A autoestima masculina é um assunto pouco comentado no mundo masculino. Há homens que acham que isso é apenas uma “frescurinha”, pois “homem que é homem não chora”, como dizem muitos homens machistas e ignorantes. Pois bem, hoje, você verá que todo homem tem autoestima, seja ela baixa ou alta, e como isso pode impactar na sua vida.
Primeiramente, a autoestima masculina não é algo que você conversa numa roda de amigos, numa mesinha de bar tomando cerveja. Há muito preconceito entre os homens ao falar sobre isso, a autoestima masculina é de extrema importância para nossa vida!
Então, quando um amigo estiver falando sobre os sentimentos dele, sobre o dia dele, sobre alguma característica do corpo que o incomoda, não caçoe, não ria, não peça para ele parar de falar porque “isto não é coisa de homem”. Aliás, você tem que ser muito corajoso, forte e “muito homem” para falar sobre angústias e pedras em seu caminho por uma característica qualquer ou algo que mexe negativamente com seu emocional.
Isso não é fácil para ninguém, mas quando você acostuma colocar tudo para fora, você verá a diferença em sua vida. E, convenhamos, estamos em pleno século XXI, não deixe essa masculinidade tóxica te derrubar!
Leia mais sobre masculinidade tóxica aqui
Mas, o que é autoestima masculina?
A palavra pode ser dividia em: “auto” que significa “a si mesmo” e “estima” vem do latim Aestimare, que significa “valorizar, apreciar”. Ou seja, autoestima significa “valorizar a si mesmo”.
Diversas vezes na vida ouvimos “se ame mais”, “seja você a sua prioridade”, “se coloque em primeiro lugar”, etc. Atire a primeira pedra o homem que nunca se vangloriou diante dos amigos por seus músculos, por suas realizações, pela mulher desejada ao seu lado, etc.
Ter autoestima não é fazer algo para impressionar as outras pessoas, nem diminuir o outro para se sentir melhor. Ter autoestima é estar bem consigo mesmo, olhar para o seu corpo – seja ele magro ou gordo – e se amar, independente dos outros homens musculosos e com tanquinho.
Além disso, se você não consegue se olhar no espelho e dizer “eu te amo”, você precisa rever seus conceitos. Não há problema em dizer estas três palavras, elas motivam, elas podem mudar a forma como você lida com o seu corpo e mente.
Autoestima e motivação
Não há nada melhor do que ter alguém te encorajando e confiando em você para você conseguir realizar algo, não é mesmo? Mas, não é só a motivação falada que ajuda a autoestima masculina. Há uma série de coisas que nos dão força para seguirmos motivados e com uma vida com mais satisfação.
Uma das mais famosas e utilizadas teorias sobre as motivações humanas é a Pirâmide de hierarquias de Maslow desenvolvida originalmente em 1943. Maslow acreditava que os seres humanos são motivados por uma série de necessidades essenciais que precisam ser preenchidas para que eles possam se desenvolver e atingir o seu melhor. Esta pirâmide de necessidades é dividida em 5 níveis. A base da pirâmide estão as necessidades mais básicas do ser humano, relacionadas a sobrevivência, enquanto no topo da pirâmide estão as realizações pessoais. Segundo Maslow, para que um indivíduo evolua e siga para o estágio seguinte, é preciso que os níveis anteriores pirâmide sejam satisfeitos.
A piramide de Maslow consiste em 5 níveis:
1) Necessidades Fisiológicas – respirar, tomar água, comer, ter abrigo, ter roupa, dormir e se reproduzir;
2) Necessidades de Segurança – ter segurança pessoal, trabalho, recursos financeiros e saúde)
3) Necessidade de Amor e Senso de Pertencimento – amigos, família, senso de pertencimento e conexão)
4) Necessidade de Estima – respeito, autoestima, reconhecimento, liberdade e confiança)
5) Necessidade de Realização Pessoal – estágio em que as necessidades básicas e psicológicas foram preenchidas e que se busca a melhor versão de si mesmo.
Com isso, podemos perceber que não é só a aparência que está ligada à autoestima masculina. A autoestima vai muito além do corpo, ela está relacionada com nossas necessidades psicológicas e nossa busca pelo reconhecimento pessoal e/ou profissional.
Autoestima e carreira profissional
Em um ambiente de trabalho, as pressões sofridas e o estresse podem abalar o lado emocional, psicológico e físico de qualquer profissional. Em consequência, essa pessoa perderá inúmeras chances e oportunidades de crescer na carreira.
Para um profissional, as consequências incluem uma produtividade menor, a falta de capacidade de atender às demandas e cumprir os prazos estabelecidos, além do sentimento de incapacidade de exercer determinada função.
Tudo isso, pode ocasionar na baixa autoestima masculina, o que pode levar até um quadro de depressão. Assim, a depressão possui consequências que podem acabar prejudicando fortemente a vida pessoal e profissional de qualquer pessoa.
Por isso, é fundamental não negligenciar os sintomas de autoestima baixa, e mudar a sua rotina e seu ambiente de trabalho se for necessário para você se sentir bem e saudável. Mantenha sempre uma boa saúde mental!
Mas, como eu sei se eu tenho uma baixa autoestima?
Para muitos homens, falar que tem uma baixa autoestima é algo inapropriado, proibido, por isso sempre acham que está tudo bem, mesmo com a cabeça pegando fogo e com os sentimentos revirados e confusos. Por isso, vale a pena saber quais são os sintomas de uma baixa autoestima masculina:
- Falta de confiança em si
- Não acreditar que sabe realizar as melhores escolhas
- Não saber lidar com as consequências das próprias decisões
- Medo do arrependimento
- Insegurança em interagir com outras pessoas
- Dúvidas constantes e paralisantes sobre diversos aspectos da vida
- Incerteza em relação aos valores e ideais
- Falta de objetivos
- Falta de motivação
- A opinião do próximo possui um impacto desproporcional
Corpo X Autoestima masculina
A autoestima masculina é fortemente afetada pela propaganda dos canais de TV, da internet, das revistas, etc. O corpo masculino ideal, aquele com tanquinho, musculoso, todo almejado pelas mulheres… NÃO EXISTE! Então, se o seu sonho é ter um corpo como esse, faça a seguinte pergunta: o que isto agregará em minha vida? Estarei fazendo isso pensando no meu eu interior ou para receber prestígio e olhares que elogiarão meu ego?
Assim, sempre considere o seu corpo como o ideal! Além disso, a autoestima masculina é muito afetada pelo tabu do pênis pequeno. Este tabu leva muitos homens a frustrações sexuais, podendo levar até mesmo à impotência por sua insegurança. Ou pior, há homem que acabam optando por cirurgias, o que muitas vezes pode ocasionar em lesões e/ou deformidades.
Portanto, comente com alguém de confiança sobre seus sentimentos, sobre suas angústias, sobre uma parte do seu corpo que te deixa inseguro… FALE! Não tenha vergonha. O tabu da autoestima masculina precisa ser desconstruído, então, comece por você!
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!