O assunto mais debatido e preocupante do começo desse ano de 2020 é o novo Coronavírus. O novo agente do coronavírus que já se espalhou para diversos países, inclusive o Brasil, tem assustado muitas pessoas, principalmente turistas recentes que viajaram para regiões com casos e mortes confirmadas.
Para se ter noção, o vírus além de causar diversas mortes, tem afetado a economia global.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou dia 30/01, emergência de saúde pública de interesse internacional pelo surto do novo coronavírus. Identificado pela primeira vez em dezembro, na China, o vírus já infectou mais de 85 mil pessoas, das quais mais de três mil mortes já foram confirmadas por conta desse novo vírus.
O CNA (Channel New Asia) é um site noticiário que está sendo atualizados todos os dias para informar os casos suspeitos e mortes relatadas causadas pelo novo coronavírus. O site apresenta um infográfico com o mapa mundial indicando quantos casos suspeitos e morte cada país apresenta. Além do infográfico, o site também disponibiliza diversas notícias mundiais, dando maior ênfase ao COVID-19.
O que é o coronavírus?
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19). Alguns coronavírus podem causar doenças graves com impacto importante em termos de saúde pública, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), identificada em 2002, e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS), identificada em 2012.
Por isso, a preocupação com esse vírus não é tão atual, tendo em vista que sua primeira aparição deu-se por volta de 1947, podendo surgir novos sintomas também.
Quais os sintomas do coronavírus?
Os principais sintomas conhecidos até o momento são:
- Febre.
- Tosse.
- Dificuldade para respirar.
Todos relacionados à respiração, tendo em vista que a transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal.
Como se prevenir?
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
- Evitar contato próximo com pessoas doentes.
- Ficar em casa quando estiver doente.
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
Coronavírus e viagens
Para quem está viajando durante este período do surto da doença, recomenda-se ter ótimos hábitos de higienização, como já mencionados, e ter uma boa alimentação, evitando carnes cruas e/ou alimentos advindos da China.
Uma das recomendações mais importantes é que caso o turista perceba algum sintoma que se pareça com resfriado ou gripe, se isole imediatamente e procure ajude médica.
Muitas companhias aéreas estão paralisando os vôos por questões de segurança, então certamente os clientes afetados serão devidamente recompensados com reagendamentos ou reembolsos.
No Brasil, o Procon-SP, vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania, orienta viajantes com passagens aéreas ou pacotes turísticos marcados para Itália, China ou outro países com casos comprovados da doença que procurem o órgão caso desejem cancelar ou postergar a viagem. Como não há previsão legal nesse caso, cada consumidor precisa negociar uma alternativa com a companhia aérea, hotel ou agência de viagem, mas a empresa não pode se recusar a oferecer alguma alternativa.
Recomenda-se às pessoas que viajaram recentemente para o exterior, que procurem ajuda médica para fazer exames por segurança, mesmo que não apresente os sintomas. Quanto antes descobrir a doença, melhor o tratamento e chance de sobreviver, evitando a proliferação do vírus, garantindo a segurança da saúde pública mundial.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!