O lançamento foi feito. No dia 09 de setembro, Tim Cook (CEO da Apple), apresentou o novo produto da marca para a imprensa especializada e geral, além do público seguidor que poderia acompanhar a conferência online.
O Apple Watch funciona apenas com os iPhones; os modelos compatíveis são iPhone 5, 5C, 5S, 6 e 6 Plus.
Ele tem tela quadrada e cantos arredondados. Está disponível em três modelos: o tradicional Apple Watch, uma versão esporte, mais resistente, principalmente nas pulseiras, e o Watch Edition, que é feito de ouro 18 quilates. O foi produto lançado em dois tamanhos e pode ser personalizado pelo usuário, tanto nos recursos de configuração e aparência de tela, quanto na sua estética física, com a troca de pulseiras (6 opções de modelos), por exemplo.
O diferencial do design fica com o botão rotativo, como encontrado em relógios comuns, que permite acessar aplicativos. No app de mapas, por exemplo, este botão dá zoom. Ao ver mensagens, ele roda as mensagens. Ao pressionar este botão, ele faz o Apple Watch voltar para a tela inicial, que apresenta apps e funções em pequenas bolas.
A tela ainda é sensível ao toque, e o usuário pode acessá-la como faz no iPhone tradicional. Ela também sente diferenças de pressão, que pode dar acesso diferenciado e contextual a controles diferentes.
A bateria é recarregada por meio de um conector magnético que se conecta na parte inferior do relógio.
Destacamos aqui algumas das funções do Apple Watch:
– Apple Pay, recurso de pagamentos por tecnologia de toque;
– Calendário e agenda de compromissos;
– Mensagem inteligente (ao receber uma mensagem, o relógio entende o que está escrito e oferece respostas curtas para o usuário responder rapidamente. Ainda é possível mandar uma mensagem de voz ou um emoction animado criado pela Apple.)
– Reprodução de música, vídeo e imagem;
– Visualização de mapas/GPS;
– Redes sociais (acesso e atualização de dados – é possível tuitar ao falar a mensagem ao relógio, por exemplo);
– Recebimento de chamadas;
– Previsão do tempo;
– Contador de passos e sensor de frequência cardíaca (recursos que tornam o Apple Watch um dispositivo interessante para aqueles que praticam exercícios físicos);
– Recursos da Siri, assistente digital da Apple (por exemplo, o usuário pode perguntar sobre filmes e locais para jantar e a Siri responderá);
– Compartilhamento de conteúdo pessoal do iCloud, iPhone e iPad;
O aparelho será vendido nos EUA por US$350, a partir de 2015. No Brasil, a previsão de vendas é, geralmente, para dois/três meses posteriores à comercialização no mercado americano.
Para mais detalhes sobre o acessório tecnológico da Apple, assista ao vídeo oficial de apresentação do Apple Watch!