Resumir a história da Balenciaga em um parágrafo, é algo impossível, tendo em vista o tamanho e a riqueza da marca. A Balenciaga tem muita história, não à toa que é uma das marcas de alta costura mais reconhecida e almejada!
Balenciaga é uma casa de moda de luxo fundada na Espanha por Cristóbal Balenciaga, que nas palavras de Christian Dior era conhecido como “o dono de todos nós”.
A marca, que existe há mais de um século, tem sido muito comentada entre os famosos após o seu último lançamento e a parceria com a Gucci, outra marca de alta costura.
A história da Balenciaga é marcada por muitos altos e baixos, tendo em vista que passou por duas Grandes Guerras, além da Guerra Civil Espanhola que, graças a ela, Cristóbal mudou para a França e, assim, a marca ganhou mais destaque no mundo da alta costura.
Além de seu grande sucesso por toda a sua história, a marca tem chamado muita atenção com os desfiles, mesmo sendo remotos. Se você se interessou por essa marca luxuosa e quer saber mais dela, continue lendo este post e descobrir a riqueza da história da Balenciaga.
História da Balenciaga
A história da Balenciaga começou em 1917 quando o designer espanhol, Cristóbal Balenciaga, abriu sua primeira loja em San Sebastián, na Espanha. Seus designs impecáveis e seu bom gosto escandaloso logo ganharam o favor dos ricos e famosos.
O primeiro empreendimento logo se tornou um sucesso, tanto que vieram mais duas inaugurações de ateliês, um em Barcelona e o outro em Madri. Desse modo, com grande prestígio, além de famosos, seus clientes também eram pessoas da aristocracia e da Família Real.
No entanto, com a Guerra Civil Espanhola, a alta da violência e de tantos outros problemas em todo o país, fez com que Balenciaga fechasse seus ateliês. Com isso, ele foi buscar abrigo em Londres, mas ao chegar lá, decidiu se mudar para a França.
Ademais, no final das contas, foi a melhor mudança de carreira que ele já fez. Desse modo, depois de instalada em Paris, a Balenciaga começou a se reagrupar. Em 1937, ele conseguiu juntar as coisas o suficiente para abrir uma casa de alta costura na Avenue George V. Nas décadas seguintes, ele começou a redesenhar a moda feminina do zero.
A estética única de seus designs capturou os corações e a imaginação de legiões de mulheres, com alguns de seus clientes mais famosos, incluindo Pauline de Rothschild, Bunny Mellon, Marella Agnelli, Jackie Kennedy e Mona von Bismarck. Sua abordagem inspirada na alta costura, por sua vez, revolucionou efetivamente a indústria.
Depois que Balenciaga se aposentou em 1968, a grife permaneceu adormecida por duas décadas. Vários anos depois, ela passou a ser nova propriedade quando o grupo Kering a comprou. No entanto, apesar da mudanças de propriedade, Balenciaga ainda é hoje a mesma casa de moda que Cristóbal Balenciaga criou há tantos anos.
O logo da marca
Quando Cristóbal desenvolveu a Balenciaga pela primeira vez, ele claramente não acreditava que o futuro estava nas camisetas com o logotipo. Em vez de perder tempo se preocupando com o emblema que melhor se encaixa no conceito da marca, ele simplesmente assinou suas criações com seu próprio nome.
Entretanto, nos anos 80, quando adquiriram a marca, decidiu-se que um novo logotipo era necessário. Mantendo a visão original de Cristóbal, o logotipo foi mantido simples: um duplo B espelhado foi introduzido – um design clean e elegante que se adequou perfeitamente ao tom da grife.
No entanto, quando Alexander Wang deixou o cargo de diretor artístico e Demna Gvasalia assumiu o cargo, Demna inovou a marca. Além de novos modelos de roupas, Gvasalia inovou o logotipo, um marco importantíssimo na história da Balenciaga, deixando o mundo da alta costura de queixo caído com um logotipo atemporal e ousado.
Nova coleção Balenciaga
Com o surgimento da Covid-19 e a quarentena no mundo todo – mais um marco na história da Balenciaga -, Demna Gvasalia sonhava com sua nova coleção pós-pandemia. No curta-metragem especialmente preparado para a temporada de 2020, as modelos apareceram nas ruas de Paris no meio da noite, com a famosa canção “Óculos de Sol à Noite”, de Corey Hart. Conforme mencionado na música, os looks de todas as modelos que andam nas ruas foram complementados com óculos escuros.
Em preto e azul marinho, a coleção é reforçada com detalhes em vermelho, cinza e lilás. Além disso, estampas como bolinhas e xadrez também estavam presentes alguns designs. Ademais, looks finalizados com chinelos foi um dos detalhes marcantes. Outro ponto importante é que, o famoso estilista, aposta na moda sustentável. Modelos de diferentes faixas etárias deram vida à moda pós-pandêmica de Gvasalia.
Balenciaga e Gucci: coleção Aria
A coleção Aria (que significa “ar”, em italiano) foi apresentada dia 15 de abril de 2021, por meio de um filme como uma forma de celebrar o centenário da marca italiana, da Gucci.
O filme foi a confirmação dos rumores sobre uma possível colaboração entre a Gucci e a Balenciaga, ambas as marcas fazendo parte do Grupo Kering. Algo inédito, já que grandes marcas de luxo não costumam fazer parcerias ou interagir diretamente.
Assim, peças com “ombros cabides”, detalhe preferido de Demna Gvasalia, puderam ser vistos em jaquetas grandes e esvoaçantes. Além disso, bolsas cintilantes em formato de coração e arreios de couro traduziam a tendência de glamour e sensualidade da marca no desfile da Gucci.
Outra característica marcante vista na coleção Aria foram peças, dentre ela ternos sob medida e jaquetas. Estas, estavam com os nomes tanto da Gucci quanto da Balenciaga estampados orgulhosamente por toda a extensão das roupas. Ademais, ainda foram vistos looks que eram muito modernos e que eram atentos às tendências da internet e do mundo atual.
A parceria de Balenciaga e Gucci foi um fato surpreendente para o mundo da alta costura, além de ser mais um marco na história da Balenciaga, que trouxe muitos benefícios e olhares para sua marca!
Agora que você já sabe toda a história da Balenciaga – por tudo o que passaram e as inovações atuais -, já pensou em comprar algo da marca? Indubitavelmente, tudo o que a marca produz é de excelentíssima qualidade e elegância!
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