O cinto masculino é um artigo de moda, que consiste numa tira flexível, geralmente feita de couro ou de tecido resistente, que envolve a cintura, e é usado para segurar as calças ou, simplesmente, como adorno do vestuário. Este acessório simples é tão importante que gera muitas dúvidas nos homens em relação ao modelo, à cor e ao tamanho.

cinto-masculino-belt-alexandre-taleb-moda-7

Por isso, para não ficar fora de moda ou cometer algum desastre no seu look, vale a pena saber tudo sobre os cintos!

História do cinto masculino

Existem documentos que comprovam a existência de cintos, tanto de uso masculino como feminino, desde a Idade do Bronze, aproximadamente 3.000 anos a.C.

Portanto, sua utilização variou muito, dependendo da moda na época.

Da segunda metade do século XIX até a Primeira Guerra Mundial, o cinto masculino era tanto uma peça decorativa bem quanto parte dos uniformes militares, particularmente entre os Oficiais. Por exemplo, nas Forças Armadas da Prússia, Rússia Czarista e outras nações orientais, os oficiais usavam o cinto do lado de fora do uniforme para segurar o sabre e para desenhar a cintura, dando ao usuário uma silhueta característica da época: ombros largos e peitorais elevado.

filme stalingrado - cinto masculino
Filme Stalingrado (1993) | Reprodução: Sony Pictures

Essa prática, considerada necessária para garantir imponência, acabou se tornando popular entre os soldados da Frente Ocidental. Tal fato, como tudo na moda, expandiu-se para outros locais do globo. Já nos anos 20, os homens passaram a usá-lo apenas para sustentar as calças na altura dos quadris.

No entanto, na metade dos anos 90, o cinto desceu ainda mais, fazendo surgir uma prática conhecia como saggingsagging (traduzido como “flacidez”) consiste em usar calças abaixo dos quadris, sendo sustentada por um cinto bem apertado, revelando parte da roupa íntima masculina. Esse estilo foi bem marcado por conta da influência do Hip-Hop, no entanto (e felizmente para muitos) a partir de 2011, essa prática saiu de moda.

Como podemos ver, o cinto masculino foi se modificando com o tempo, de época para época. Assim, com diversas influências, o cinto deixou de ser usado exclusivamente como algo de sustentação, passando a ser usado para ornamentação. Com isso, surgiram diversos tipos de cintos para combinar com cada ocasião e look.

Tipos de cinto masculino

Cinto social

cinto masculino

Normalmente é feito de couro, com fivela de metal prateada ou dourada. Este cinto é recomendado e geralmente usado por pessoas que trabalham no mundo corporativo ou freqüentemente vão a eventos formais que exigem uma vestimenta mais sofisticada. E o cinto social, além de dar um visual clean e elegante, dá um acabamento especial ao look.

Outro detalhe a se atentar com relação ao cinto social é que no ambiente social e/ou corporativo, quando usar cinto esse deve ser liso e sem detalhes, conforme exemplo abaixo.

cinto masculino no ambiente social

Cinto Casual de Couro

Cintos masculinos

Este é recomendado para ser usado com jeans e com calças chino. Normalmente é feito de couro com um toque mais rústico, pode ser feito também em camurça. Sua fivela geralmente é maior que a do cinto social e muita vez apresenta um visual desgastado e envelhecido para ganhar um ar vintage ao look.

Você pode optar também pelo couro para o uso geral. O couro natural ou sintético é feito para resistir ao desgaste regular e o rompimento por vários anos. Ele pode ser polido para hidratar o couro à medida que envelhece.
É provável que o couro sintético se desgaste antes do couro tratado.

Cinto de couro trançado

cinto-masculino-belt-alexandre-taleb-moda-8

Recomendado para o uso casual e ideal para composições comportadas onde o jeans ou a calça de sarja são combinados com camisas clássicas, pólos ou camisetas discretas. Este cinto masculino não precisa de furos, já que você pode deslizar o fuzilhão dentro das tiras de couro trançadas.

Cintos Masculinos

Cinto de Lona

Cintos Masculinos

Este cinto é a peça coringa para qualquer homem, sendo uma peça versátil e com muito estilo para os looks essencialmente casuais. Feito de lona, muitas vezes com acabamentos de couro na ponta, pode ser preso trespassado em argolas de metal ou com fivela comum. As versões listradas coloridas são ótimas para dar um toque de cor ao look, as com cores sóbrias como cinza, preto e bege criam combinações discretas e urbanas.

Cinto de nylon

Cinto masculino

Este é ideal para ser usado com bermudas e calças de sarja durante o verão. A grande maioria dos modelos é presa trespassada, pois a ideia é que fique mesmo com essa aparência bem despojada. Também pode apresentar listras coloridas vibrantes, sendo mais raras versões em tons de cinza ou mesmo em preto.

Cinto militar

Um cinto de estilo militar é geralmente de pano com uma trava deslizante. Este pode ser comprado em um tamanho genérico e depois aparado em casa até o comprimento adequado. Não se esqueça de aquecer e selar as pontas com um isqueiro depois de cortar o comprimento dele.

Como usar cinto

Se você trabalha em um ambiente formal, como já mencionado, o ideal é um cinto social. Para neutralizar o acessório, a dica é escolher um cinto da mesma cor dos seus sapatos e meias. Isso vai deixar o visual sóbrio e harmônico.

Os cintos de couro e com acabamento fosco são sempre os mais indicados para essas situações. Marrom e preto são as cores mais comuns de cinto. Elas também são as cores típicas do couro.

O cinto deve dar um charme a mais no seu visual, sem parecer muito destacado. No entanto, para um ambiente mais casual não é necessário que ele fique totalmente discreto na sua composição. Nesse caso, opte por cores pouco contrastantes com a sua calça, dependo da ocasião, você pode optar por cintos coloridos, seja de nylon ou de lona.

Combine a cor do metal da fivela com a cor do seu relógio. Você pode dar um passo além e combiná-la com suas abotoaduras ou aliança também.

Em relação à fivela, escolha uma fivela com um fuzilhão, a menos que queira um cinto no estilo militar ou um cinto trançado.

O tamanho certo de cinto

Escolha um cinto que tenha entre 2,5 e 4 cm de largura. Este é o tamanho que a maioria dos homens usa para trabalhar ou para um traje casual. Qualquer modelo mais largo do que este é considerado muito informal e pode não passar pelos passadores da calça. Esse tipo largo é ótimo para usar com jeans. Evite cintos muito grossos, pois estes não se adéquam a todos os tipos de calças.

Portanto, opte por cintos que possam ser ajustados sem a necessidade de fazer um furo adicional, o que pode deixar o seu cinto danificado. Se realmente for necessário fazer isso em um cinto que você ganhou ou que você já tem, procure um sapateiro para fazer o ajuste. O ideal é esse encurtamento do cinto ser feito no lado da fivela e não acrescentando muitos furos.

Determinando o tamanho

  1.  Encontre vários pares de calças que você usa com cinto. Olhe na etiqueta dentro das calças para determinar qual é o tamanho da sua cintura. Por exemplo, se ela medir entre 76-81 centímetros, provavelmente 76 cm seja o tamanho da sua cintura.
  2.  Meça sua cintura com uma fita métrica se não houver etiqueta ou o tamanho da cintura escrita em centímetros. Enrole a fita em torno da parte logo abaixo da cintura, exatamente onde fica o umbigo.

Leia o número no ponto onde a fita encostar para descobrir o tamanho da sua cintura. Use um espelho para garantir que a fita métrica esteja completamente na horizontal quando for tirar as medidas.

Se você for do tipo de homem que gosta de usar os jeans um pouco mais baixos, você pode medir sua cintura alguns centímetros abaixo. Por isso, meça os seus jeans favoritos da mesma forma para obter uma boa aproximação do tamanho.

3. Acrescente 15 centímetros à medida da cintura para obter o seu tamanho de cinto. O comprimento da correia é medido a partir da fivela até o furo central. Isso lhe dá bastante margem para manobra com diferentes estilos de roupas.
Se o tamanho da sua cintura for de 76 centímetros, por exemplo, o tamanho do seu cinto será de aproximadamente 90 cm.

Como comprar um cinto?

  1. Vista

    Vista as calças que você usa normalmente para ir à loja experimentar um cinto. Isso vai ajudá-lo a achar o seu tamanho de cinto e obter um ajuste se for preciso.

  2. Experimente

    Experimente cintos de vários tamanhos, se você não tiver certeza de que está perfeitamente ajustado. Você deve apertar o cinto somente até o furo central. Se ele estiver em um dos últimos furos, você não vai ter espaço para ajustá-lo depois de uma boa refeição.

  3. Personalize

    Vá até uma loja que venda artigos de couro para obter um cinto personalizado. Se você puder pagar a despesa, compre um cinto que possa ser consertado e tratado no futuro. Se não, cintos de couro são vendidos em muitas lojas de roupas regulares.

  4. Custo

    Entenda que cintos vão custar mais caro do que jeans ou camisas. Eles devem estar em pé de igualdade com os sapatos ou relógios. Eles são itens que podem ser usados por muitos mais anos do que uma roupa normal.
    Por esta mesma razão, se é pouco provável que você vá usar esse cinto novamente, escolha um barato. Guarde seu dinheiro para um cinto que você vai usar constantemente.

  5. Onde comprar

    Compre pela Internet ou em uma loja. A loja vai garantir o ajuste, mas você pode ser capaz de encontrar melhores ofertas para as suas marcas favoritas online.

  6. Entenda

    Pergunte sobre a política de devolução. Leve o cinto para casa e teste com todas as suas calças favoritas ou jeans. Se ele não passar pelos passadores, troque-o por um modelo diferente.

Agora que você já sabe como comprar e como usar um cinto, invista nesse acessório que você não irá se arrepender! Se precisar saber mais sobre o uso do acessório, marque uma consultoria de imagem pessoal.