Você sabia que a primeira impressão sobre alguém é formada em três segundos? Se a conclusão estará correta ou errada, apenas o tempo dirá. Por isso, cuidar da imagem pessoal é tão importante. Nem sempre haverá oportunidade para reverter a tal da primeira impressão.
Bastidores da gravação do meu podcast com o Alexandre Taleb e a Juliana Fernandez na suíte presidencial do Sheraton São Paulo WTC
Profissionais focados em consultoria de imagem pessoal, como Taleb, auxiliam executivos e celebridades a se projetarem da maneira correta no mercado e na sociedade.
Projete sua imagem para aquilo que almeja
Uma frase que o Taleb sempre usa para definir a imagem pessoal, e inclusive falou na nossa conversa no Sheraton São Paulo WTC, é a seguinte:
“Não é só roupa. É o jeito que você anda, que cumprimenta as pessoas, que fala. Isso fala muito da sua imagem pessoal, é o que tem dentro de você.”
Uma boa imagem, ou adequada à ocasião, transmite credibilidade e confiança. A aparência é a primeira a falar sobre quem você é e sua capacidade em algo. Ela faz parte da comunicação da sua marca pessoal E você deve ser perguntar:
- Como você acha que as pessoas lhe enxergam?
- Que imagem quer passar a elas?
Com a resposta para essas duas perguntas já é possível dar os próximos passos para essa construção. Esses questionamentos servem tanto para entender qual o seu objetivo em relação ao modo de se portar e vestir, quanto para definir que posicionamento quer ter no mercado.
Quando um profissional entra em contato comigo em busca de mentoria para sua marca pessoal, costumo fazer perguntas como essas para compreender o que ele quer e como eu posso ajudar. Analisar esses pontos é fundamental para que a adequação da imagem transpareça exatamente aquilo que o profissional quer passar. A partir do momento que o exterior transmite aquilo que você almeja, significa que o seu interior, suas habilidades e competências estão sendo vistas da forma que você deseja, concorda?
Não é à toa que os artistas, por exemplo, quando se preparam para um papel, iniciam os trabalhos com a transformação do visual. Repare, as mocinhas de uma história terão estereótipos semelhantes. O mesmo acontece entre os escolhidos para os papéis de vilões. A sociedade já possui uma referência deles, se forem retratados de uma maneira diferente da habitual, as pessoas irão estranhar e podem ter uma percepção negativa com a nova imagem se a mesma não for adequada àqueles perfis.
Em relação a sua imagem pessoal acontece o mesmo. Se você cria uma marca forte, será lembrado daquela forma, pois é ela que o faz ser referência na mente das pessoas.
Será que os brasileiros vestem-se de maneira adequada em ambiente corporativo?
A situação do desemprego no país não é novidade para ninguém, certo? Segundo os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) do segundo trimestre de 2019, o total de brasileiro desempregados era de 12,8 milhões. Aqueles que desistiram que procurar vagas de emprego, um número que chegou a 24,1 milhões, resolveram trabalhar por conta própria. Porém, os que decidiram continuar candidatando-se precisam ter atenção dobrada se não quiserem deixar a vaga escapar.
É preciso estar atento às oportunidades que abrem e fecham em um piscar de olhos e em como se vestir nas entrevistas.
Mas não pense que só esses últimos devem se atentar ao modo de vestir. Se você já possui um emprego garantido no mercado, saiba que a forma como se projeta no horário de trabalho (e fora dele também) é tão importante quanto o modo como vai a uma entrevista. E por que digo isso? Pois para manter a sua posição ou conquistar uma melhor, você tem que se diferenciar dos outros homens e mulheres que trabalham na mesma empresa.
Dá uma olhada em uma das dicas que o Alexandre Taleb deu sobre a vestimenta ideal em uma reunião de trabalho e/ou entrevista de emprego e que publiquei em um post aqui no Linkedin:
O sucesso da sua carreira ou a conquista daquele cliente super importante estão vinculados à imagem que se transmite. Não adianta ser competente e o melhor profissional na área, se o seu visual não mostrar o mesmo. As pessoas vão lhe avaliar dessa forma inicialmente, não há como escapar disso e uma apresentação não adequada a sua capacidade pode acabar com o seu futuro nos negócios.
Em 2013, a empresa de recrutamento Robert Half realizou uma pesquisa com 1.775 diretores de Recursos Humanos do mundo todo, foram 100 no Brasil, para analisar como as pessoas estavam se vestindo para trabalhar. O resultado foi o seguinte:
Esses dados já mostravam lá em 2013 a importância de estar vestido corretamente e nos mantém ainda mais atentos hoje em dia. Afinal, acredito que você não quer que seu diretor, presidente, colega ou mesmo cliente ache que está mal vestido, ou quer?
Por que investir em um bom Consultor de Imagem?
Você acha que se veste adequadamente? Eu achava isso até conhecer o Taleb e seu excelente trabalho. Não me vestia mal, tinha um pouco de noção por estar sempre buscando conhecimento e a minha mãe também dizia que estava sempre bem vestido (rsrs) mas opinião de mãe não vale (a não ser que a sua seja uma Consultora de Imagem como a Valeria Oliveira). Mas depois que o conheci, percebi que por mais que minhas roupas fossem boas, elas não estavam de acordo com a imagem que eu queria passar aos meus clientes e mentorados.
O conhecimento e dicas que ele passa aos seus clientes mudam completamente a visão que temos de roupas, cores, formatos e imagem pessoal. E não estou falando isso porque sou amigo dele, digo pois é um profissional altamente qualificado naquilo que faz, é especialista no assunto.
Alexandre Taleb com o apresentador e empresário Roberto Justus — Fonte: Instagram Alexandre Taleb
Alexandre Taleb com o ex-jogador de futebol Kaká, o especialista em alfaiataria Alexandre Won e sua equipe — Fonte: Instagram Alexandre Taleb
Além das consultorias, ele também é docente em cinco instituições no Brasil e fora do País. É ou não é uma referência e autoridade no assunto?
O cuidado da sua imagem pessoal também deve ser feito nas redes sociais
Lembra da frase que o Alexandre Taleb fala e citei mais acima no artigo? Pois bem, ela se encaixa perfeitamente nesse ponto. A imagem pessoal não é representada apenas pela vestimenta, mas pelo o que você fala e como age nas redes sociais também.
Em 1995, escutei uma música diferente daqueles que costumo escutar, mas a mensagem dela me marcou. A canção da Banda Fruto Sagrado dizia o seguinte:
“O que a gente faz fala muito mais do que só falar.”
Concorda com ela? Nossas atitudes demonstram quem somos, nossas palavras também. Porém, talvez nem essas últimas e nem uma boa roupa possam ser capazes de convencer alguém que tenha criado uma imagem negativa de você. Vou dar um exemplo sobre isso aqui dentro da rede Linkedin e que comento aos meus mentorados para que não tenham esse tipo de atitude:
Você decidiu investir na sua carreira e utilizar a ferramenta para criar sua marca pessoal, ter um posicionamento e impulsionar seu negócio. Começa a compartilhar alguns conteúdos com a sua rede de contatos. Mas para por aí. Não faz mais nada. Você apenas publica a informação, mas não dá atenção para quem dedicou um tempo para ler e comentar seu conteúdo. Se nem isso você faz, acha que será visto como um profissional dedicado e atento? Eu acho que não.
Neste mundo midiático em que vivemos, as pessoas conhecem, ou acreditam que conhecem você, por meio daquilo que vêem nas redes sociais. Por isso a importância de contar com o trabalho de um profissional para lhe ajudar a construir e planejar as melhores ações da sua marca pessoal para que esteja de acordo com o profissional que é.
Tenho esse cuidado pois sei que tanto os headhunters quanto os clientes dos meus clientes e mentorados muitas vezes iniciam as buscas sobre quem são e seus serviços aqui no Linkedin, no Instagram, Facebook…
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Você sabe o que é um headhunter? Clique aqui para acessar o post em que falei sobre isso e revelei a taxa de profissionais que não sabiam o que era.
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Por isso, não negligencie sua forma de posicionamento nas redes sociais. Tenha sempre em mente que uma imagem pessoal é composta pelos seguintes elementos:
Isso, tanto presencial quanto virtualmente, ok?! Lembre-se disso.
No momento em que percebi que não estava satisfeito com a minha imagem e passei a dar mais atenção a minha marca pessoal, diversas oportunidades de negócios surgiram. O mesmo já aconteceu com alguns dos meus mentorados, como a nutricionista Andryely Pedroso, referência aqui no Linkedin por dar dicas diárias de qualidade de vida e alimentação a executivos(as) que vivem em viagens.
E você, está satisfeito com sua imagem e marca pessoal? Tem alguma dúvida sobre esse assunto e que queira me perguntar? Deixe aqui nos comentários ou me mande por inbox.]
Texto retirado do Linkedin do Ricardo Dalbosco, MSc. Clique aqui para conferir o texto original.
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