diferença entre valor e preço

É frequente escutarmos que não há diferença entre valor e preço ou que valor e preço são sinônimos. Assim, comumente perguntamos o valor de algum objeto, o custo de algum serviço e o preço de alguma peça. Mas, se você acha que ambas as palavras possuem o mesmo significado, você está completamente errado.

Provavelmente em algum comercial de TV você já tenha escutado a frase “preço não se discute”. No entanto, esta palavra está empregada de maneira errada, pois preço é discutível sim, tendo em vista que o preço varia de um lugar para outro dependendo da demanda.

O que não é discutível é o valor. Pense em algo meramente imaterial, como por exemplo, um abraço de seus filhos. Para você, isso tem preço? Há preço que pague pelo amor de seus filhos e aquele abraço gostoso após um dia exaustivo de trabalho? Não, não há! E você sabe por quê?

A resposta é simples, não se pode colocar preço em algo valioso para nós. O valor não é discutível, tendo em vista que cada coisa significa algo para alguém. Ou seja, o valor é aquilo que possui significado para nós, como um abraço, um almoço de família, uma promoção no trabalho, etc.

Portanto, em coisas imateriais não se pode colocar preço, pois para cada pessoa varia seu valor. Por exemplo, um óculo de grau para uma pessoa míope vale muito, para uma pessoa com uma excelente vista, não há valor algum.

No entanto, nem todo mundo sabe a diferença entre valor e preço, trocando as palavras em diferentes contextos, muitas vezes confundem até mesmo com o custo, que possui outro significado para o mercado. Assim, para você não confundir mais estas palavra, é necessário conhecer um pouco mais do conceito de cada uma.

O que é preço?

Preço é a contrapartida dada em troca da aquisição de um bem ou serviço. Em uma transação comercial, preço refere-se ao valor cobrado pelo vendedor do comprador, em troca de qualquer produto ou serviço, que inclui custo e lucro.

Logo, este é um dado considerado “palpável” e que pode ser quantificado. A elaboração do preço é algo que envolve:

  • O custo de produção da mercadoria;
  • A margem de lucro que se deseja adquirir sobre a venda do mesmo;
  • A demanda;
  • Os preços dos concorrentes;
  • Perfil e poder de compra do público alvo.

O que é valor?

O valor pode ser descrito como o benefício obtido pelo cliente com o produto ou serviço. Em termos mais claros, valor é o que o cliente percebe que o produto ou serviço vale para ele.

O valor não diz respeito ao próprio produto, mas sim a algo que é dado a ele pelo consumidor, que irá analisar o grau de necessidade e qualidades.

Portanto, o valor do produto é diferente para cada pessoa, o valor depende da necessidade e da utilidade para a pessoa, em um determinado momento. Além disso, o valor varia de tempos em tempos e difere de um lugar para outro, por exemplo, o valor das roupas de lã será maior em áreas frias, em comparação com uma área desértica.

Entenda a diferença entre valor e preço

  • A principal diferença entre valor e preço é que este último implica a compensação financeira pelo fornecimento ou utilização do produto ou serviço. Pelo contrário, o valor implica a utilidade e conveniência de um produto ou serviço para um cliente.
  • Preço é o que a empresa cobra por bens ou serviços de seus clientes. Valor é o que os bens ou serviços atribuem aos clientes.
  • Enquanto o preço do produto é determinado pelo ponto de vista do comerciante, o valor pode ser determinado do ponto de vista do consumidor, pois ele é o usuário final do produto ou serviço, que vai utilizar o produto na prática.
  • Quando se trata de mensuração monetária, o preço pode ser medido monetariamente. No entanto, o valor não pode ser medido em termos de dinheiro.
  • O preço é estimado através da política de preços e estratégia da empresa, mas a estimativa do valor é baseada na opinião do cliente sobre o produto ou serviço.
  • Outra diferença entre valor e preço fundamental é as flutuações de mercado causadas por forças de demanda e ofertas, forças competitivas ou os preços de itens relacionados, frequentemente afetam o preço do produto. No entanto, o valor de um produto ou serviço para um consumidor não é afetado pelas flutuações do mercado.

O que é custo?

O custo pode ser definido como o valor total gasto em insumos como terra, mão de obra, capital, maquinário, material, etc., com o objetivo de produzir o produto ou fornecer os serviços. Pode ser qualquer coisa que acrescente às despesas do produto ou serviço fabricado ou fornecido pela empresa.

Em termos simples, custo implica o valor financeiro do trabalho feito, para obter os bens ou serviços. Os elementos básicos de custo são: material, mão de obra e despesas gerais.

Por isso, como mencionado, não devemos trocar as palavras, pois as três apresentam significados diferentes. Assim, comece a atribuí-las em seu vocabulário da maneira correta.

Valor e preço na advocacia

Você sabe por que um advogado que possui a mesma experiência e qualificação que você consegue ganhar o cliente? Porque ele  sabe a diferença entre valor e preço e, com isso, demonstra o valor do serviço que presta. Desse modo, preço é o que alguém paga por algo, já o valor é aquilo que esse alguém atribui.

Assim, o advogado que sabe calcular corretamente os honorários advocatícios consegue entender essa diferença. Ele não estabelece um preço inicial sem comunicar o valor do serviço. Quando isso acontece, o cliente tentará negociá-lo e abaixá-lo imediatamente. No entanto, se você fala sobre o valor do seu serviço, ele entende vantagens e diferenciais.

Para isso, eu recomendo você fazer um storytelling. O storytelling consiste em contar histórias, ou seja, contar suas experiências e casos já ganhos para cativar o cliente. Com isso, é mais fácil criar um vínculo de confiança e ele pagar o preço que você colocou e dar valor ao seu trabalho.

Agora que você já sabe a diferença entre valor e preço, está na hora de empregar estas palavras no contexto e para a situação certa. Lembre-se: nunca coloque um valor para o trabalho das pessoas, bem como não deixem que façam isso com o seu trabalho. Respeite e entenda o preço do trabalho de cada um, pois há muito valor naquilo.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *