Por Camila Silveira do guiadasemana

Corretivo, base e pó. Esses velhos companheiros da mulherada ganham cada vez mais espaço na mochila de homens que curtem estar com o visual sempre em dia. Antes restrita aos punks, góticos e recentemente aos emos, a maquiagem passou a conquistar pessoas que precisam estar com um bom aspecto no dia a dia, como empresários e figuras públicas.

Segundo Renato Mardonis, vencedor na categoria social do concurso Conexão Beauty Art da Avon, o público masculino pode apostar no make up em qualquer ocasião, desde que seja tudo muito sutil. “Existem produtos que são mais aderentes e não têm aparência de maquiagem. Há também matificantes que podem ser usados para tirar o brilho e deixar a pele menos lustrosa”, diz.

Mardonis explica que a maquiagem masculina deve ser usada somente para cobrir manchas de acne, disfarçar olheiras e deixar o rosto com um aspecto mais saudável. Depois de lavar a face com um produto de limpeza adequado e aplicar o protetor solar, é possível passar um corretivo ultrafino para corrigir as imperfeições. Um pó translúcido também pode ser usado para tirar o brilho, principalmente se você vai ser fotografado.

“O corretivo tem que ser exatamente do tom da pele, pois o homem não tem opção de uniformizar depois com uma base como as mulheres fazem”, explica. De acordo com o profissional, esse produto deve ser aplicado debaixo do olho com batidinhas leves para cobrir as olheiras. “Nunca esquecer da parte superior, que é a pálpebra móvel, e clarear tudo sem deixar a parte de cima mais escura”, diz.

Já o pó pode ser passado com leves batidinhas pelo rosto todo, caprichando um pouco mais na ‘zona T’ (nariz, testa e quixo), que é a região mais oleosa da face. A base é mais indicada para pessoas que trabalham com TV ou com fotos. Para aqueles que usam barba, é importante lembrar que o pó não pode ser aplicado sobre os pêlos. “É só interessante pentear a barba com uma escovinha úmida”, sugere Mardonis.

Pele perfeita:

O maquiador Thiago Botelho, especialista em maquiagem masculina, recomenda o uso de uma boa espuma ou creme de barbear. “Aconselho deixar o produto alguns segundos na pele e usar uma gilete sempre nova. Depois, aplicar um pós-barba para suavizar. Indico os produtos sem álcool ou com efeito fresh. Estes costumam arder um pouco”, alerta.

Para o profissional, também é interessante apostar em um primer, que é um creme que deve ser aplicado antes da maquiagem, pois ele retira a oleosidade da pele e, com isso, prolonga o efeito do make. Além disso, esse tipo de cosmético contém minerais que ajudam a amenizar as marcas de expressão e disfarçar as rugas, deixando a feição mais jovem.

Sobrancelhas:

Outro ponto importante para completar o visual, é a sobrancelha. “É preciso ter muito cuidado com a sobrancelha masculina para fazer limpeza, sem deixá-la feminina. Se não houver muitos pêlos, sugiro só limpar a parte inferior. Se for muito cheia, é interessante procurar um profissional que não a deixe muito desenhada”, diz José Sarkis, maquiador do Vimax.

Ao contrário da maquiagem feminina, o lápis não deve ser passado para cobrir as falhas da sobrancelha e deixá-la uniforme. “Normalmente, o homem já tem as sobrancelhas mais marcadas, mas mesmo para aqueles que não têm, não é recomendado usar maquiagem na área dos olhos. Se a sobrancelha for muito loira, ele pode tingi-la, que fica mais natural do que passar um lápis”, afirma Renato Mardonis.

Linha men:

Normalmente, os produtos de maquiagem não são diferenciados para os homens. Porém, algumas marcas possuem formulações com texturas um pouco mais leves, para que não exista aquela sensação de incômodo no rosto. Maquiagens que possuem uma aplicação mais fácil, como corretivos líquidos ou em bastão, também são indicadas para facilitar a vida dos homens.

Para finalizar o make, os profissionais sugerem a aplicação de um hidratante labial para que a boca não fique pálida. Em festas que exigem uma aparência mais elegante, como casamentos e formaturas, um pó bronze pode ser usado bem de leve nas maçãs para corar e dar um aspecto saudável. Ele também pode ser usado no nariz para afinar, assim como para diminuir a testa e disfarçar a calvície.

Em ocasiões mais importantes, o ideal é pedir o auxílio de um profissional para evitar situações desagradáveis. Mas, de acordo com Mardonis, muitas vezes, o homem tem mais noção para se maquiar do que a mulher. “Ela às vezes ultrapassa o limite e o homem já é mais cauteloso por causa da masculinidade”.

2 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *