Luxo e história
A Rolex manteve-se como a marca de relógios suíços mais valiosa do mundo, segundo ranking anual elaborado pela consultoria de branding BV4, de Zurique. Avaliada em 5,57 bilhões de dólares, a grife é seguida pela Cartier, que ocupa o segundo lugar com 3,23 bilhões de dólares. A Omega segue de perto e completa o pódio, com valor de 3,19 bilhões.
A imagem dos ateliês relojoeiros suíços originou marcas com identidades únicas e força no mercado de luxo. As integrantes da lista atraem consumidores dispostos a desembolsar em torno de R$ 100 mil em nome da qualidade dos produtos. Confira as 20 marcas de relógios suíços mais valiosas do mundo.
1. Rolex
Valor de marca: 5,57 bilhões de dólares
Variação: 11%
A Rolex é a líder mundial de relógios-de-pulso de luxo. Ela está sediada em Genebra, na Suíça, mas se baseia em 4.000 relojoeiros em mais de 100 países. É da empresa a assinatura do primeiro relógio à prova d’água do mundo, lançada em 1926. Alguns dos atletas mais famosos ostentam produtos da marca, como Roger Federer e Tiger Woods. Segundo dados da empresa, são vendidos em média 700 relógios por ano no Brasil.
O Rolex mais caro é o Rolex 6284 “Duas Américas” que é um modelo feito pela marca em colaboração com Marguerite Koch. Deste modelo foram apenas produzidos 6 exemplares em 1950, estes são relógios em ouro amarelo de 18k, os quais revelam no mostrador a América do Norte e América do Sul. Um destes relógios foi vendido em Genebra em 2011 a um preço €197.230,00.
2. Cartier
Valor de marca: 3,23 bilhões de dólares
Variação: 8%
Equilibrando força histórica com visão para o futuro, a Cartier permanece como a casa de luxo que é “conhecida por muitos, de propriedade de poucos, e sonho para todos”. Para ter um relógio Cartier, como o modelo Santos 100 Turbilhão Flutuante (peça feita de ouro branco, com cristais de safiras e pulseira de couro de crocodilo), é preciso desembolsar a partir de R$ 247.300,00.
Um dos relógios mais caro da marca é o Cartier Tank MC 18K White Gold Diamond Watch HPI00623, com um valor R$ 903.605.
3. Omega
Valor de marca: 3,19 bilhões de dólares
Variação: 8%
Uma das gigantes da relojoaria, a Omega conquistou um reconhecimento da marca em todo o mundo, e até fora dele. O famoso Speedmaster Professional “Moonwatch ‘acompanhou a tripulação da Apollo 11 à Lua em 1969 e tornou-se o primeiro e único relógio a ser usado na superfície lunar. Os produtos da empresa são conhecidos por seu design icônico e precisão.
4. Patek Philippe
Valor de marca: 1,68 bilhões de dólares
Variação: -1%
“Nunca somos donos de um Patek Philippe. Apenas o guardamos para a geração seguinte”, afirma um ditado comumente associado à marca. A Patek não está entre as mais vendidas do mundo no segmento de relógios – prefere a exclusividade para poucos que podem pagar o caríssimo preço de seus produtos. A empresa mantém níveis de produção deliberadamente baixos, e teve entre clientes famosos os cientistas Albert Eistein e Marie Curie.
Um dos relógios mais caros da Patek Philippe é o Patek Philippe Henry Graves Super Complication. O relógio foi adquirido em 1999 por um comprador anônimo em um leilão por US$ 11 milhões, e atualmente está em exposição em um museu dedicado à Patek Philippe em Genebra, na Suíça.
5. Swatch
Valor de marca: 1,18 bilhões de dólares
Variação: 10%
Num território dominado por história e tradição, a Swatch acrescentou inovação e modernidade ao mapa dos relógios suíços. Nascida em 1983, a marca associou-se ainda a moda e design contemporâneos. Seus relógios são, muitas vezes, coloridos e utilizam como estampa elementos da cultura pop. Os relógios da marca têm preço médio entre R$ 190,00 e R$ 705,00, muito mais em conta que outros relógios suíços, que custam, em média, de R$ 5 mil para cima.
6. TAG Heuer
Valor de marca: 928 milhões de dólares
Variação: 11%
Tradicional patrocinadora do automobilismo, a marca conquistou visibilidade global. A TAG Heuer é também a responsável por introduzir o uso de dispositivos de temporização para as corridas da Fórmula 1. Fundada em 1860 na cidade suíça de St. Imier por Edouard Heuer, a marca produz modelos que ultrapassam facilmente o valor de R$ 200 mil, como o Mikrogirder 10000.
7. Breguet
Valor de marca: 801 milhões de dólares
Variação: -5%
De Maria Antonieta à Winston Churchill, a Breguet ficou famosa por ser escolha de clientes ilustres. Fundada em 1775 por Abrahan Breguet, a empresa é uma das mais antigas no ramo. É dela a invenção de mecanismo que compensa a influência da gravidade nas peças dos relógios. Seus modelos ultrapassam facilmente o preço de R$ 150 mil.
Um de seus relógios mais caros da marca é o Breguet et Fils No. 2667, foi vendido originalmente em Londres por 5 mil francos no ano de 1814. Mas em 2012, durante um leilão foi vendido por US$ 4,7 milhões.
8. IWC
Valor de marca: 794 milhões de dólares
Variação: 4%
A International Watch Company está no ramo desde 1868. Uma das suas linhas mais famosas é a Portuguese Family, com inspiração náutica e criada para homenagear os “navegantes e desbravadores”. O modelo Portuguese Sidérale Scafusia custa impressionantes R$ 1,7 milhão. Feito somente sob encomenda, possui, na mesma peça, uma carta celeste, as coordenadas geográficas, a hora solar, a hora sideral, bem como um mostrador que apresenta o período diurno, noturno e do crepúsculo.
9. Longines
Valor de marca: 790 milhões de dólares
Variação: -2%
A Longines tem sido um dos pilares da indústria de relojoaria desde 1832 e é conhecida pelos modelos voltados para o público feminino, com linhas como as DolceVita e PrimaLuna. A marca de relógios foi oficialmente registrada por Ernest Francillon anos mais tarde, em 1880, juntamente com o seu tradicional logotipo, uma ampulheta alada.
E seu relógio mais caro, é uma edição limitada, Longines Lindbergh Hour Angle, com o preço de R$ 3.695.746
10 – Chopard
Valor de marca: 751 milhões de dólares
Variação: -5%
Nada melhor para alimentar o glamour do que se tornar um amuleto para o alto escalão de celebridades hollywoodianas, certo? A Chopard ganhou fama de atrair sorte para os indicados do Oscar, que todos os anos reforçam a tradição subindo ao tapete vermelho com relógios e acessórios da marca – e saem com uma estatueta dourada. É o pouco conhecido “Clube de Vencedores do Oscar da Chopard”. Entre os integrantes estão o ator Colin Firth e as atrizes Kate Winslet, Penelope Cruz e Charlize Theron.
Um de seus relógios mais caros é o mais cobiçado Chopard 201 quilates, sendo avaliado em US$ 25 milhões.
11. Audemars Piguet
Valor de marca: 688 milhões de dólares
Variação: -1%
Audemars Piguet é um dos gigantes incontestáveis do mundo da relojoaria. A marca começou a produzir relógios mecânicos em 1875, e hoje, é talvez mais famosa por seus relógios desportivos da linha Royal Oak. O original foi o primeiro em aço inoxidável reconhecido como de luxo – uma proposta impensável em 1972, mas agora comum. O piloto Rubens Barichello é um de seus garotos-propaganda.
Um de seus ícones é o Audemars Piguet Royal Oak Grand Complication, que custa em torno de custa US$ 741.000
12. Jaeger-LeCoultre
Valor de marca: 681 milhões de dólares
Variação: -4%
Celebrando 180 anos de aniversário ano passado, a grife ficou famosa por modelos, como a linha Reverso, que tornou-se icônica. Inspirada na palavra latina “retorno”, sua mais famosa criação foi anunciada em 1931 como um relógio capaz de sobreviver à choques e turbulências típicas do jogos como o pólo. Considerado um clássico do estilo Art Deco, a Reverso é fabricada até hoje.
Como modelo dessa marca, podemos citar o Hybris Mechanica à Grande Sonnerie, relógio o qual custa 1,47 milhões de dólares.
13. Piaget
Valor de marca: 642 milhões de dólares
Variação: -1%
A Piaget é conhecida por suas linhas voltadas ao público feminio, apostando em design delicado e com detalhes em pedras, cristais e ouro. A cantora Rihanna é uma de suas garotas-propagands recentes. Os modelos podem ser encontrados com preços entre R$ 20 mil e R$ 50 mil.
O ícone dessa marca é o Piaget Emperador Temple, apresentando dois relógios em um só. Apenas uma unidade foi produzida e vendida por US$ 3,3 milhões.
14. Vacheron Constantin
Valor de marca: 583 milhões de dólares
Variação: -6%
Fundada em 1755, a marca formou, ao lado da Patek Philippe e da Audermars Piguet, um grupo que ficou conhecido como a Trindade dos relógios suíços do século XX. Alguns de seus modelos produzidos no começo do século passado são fabricados até hoje.
O exemplar mais caro da empresa foi o Killista, que foi avaliado em US $ 11 milhões.
15. Tissot
Valor de marca: 556 milhões de dólares
Variação: 9%
Com a missão declarada de fazer a excelência acessível, os “inovadores por tradição” da Tissot criaram uma gama de relógios versáteis, para quem procura uma peça suíça de qualidade sem gastar cifras exageradas. A maioria dos itens pode ser encontrado em preços abaixo dos R$ 5 mil.
16. Rado
Valor de marca: 385 milhões de dólares
Variação: -2%
Desde 1957, a Rado tem estado na vanguarda do design, e em 1962 apresentou o primeiro relógio à prova de riscos. Desde então, a empresa tornou-se conhecido pela utilização de materiais como cerâmica de alta tecnologia, e também a produção de “o relógio mais resistente do mundo” – o V10K.
O Rado V10k Black custa em torno de R$ 15.014
17. Girard-Perregaux
Valor de marca: 380 milhões de dólares
Variação: -7%
No mercado desde 1791, a marca ganhou inúmeros fãs inveterados ao longo dos anos. Seru fundador, Constant Girard, produziu a primeira grande produção comercial de relógios de pulso, feita para oficiais da Marinha alemã.
Um de seus modelos mais caros é o Girard Perregaux Complications Jackpot Tourbillon · Slot Machine, com o preço em torno de R$ 1.508.700
18.Hublot
Valor de marca: 348 milhões de dólares
Variação: 10%
A marca, apesar de jovem, conquistou o 18º lugar da lista. Tudo começou em 1980 quando Carlo Crocco criou o primeiro Hublot em ouro e pulseira de borracha natural preta. Pela primeira vez na história da relojoaria, uma matéria preciosa ousou ser combinada à borracha. O “sacrilégio” logo conquistou fãs ardorosos do conforto proporcionado.
Um dos relógios mais caro dessa marca é o Hublot Big Bang, com o valor de US$ 5 milhões.
19. Baume & Mercier
Valor de marca: 344 milhões de dólares
Variação: -7%
A Baume & Mercier é uma das marcas pioneiras no conceito de “luxo acessível”, cm a criação de relógios suíços de qualidade que não custam cifras astronômicas. A coleção da marca se concentra em torno de quatro linhas : Capeland, Classima, Hampton e Linea. Este último é uma coleção de peças desenhadas exclusivamente para as mulheres. A empresa adotou a letra grega “Phi” como logotipo no ano de 1964.
20. Breitling
Valor de marca: 332 milhões de dólares
Variação: 2%
A Breitling possui ligações estreitas com o mundo da aviação. O logotipo da marca, composto por um par de asas e uma âncora, revela em sua exatidão, quem são alguns dos seus mais fiéis seguidores: os pilotos. O ator John Travolta, que tem como principal paixão a aviação, é o principal garoto-propaganda da marca suíça. Estes “instrumentos para profissionais”, como define o famoso slogan da marca, podem custar entre R$ 2.2 mil e R$ 45 mil, sem contar as edições limitadas e especiais.
Um de seus relógios mais apreciados é o Breitling Superocean Collectors, podendo custar em torno de R$ 650.000
Mas.. Como saber que o relógio é de qualidade?
O Relógio de pulso
Se você quer ser acadêmico, o relógio é uma maravilha da engenharia. Relógios têm centenas de partes minúsculas, meticulosamente encaixadas e criadas por artesãos talentosíssimos. Antes da Primeira Guerra, estes artesãos focavam em relógios de bolso, o acessório de um verdadeiro cavalheiro. Mas durante a guerra, os soldados descobriram que o relógio de pulso era útil nas trincheiras. Quando a guerra acabou, todo jovem queria imitar os galantes heróis da guerra, e o relógio de pulso tornou-se uma peça chave.
Hoje, no entanto, os relógios são negligenciados, e na proliferação de celulares, considerados algo ultrapassado para alguns. Mas um bom relógio é tão mais do que apenas algo para mostrar as horas – é um acessório para todas as ocasiões, é um símbolo de status, um investimento, e se você escolher passar o seu adiante, é um legado.
Peso
O peso é um sinal de confiabilidade para os relógios suíços. A verdade é que um relógio de qualidade deve ser sentido como um relógio de qualidade. Os componentes e peças que fazem um relógio são extremamente complexas e tomam muito espaço e peso. Quando você o coloca, sente o peso de um verdadeiro relógio, não de um brinquedo.
Nome e Tradição
Um relógio que carrega um nome, vale mais que um relógio sem. Tradição e reputação transformam um relógio comum em um relógio extraordinário. Por exemplo, durante a Segunda Guerra, os oficiais britânicos tiveram seus relógios confiscados. Quando o fundador da Rolex, Hans Wildorf descobriu isso, ofereceu relógios para os prisioneiros aliados com base em “peça agora, pague quando vencer a guerra”. Mais de 3 mil relógios foram enviados desta forma, e a reputação da Rolex subiu rapidamente. Um relógio é algo cuja lenda deve ir além de você mesmo. E é bem improvável que no seu funeral alguém discuta quem vai ficar com o seu Casio.
Marca Suíça
A globalização e o marketing fizeram a parte deles para confundir e maravilhar o consumidor, mas o governo Suiço garantiu que apenas relógios que fossem compatíveis com seu padrão fossem marcados como relógios suíços. Legalmente, apenas relógios cujos movimentos são montados, encaixados e inspecionados na Suíça podem carregar a marca de “SWISS MADE”. Enquanto outras empresas, fora da Suíça podem carregar fortes tradições em produzir relógios, o sinal de qualidade mais confiável resume-se em duas palavras “SWISS MADE”.
Precisão
Por mais óbvio que seja, um relógio consegue manter a hora. Eles funcionam com os movimentos precisos de uma série complexa de mecanismos e peças. E continuam funcionando mesmo com os movimentos que sofre durante o dia. Os relógios mais precisos do mundo passam por testes rigorosos e são chamados cronômetros. Os relógios suíços são testados pelo Instituto Suíço de Testes Oficiais de Cronometragem, e são precisos. Certificados como este são a diferença entre um relógio que permanece com o passar dos anos e um relógio que seu neto precisará levar para o conserto sempre.
Falsificações
A triste realidade é que muitos destes sinais podem ser e são falsificados. Até mesmo as palavras “SWISS MADE” são forjadas em falsos Rolex. Você precisa, ter cuidado.
Compre relógios suíços apenas em locais de boa reputação, e leve a um relojoeiro treinado para inspecionar. Ao comprar, verifique bem as marcações na caixa e no relógio para não correr esse risco de ser enganado.
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