Ao contrário do que muitos homens pensam, a pele masculina tem que ser cuidada de forma correta. Já foi o tempo em que falar sobre cosméticos para e cuidados com a pele masculina era um tabu. No entanto, está enraizado em nossa sociedade que a questão do cuidado da pele só se restringe as mulheres.
Passar cremes faciais e corporais, protetor solar, esfoliação… SIM! Tudo o que foi mencionado deveria fazer parte do cotidiano e da vida masculina, a final nossa pele é o maior órgão do nosso corpo, que tem a finalidade de proteger nosso corpo contra atrito, patógenos, perda excessiva de água e atua em sua termorregulação.
Nas peles femininas e masculinas ocorrem desequilíbrios biológicos (envelhecimento, acnes, disfunções psicológicas) ou que podem ser induzidos pelo contato de produtos irritantes. Os desequilíbrios biológicos são fatores naturais que ocorreram com qualquer tipo de pele, a final, os nossos hormônios (testosterona) interferem diretamente em nossa pele.
Durante a puberdade, a produção de testosterona aumenta rapidamente e depois se mantém constante pelo resto da vida. Portanto, a oscilação hormonal no homem é bem menor em comparação com a da mulher. Dentre os efeitos provocados pela testosterona na pele, temos o aumento do tônus (tensão elástica) em todo o corpo.
Dessa forma, a pele masculina passa por agressões diárias com a exposição ao vento, ao sol e à poluição, e por isso, precisa ser cuidado de forma adequada, o que tem levado os homens a buscarem cada vez mais produtos específicos para prevenção e tratamento de problemas como rugas e desidratação.
A barba: um protetor natural
Os homens são propensos a ter maior produção de sebo e suor por conta do hormônio testosterona, eles possuem glândulas sebáceas em maior quantidade, e, por isso, sua pele costuma ser mais oleosa, com poros dilatados e tendência à acne. Por este motivo o corpo masculino há um ajudante para este problema, a barba.
Diferente da pele feminina, os homens têm uma camada externa da pele mais desenvolvida por ter uma maior quantidade de queratina, resultando em maior quantidade de pelos, sendo estes mais grossos do que os pelos femininos.
Assim, a barba é um protetor masculino natural que protege os rostos masculinos de agressões externas, como a radiação solar e a poluição. Segunda a dermatologista Nicole Perim, quando o homem se barbeia, ele causa microagressões à pele, danificando a camada externa, deixando-a mais propensa a irritações e perda de água. Assim, a hidratação adequada pós-barba auxilia na manutenção da função de barreira cutânea.
Essas microagressões também são conhecidas como foliculite, que são bolinhas vermelhas, que são na verdade pelos que crescem e se curvam para o interior da pele, ou seja, pelos encravados. É mais comum notarmos a foliculite após nos barbearmos, principalmente na região do pescoço.
Estas bolinhas vermelhas, que incomodam muitos homens, podem ser prevenidas e tratadas, por isso há diversos cuidados antes e depois de se barbear.
Cuidados com a pele masculina para fazer a barba
Antes de iniciar a depilação com a lâmina, é necessário que você limpe seu rosto muito bem, higienizando-o de maneira correta para evitar inflamações que poderão lhe incomodar.
Após a limpeza correta, prepare sua pele com hidratantes e cremes de barbear adequados para o processo pré-barbear. Como já visto anteriormente, a pele masculina é mais propensa a ter maior oleosidade, por isso evite produtos com muita oleosidade, pois facilitam as inflamações.
Outra dica muito importante é dar preferência em fazer a barba durante o banho. A água quente do chuveiro e o vapor ajudam a abrir os poros. Em seguida, após sair do banho, lave o rosto com água fria para fechar os poros mais rapidamente, visando evitar as inflamações.
Além da higienização facial, é necessário ter higiene com os produtos e materiais que você utilizará para barbear-se, então verifique sempre a validade do creme de barbear e sempre utilize lâminas novas a cada vez que for tirar os pelos.
Para evitar a foliculite, além da limpeza do rosto, é necessário que você barbeie-se no sentido do pelo, ou seja, nada de depilar de qualquer jeito e para qualquer lado. Tenha sempre em mente a direção você irá depilar, evitando que os pelos encravem e não causem nenhum tipo de inflamação.
Após o processo de barbear, hidratar a pele e refrescá-la ajuda na melhorá-la e até deixar mais macia, por isso utilize a água termal, que oferece um booster de antioxidantes e propriedades calmantes para o rosto. Outra opção interessante no cuidado masculino é apostar em uma solução à base de zinco, que ajuda na cicatrização dessas microagressões provocadas por esse processo.
Esfoliação e a foliculite
Como já mencionado, a esfoliação também é para os homens, não é frescura, é um processo que ajudará na maciez e eficácia contra a foliculite também.
Como nosso rosto fica exposto ao ar, resíduos ambientais se instalam em nossa pele, formando pontos pretos, deixando o rosto seco e áspero. Esses resíduos criam uma camada que impede a ação eficiente dos cosméticos, pois atrapalha na absorção dos nutrientes do produto. Para acabar com esse problema, existe a esfoliação corporal e facial, que ajuda na renovação da pele, eliminando as células mortas e as impurezas. Com essa remoção, há uma liberação dos poros que melhoram a respiração cutânea.
Logo, a esfoliação é um método preventivo contra a foliculite, que deve ser feita pelo menos 1 vez na semana. No entanto, se você estiver enfrentando o problema, não tente esfoliar de maneira alguma, pois a esfoliação irá inflamar ainda mais a lesão, nesse caso procure um dermatologista.
Cuidados com a pele masculina para o dia-a-dia
Não se pode adiar o cuidado com sua saúde, e muito menos com sua pele. Ter uma rotina saudável não envolve apenas a alimentação, por isso é preciso ter cuidados diários com a sua pele. Essa cautela pode trazer diversos benefícios, tais como: diminuição do brilho causado pelo excesso de oleosidade, evita pelos encravados, espinhas, manchas de sol e até câncer de pele.
- Limpeza matinal: ao acordar ou durante o banho, lave o rosto com sabonete específico para uso facial de acordo com a sua necessidade, seja uma pele seca, oleosa ou mista.
- Proteção Solar: uso diário previne manchas, rugas precoces e câncer, danos causados pela radiação solar. Procure usar protetor solar hidratante, assim ele irá proteger sua pele contra a radiação e hidratará também.
Não hidratar o rosto após a limpeza estimula as glândulas sebáceas, que começam a trabalhar em dobro para compensar o ressecamento, deixando a pele mais oleosa.
- Limpeza noturna: assim como a limpeza matinal, lave bem o rosto para retirar resíduos do dia inteiro que se instalam na pele causando cravos e espinhas, por exemplo.
- Hidratação noturna: durante o sono ocorre um processo de renovação celular, por isso opte em usar creme anti-idade, que tem substâncias que previnem rugas e envelhecimento precoce para esta hidratação.
Lembre-se que qualquer dúvida sobre a sua pele ou o aparecimento de nevos (mancha), procure um dermatologista para indicar o tratamento correto.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!