Hoje vamos falar com Dr.Douglas Haddad da clínica www.dhclinica.com.br ,sobre PEITINHOS NOS HOMENS (Ginecomastia)
Um dos grandes constrangimentos dos homens é a hipertrofia ou aumento das glândulas mamárias masculinas. Esse aumento é conhecido também por ginecomastia. Normalmente aparece na adolescência por alterações hormonais, e regride com o crescimento do jovem. Porém, em uma minoria, essa condição permanece na vida adulta. Nos idosos, a ginecomastia também é frequente em 1/3 dos homens.
A ginecomastia também pode ocorrer em decorrência de medicamentos, entre eles, anabolizantes e eventualmente de alguns tipos de câncer.
Devemos lembrar que o câncer de mama também ocorre em homens, e o especialista deve fazer o diagnóstico diferencial entre as duas condições.
A ginecomastia pode ocorrer isoladamente, ou seja, somente o aumento da glândula mamária. Normalmente, ocorre em pacientes magros e o volume aumentado geralmente está atrás da aréola, ou pouco além desse limite.
A glândula também pode estar acompanhada de gordura, apresentando-se com um volume maior, que se estende para as demais regiões do torax. Em geral, esses pacientes estão com sobrepeso.
Além da gordura, o excesso de pele pode estar acompanhando esse quadro, delineando muitas vezes verdadeiras mamas femininas.
Essa diferenciação é importante, pois os tratamentos variam, desde uma simples ressecção da glândula, e/ou lipoaspiração e/ou ressecção de pele, a qual pode ser feita de diversas formas, peri-areolar, em L ou em T invertido
Sem duvida, tanto para os homens jovens como para os adultos, o aumento mamário é muito constrangedor, limitando as vidas. O que deveriam ser atividades do cotidiano, como esportes, piscina ou praia, se tornam verdadeiros desafios diários, comprometendo psicologicamente seu portador.
O tratamento depende de cada caso, mas sempre o objetivo é devolver ao paciente a auto-estima e o bem estar.