etiqueta à mesa

A etiqueta à mesa é mais que um senso comum ou um conjunto de regras para se comportar de maneira correta durante uma refeição. Colocá-la em prática demonstra o quanto você se importa em fazer uma boa presença à sua companhia na hora de sentar-se à mesa.

Além disso, em ocasiões como encontros profissionais e de negócios, seguir a etiqueta à mesa é também uma forma de expressar profissionalismo, respeito e segurança, mostrando a credibilidade de sua imagem pessoal e/ou profissional.

etiqueta à mesa

Créditos: Unsplash – Fotógrafo: Jay Wennington

As regras de etiqueta à mesa variam de regras gerais até as mais rígidas. No entanto, as regras mais rígidas só devem ser aplicadas em ocasiões de extrema importância e pouco comuns. Caso contrário, as etiquetas gerais devem fazer parte de sua rotina, seja em um restaurante ou em jantar mais elegante na casa dos amigos.

Antes de sabermos as regras essenciais, devemos levar em conta que há dois tipos de etiqueta: a americana e a europeia. Por morarmos na América, temos grande influência europeia quanto americana. Portanto, é preciso ter conhecimento dessas duas para nunca mais errar e passar vergonha durante um jantar importante.

Etiqueta à mesa americana

O estilo americano de se portar à mesa é mais simples e moderno, quando comparado ao europeu. No estilo americano, o momento de levar a refeição à boca, o garfo deverá estar na mão direita, enquanto a faca descansa na borda esquerda do prato com as serras viradas para dentro.

No momento em que a faca for usada haverá uma troca, o garfo será utilizado com a mão esquerda e corta-se o alimento com a faca na mão direita. Após isso, volta-se a descansar a faca no canto superior e o garfo retorna para a mão direita. Nesse estilo, não se usa a faca como suporte para colocar a comida sobre o garfo.

Etiqueta à mesa europeia

Esse estilo é visto como o mais tradicional e formal. Sua maior diferença em relação ao americano é o emprego do garfo na mão esquerda e da faca na mão direita durante o período que durar a refeição. Os dentes do garfo devem permanecer sempre voltados para baixo — a não ser que o tipo de alimento não permita tal posição.

Uma grande diferença em relação ao estilo americano é que o europeu permite o auxílio da faca para colocar a comida no garfo, porém, somente apenas na parte traseira dele. Ao descansar os talhares nesse estilo, usa-se colocar o garfo do lado esquerdo e a faca do direito.

Regras gerais de etiqueta à mesa

etiqueta à mesa

Créditos: Unsplash – Fotógrafo: krakenimages

Talheres

Normalmente, em uma refeição mais sofisticada há a presença de diversos talheres à mesa junto aos pratos. Pois bem, você deve começar a usá-los de fora para dentro, nunca ao contrário.

Assim, os talheres, que foram utilizados durante a refeição, jamais devem voltar à posição inicial, ou seja, devem ficar apoiados no prato. Já, aqueles que não foram utilizados, devem-se permanecer na posição original, intocados.

Desse modo, ao terminar a refeição, posicione os talheres  lado a lado dentro do prato, pois isso demonstra ao garçom que você está satisfeito.

Além disso, JAMAIS gesticule com os talheres, pois demonstra muita falta de respeito e educação. Já imaginou estar com um pedaço de carne no garfo e, ao gesticular com o talher na mão, o alimento cai no prato ou no colo de alguém? Além de ser uma situação desrespeitosa é constrangedora também. Assim, ao falar, posicione-os apoiados no prato e, aí sim, poderá gesticular.

Evite colocar os cotovelos na mesa

Apoiar os cotovelos na mesa é considerado falta de educação por potenciar a adoção de uma postura incorreta (deselegante e desrespeitosa) à mesa. Além disso, ao colocar os cotovelos na mesa, facilmente sujará as mangas da roupa durante a refeição. Assim, a maneira correta é mantê-los junto ao corpo.

Não fique com o celular durante a refeição

Ficar mexendo no celular durante um almoço ou jantar é muito desrespeitoso. Desse modo, caso precise falar ao celular, peça licença e saia para resolver este problema. Caso contrário, socialize com as pessoas na mesa! Isso demonstra que, além de você saber as regras de etiqueta à mesa, você está ciente da etiqueta digital, passando credibilidade e respeito.

Não seja guloso

Nada mais desagradável que uma pessoa gulosa em nossa mesa. Sabe aquela pessoa que não se importa com a quantidade de comida, come sem pensar nas outras pessoas e ainda quer repetir? Pois bem, não seja, jamais, como essa pessoa.

Assim, antes de se servir, passe os olhos sobre o alimento e calcule, mentalmente, quantas porções há para cada pessoa. Por exemplo, se você visualizar cerca dez bifes e estiverem oito pessoas à mesa, sirva-se somente um, mesmo que seja pequeno. Após isso, sirva-se, mas jamais deixe o prato transbordando. Se você continuar com fome, repita – é muito mais elegante repetir do que encher o prato, aquele famoso “prato de pedreiro”.

Além do mais, espere o anfitrião se servir para que depois você se sirva, a não ser que o anfitrião peça para você se servir. Caso isso não ocorra, espere a sua vez.

Não corte a massa

etiqueta à mesa

Créditos: Unsplash – Fotógrafo: Brooke Lark

Evite cortar as massas, como lasanha e macarrão, enrole-as pelas bordas do prato.  Portanto, não comece pelo centro, pois a garfada ficará grande demais. Se, ao levar a boca, alguns fios ficarem pendurados, simplesmente corte-os com os dentes.

Você não usa a faca para tudo

Você não deve pegar carnes com ossos (costela, frango, cordeiro) com as mãos, é muito deselegante, por isso sempre use a faca nesse caso. No entanto, nem tudo precisa ser cortado com a faca, omeletes, legumes, e outros alimentos devem ser cortados com o garfo. Exceto peixe, que têm a sua própria faca – normalmente é usada apenas para afastar peles e espinhas que possam aparecer

Outras regras para nunca mais esquecer:

  • Leve o alimento à boca e não o contrário
  • Dobre a alface e outras folhas
  • Tire o caroço de azeitona da boca discretamente com a ponta do garfo
  • Ao levantar-se, coloque o guardanapo ao lado do prato
  • Palitos de dentes? Nem pensar!
  • Evite ruídos – sucos, sopas ou dos talheres raspando no prato.
  • Mastigue devagar

Agora você já sabe as principais regras de etiqueta à mesa. Desse modo, coloque-as em prática para ter um bom comportamento, o que é muito bom para a sua imagem pessoal e profissional.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *