Quem nunca montou um look e pensou: este look será um grande sucesso já que ele é único. Então vamos a partir de agora deixar essa expressão de fora, afinal, sejamos sensatos: se cada look ou estilo é único, o que não é único?
Vale ressaltar que a criação de um estilo é feita a partir de referências, seja elas uma revista, um site, até mesmo uma publicação nas redes sociais. Logo, não há um estilo único, pois você pode construir um look a partir de outros que, provavelmente, foram construídos a partir de outros looks de diversos estilos.
Classificação dos 7 estilos universais masculinos
Pensando assim, podemos concluir que para classificar os 7 estilos universais masculinos foram necessárias muitas análises para desenvolver e resolver essa confusão, não é mesmo?
A responsável pela divisão dos sete perfis de estilo foi a renomada consultora americana Alyce Parsons, que publicou nos anos 1990 as obras Universal Style: Dress for Who You Are and What You Want (Estilo universal: vista-se de acordo com o que você é e com o que você quer) e What’s my style? (Qual é o meu estilo?). Adotada nas grandes escolas de moda, como as nova-iorquinas Parsons School of Design e Fashion Institute of Technology, propagou-se pelo resto do mundo e até hoje é uma referência muito forte.
As classificações dos 7 estilos universais masculinos foram feitas a partir de estudos de marketing sobre perfis e comportamento de consumidores. Os padrões são usados até hoje e servem como um guia para o mercado de novos produtos, assessorias de estilos e branding pessoal. Um marco não só para profissionais da moda, mas para todos os profissionais de marketing.
Os 7 estilos universais masculinos são:
- Criativo
- Elegante
- Esportivo
- Romântico
- Sexy
- Tradicional
- Urbano
1. Criativo
O próprio nome deste estilo já nos remete a pensar em algo inovador! A principal característica deste estilo é a autoconfiança para recriar ou inovar estilos, formando looks inesquecíveis. Os homens que se adequam a esse estilo são aqueles com tendências artísticas, que usam desde peças étnicas a artigos vintage, sem problemas.
Adoram cores e sabem combinar estampas, sem medo de errar ou misturar tudo no mesmo look. Pouco importa se o acessório é rústico ou se tem design inovador: o importante é que seja único e diferenciado. Não têm uma peça característica, pois o intuito é sair de uma padronização formal e alcançar a inovação!
2. Elegante
Este estilo pode ser determinado a partir de uma palavra: sofisticação! Estão sempre com o visual impecável e procuram roupas de melhor qualidade e durabilidade. Sabem que a simplicidade é muito chique. Os homens deste estilo são aqueles que gostam de ser atemporais, usar tom sobre tom, monocromia e acessórios na medida, porém sempre chamativos e sofisticados.
Neste estilo há uma peça coringa que não pode faltar: a camisa social branca. Os homens elegantes procuram utilizar essa peça de diversas maneiras sem perder o refinamento do look, seja usando-a com uma bermuda ou jeans, no final de semana, como também com seu melhor terno, no trabalho.
3. Esportivo
A principal característica desse estilo é a praticidade e conforto, deixando de lado toda a sofisticação e as horas se arrumando com acessórios e roupas mais rebuscadas e sociais. O estilo esportivo é estilo casual, mas não necessariamente informal, sendo um estilo versátil e muito seguido por homens espontâneos.
No armário predominam as cores discretas, e seus acessórios são funcionais e nada ostensivos. As peças básicas desse perfil são camisetas, calças jeans e tênis casuais. Esse tipo de estilo é muito usado em países tropicais, por causa do clima quente na maior parte do ano.
4. Romântico
Este estilo tem como palavra chave a delicadeza. São homens carinhosos. No trato social, caracterizam-se por serem gentis e solidários, tanto no ambiente de trabalho quanto fora dele. A principal característica desse estilo é a leveza dos looks e dos tecidos também, podendo variar os acessórios, dando preferência às peças retrô e com pouco contraste.
Sua vestimenta tende para peças entre o casual e o rústico, como camisas tipo bata, com padrões florais e de materiais como o linho, calça de prega, soltas ou de amarrar, chinelos de couro e chapéu Panamá.
5. Sexy
Este estilo se caracteriza pela autenticidade das roupas em contraste com o corpo masculino, que tem o objetivo de seduzir através dessa combinação, visando maior destaque o cuidado corporal, sem ser vulgar, mas mostrando determinação e sensualidade.
As principais peças deste estilo são: blazers, óculos escuros, camisas gola V e calças de sarja. Como a principal característica é a valorização do corpo, os homens desse estilo dão preferência às calças e camisetas mais justas para modelar e realçar as curvas de seu corpo.
6. Tradicional
Este estilo está muito longe de ser como o estilo criativo, aliás, eles podem ser vistos como oposto. Enquanto o objetivo do estilo criativo é chamar a atenção por conta da inovação, o estilo tradicional prioriza roupas mais conservadoras, sem os extremos da moda e as tendências.
A palavra chave para as vestimentas desse estilo é seriedade, tendo como principais peças as camisas sociais, calças de sarja, tênis ou sapato. Os looks, normalmente, são atemporais, evitam qualquer tipo de extravagância ou ousadia. A simplicidade das roupas é o objetivo desse estilo, mas nunca perdendo a elegância e sofisticação.
7. Urbano
O estilo urbano tem a principal característica por demonstrar a ousadia sem sair da sofisticação, chamando a atenção e seguindo as tendências de moda.
A cor preferida do homem com estilo urbano é a preta, e as peças têm padrões geométricos ou detalhes exagerados como golas ou mangas, usam contraste de cores e peças feitas com tecidos tecnológicos. As peças que não podem faltar no guarda roupa de homens com este estilo são: camisas estampadas, cores escuras, tênis e sapatos com detalhes.
De acordo com as características de cada estilo universal masculino, talvez os looks de seu cotidiano não se encaixem em apenas um estilo universal. Isso é normal, pois para montar o seu estilo é necessário adaptações de diversos momentos e situações, formando assim o seu estilo único de ser e de se comunicar através da sua imagem.
Quer saber ainda mais sobre os sete estilos?
Confira o vídeo:
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!