvez isso não seja eficaz. Aliás, você pode tatuar o corpo todo, mas isso poderá trazer conseqüências para você.
Assim, há tatuagens masculinas elegantes que combinam com cada personalidade de homem de diferentes áreas de trabalho. Dessa forma, é importante saber alguns locais que você deveria evitar tatuar, tais como: a mão, o pescoço e, principalmente, alguma região do rosto.
Ideias de tatuagem masculina
Se você quer impressionar e quer ser elegante com sua tatuagem, aposte em tatuagens minimalistas e até mesmo geométricas.
Outras ideias de tatuagem masculina muito pedida para os tatuadores são aquelas que possuem animais selvagens, significando a bravura.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!