Embora faça parte da rotina dos homens se barbear, muitos cometem pequenos erros que podem favorecer irritações, pelos encravados, foliculites e até mesmo cortes.
Não usar o produto certo e prolongar o tempo de vida da lamina de barbear são os principais erros.
O melhor horário para fazer a barba é após o banho quando o rosto está úmido e a pele macia.
Usando o produto escolhido, aplique sobre a pele úmida, massageando até obter a consistência desejada. Os movimentos da lâmina devem acompanhar o sentido em que os pelos nascem. Evite escanhoar a pele para não agredir ainda mais esta região propensa ao aparecimento de pelos encravados.
Pessoas que sofrem com espinhas devem tomar cuidado para não cortar os pontos inflamados.
Use lâminas novas. Lâminas que foram usadas muitas vezes ficam cegas e acumulam bactérias – dois problemas que pioram a irritação na pele. Use lâminas novas a cada duas semanas ou depois de usar cinco vezes, e limpe bem a lâmina depois de cada uso.
Use os produtos adequados para um barbear melhor. A espuma do sabonete pode causar irritação, ardência e vermelhidão, principalmente em peles mais sensíveis. O melhor é usar espuma em gel, creme ou mousse, que deixa os pelosmais maleáveis e diminui o risco de lesões.
Na hora de se barbear é aconselhado começar das laterais, maxilar e costeleta, pois são regiões menos sensíveis, devendo sempre acompanhar o sentido dos pelos.
Muito importante: depois se barbear lavar o rosto com água fria, pois isso restabelece a dimensão dos poros que ficaram dilatados com a água morna.
Para o acabamento, use a loção pós-barba, fundamental para um bom barbear. Ajuda fechar os poros, aliviando irritações e agindo como um cicatrizante.
Referência bibliográfica: www.minhavida.com.br
http://pt.wikihow.com
http://www2.uol.com.br/
Fonte imagens: https://www.google.com.br