Virgil Abloh foi o criador da hypada Off-White e diretor criativo da linha masculina da grife Louis Vuitton, além de inúmeros outros feitos criativos no mercado da moda. O multitalentoso designer faleceu no último domingo (28) depois de lutar contra um câncer.
Filho de ganeses, Abloh cresceu em Chicago, formou-se em engenharia e, posteriormente, fez mestrado em arquitetura. Justamente nesse período, conheceu Kanye West em um estágio na grife italiana Fendi, encontro no qual rendeu ao designer o papel de diretor criativo na carreira de Kanye, quando de fato imergiu no mundo da moda.
Com todos os seus feitos, Abloh nos deixa 4 lições valiosas:
1. Coragem
O jovem negro revolucionou o mundo da moda e trouxe ao streetwear notoriedade e luxo. O que poderia soar improvável para muitas pessoas.
2. Versatilidade
Abloh sempre procurava aprender coisas novas e inovar com sua criatividade. DJ, engenheiro, criativo, diretor e designer, eram alguns dos seus títulos.
3. Originalidade
Através da Off-White, Abloh ficou conhecido pelas “aspas” que assinam a descrição das peças. Mas por trás dessa ideia, o criativo reafirma o streetwear dentro da indústria da moda.
4. Representatividade
Dado o cenário expressivamente racista dos Estados Unidos (e do mundo), um negro à frente de uma grife promissora e de uma marca historicamente poderosa seria, por si só, uma vitória. Mas Abloh entendia a passarela como um lugar político e via os modelos como pessoas e não somente como corpos.
Abloh deixou um grande legado e o mundo da moda agradece todo seu esforço.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!