guarda roupa enxuto

Possuir um guarda-roupa enxuto é a nova moda. No entanto, não estou falando de tendências, algo passageiro e inútil. Estou falando de uma nova vertente de pensamento que contribui para o meio ambiente, para o seu bolso e para o seu estilo!

Se você é aquele homem com um estilo clássico e atemporal, para você será muito fácil em adquirir um guarda-roupa enxuto, sem muito esforço! Já para os homens criativos e modernos, que seguem todas as tendências que aparecem no mundo fashion, pode complicar um pouco, porém, nada é impossível!

Mas, antes de tudo, vamos refletir um pouco e repensar em nossas atitudes como consumidores. Quem nunca comprou uma peça por impulso que atire a primeira pedra. Impossível, não é mesmo?

Todos nós já compramos alguma peça e ao chegar a casa vimos que não teria importância e utilidade alguma. Ou ainda, quem nunca comprou uma peça de roupa e usou somente uma vez?

Pois bem, o guarda roupa enxuto tem o intuito de fazer você repensar na hora de fazer compras. Com isso, você verá as vantagens de ter um.

Mas, o que é o guarda roupa enxuto?

guarda roupa enxuto

Créditos: Unsplash – Fotógrafos: Roberto Nickson

Um guarda roupa enxuto é, resumidamente, um guarda-roupa minimalista. Ou seja, é um roupeiro que consiste em ter o número mínimo de itens de peças de roupa para você criar um guarda-roupa flexível, versátil e de qualidade.

Se você pensou “menos é mais”, está corretíssimo. No entanto, esse “menos” se refere à quantidade de peças, não a qualidade delas.

O termo “guarda-roupa enxuto” ou ainda “capsule wardrobe” foi denominado por Susie Faux, estilista e fundadora de uma loja exclusiva em Londres, ainda nos anos 1970 para designar uma coleção de peças básicas e atemporais que, aliadas a peças de estação, deixariam a pessoa sempre bem vestida e atual, sem preocupações com tendências.

Dessa forma, o guarda-roupa enxuto prioriza a qualidade em vez da quantidade, com peças selecionadas. Afinal, o que adianta ter um roupeiro cheio de peças que se desfazem na primeira lavada?

Por isso, é essencial que você invista em peças de qualidade. Para ter um guarda-roupa enxuto é necessário de investimento, assim, você não precisará gastar mensalmente com novas peças de roupas. Desse modo, você estará contribuindo para a slow fashion e, consequentemente, para o meio ambiente.

Slow fashion e a moda circular

A indústria têxtil tem como principal característica o modo de produção fast fashion, que consiste em uma produção em massa com produtos de baixa qualidade, fazendo com que as pessoas consumam mais.

Em contrapartida, surgiu o movimento slow fashion que é uma proposta alternativa que procura impactar de forma positiva a sociedade e o meio ambiente através da moda.

O movimento privilegia itens produzidos recicláveis, bem como peças de qualidade, com materiais naturais, sustentáveis e com maior durabilidade. O movimento faz parte da moda circular, que consiste em uma moda sustentável, bem como o slow fashion.

Dessa forma, o guarda-roupa enxuto e a slow fashion relacionam devido ao mesmo objetivo: ser minimalista e sustentável. Não precisa ser minimalista ao ponto de ter de 5 à 10 peças, você precisa ter peças essenciais, somente. Por isso, é necessário atentar-se a alguns pontos antes de construir seu guarda-roupa enxuto.

Avalie-se antes de montar um guarda roupa enxuto

Há alguns fatores os quais você deve se atentar antes de construir o guarda-roupa enxuto. Afinal, você precisa de um caminho para seguir e montá-lo adequadamente de acordo com o seu estilo de vida. São eles:

Orçamento

Como mencionado anteriormente, é necessário investir em belas peças para obter o guarda-roupa almejado. Então, calcule seus gastos para comprar peças elegantes e de qualidade. Lembre-se: o barato sai caro. Então, invista em você!

Fatores externos

O clima do local onde você mora é um fator fundamental. Se você mora no Rio de Janeiro, por exemplo, onde as temperaturas são elevadas constantemente, não adianta ter um guarda-roupa somente com roupas para o inverno. Da mesma forma que se você morar no Rio Grande do Sul não adianta ter um roupeiro com bermudas e camisetas frescas e soltas.

Estilo de vida

guarda roupa enxuto

Créditos: Unsplash – Fotógrafo: Ruthson Zimmerman

O ponto mais importante é seu estilo de vida. Uma frase que eu sempre falo: nossas roupas dizem muito de quem nós somos e o que queremos. Logo, se você é um advogado, um executivo ou semelhante, provavelmente terá que conciliar seu guarda-roupa de maneira que ele tenha mais peças sociais.

Como montar um guarda roupa enxuto?

guarda roupa enxuto

Créditos: Unsplash – Fotógrafo: Charles Deluvio

Para montar seu guarda-roupa você deve pensar nas questões anteriores, seu estilo de vida, o clima de sua região e seu orçamento. Com isso, você terá uma base de quantas peças precisará e quais peças são as peças essenciais.

Para montá-lo você pode se basear nestes três tópicos:

Peças fundamentais

guarda roupa enxuto

Créditos: Unsplash – Fotógrafo: Ryoji Hayasaka

Estas peças devem compor a maior parte do seu guarda-roupa enxuto, porque elas que sustentarão todo o seu roupeiro e ancorarão todas as suas roupas. Aqui inclui as peças clássicas e atemporais que funcionam bem em muitas situações diferentes e não são tão suscetíveis à mudança de tendências.

Peças sazonais

As peças sazonais são peças que variam de acordo com a estação do ano. Aqui inclui roupas que podem não ser tão versáteis, mas ainda são importantes em seu guarda-roupa.

Peças temporais

Estas peças devem compor a menor parte de seu guarda-roupa, tendo em vista que elas são peças de tendências, muito ocasionalmente usadas.

Vantagens de ter um guarda roupa enxuto

Você aproveita mais suas roupas. Quando temos diversas opções, deixamos várias peças de lado e acostumamos usar mais as nossas “peças favoritas”.

Como já mencionado, economiza muito também ter um guarda-roupa enxuto, tendo em vista que você não precisará ficar comprando peças temporais e de baixa qualidade.

Além disso, você consegue se organizar melhor com o número de peças reduzidas, além de serem peças específicas, o que economiza o seu tempo em ficar em dúvidas entre diversas vestimentas.

Claro, além de todas essas vantagens, você também estará contribuindo para o meio ambiente. Lembre-se que o guarda-roupa enxuto deve ter em sua grande maioria peças atemporais e muito elegantes, para você deixar a sua marca por onde passar com seu estilo clássico e sofisticado.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *