A gravata de crochê, para muitos, é sinônimo de deselegância e informalidade. Chamada, muitas vezes, de “presente de vó”, por conta de o material ser comumente atribuído ao mundo do artesanato.
No entanto, as gravatas de crochê não são nada disso. Quando bem combinadas, deixam qualquer look mais interessante! Contudo, esse tipo de gravata pode remontar ao século passado, sendo usado somente por pessoas da terceira idade. Mas, é aí que você se engana!
Vale ressaltar que as gravatas de crochê tiveram seu auge na década de 80, por isso são peças consideras vintages e pouco usuais atualmente. Porém, hoje em dia elas ainda fazem sucesso, principalmente nos países europeus. A exemplo disso, em 2014, em Londres, eu vi nas lojas masculinas mais chiques manequins com terno e gravata de crochê! Os executivos estavam usando naquele inverno, modelos lisos e estampados, com ternos e costumes de diferentes padronagens.
Desse modo, essa peça não tem nada de deselegante, basta apenas saber combiná-la e adequá-la ao ambiente certo.
Afinal, é crochê ou tricô?
Ambos os nomes estão certos, porém a diferença básica entre as duas técnicas está no ponto (maior no crochê) e na maneira de criar a malha. Muitas pessoas preferem usar a palavra crochê em vez de tricô, pois este último associa-se a algo feito pela sua avó.
Como combinar um look com as gravatas de crochê
Atualmente, as gravatas de crochê podem ser um belo diferencial em qualquer look. Artesanais, elas passam um ar elegante e ao mesmo tempo descontraído, se combinadas com peças mais despojadas. Além disso, modelos estampados com listras e cores vivas podem transformar um look simples em algo estiloso.
Gravata de crochê com cardigã
A combinação mais descontraída e elegante ao mesmo tempo! As gravatas de crochê combinadas ao cardigã harmonizam muito bem, tendo em vista que ambas as peças são feitas com o mesmo material.
Apenas lembre-se que quanto mais itens desse tipo você adiciona a esta combinação, mais casual ele fica, então, se a ideia é apenas dar um leve toque descontraído, escolha um ou outro. Mas, se a ideia é descontrair mesmo com um look bem despojado, pode apostar nesta combinação.
Gravata de crochê com a camisa por fora da calça
Usar a camisa por fora da calça não é sinônimo de desleixo, só depende do local que você irá usá-la. Com certeza que usar esse look para ir ao escritório está fora de cogitação!
Mas, se você tem um estilo moderno ou esportivo, pode apostar em uma calça jeans, uma camisa por fora da calça e a gravata de crochê. Um look despojado e informal, super descontraído e confortável.
Gravata de crochê com peças de matelassê
Esse tipo de gravata também serve para dar um charme naquela combinação de camisa e casaco de matelassê. Normalmente, a gravata de crochê costuma deixar o traje mais casual, mas neste look acaba dando um ar ligeiramente mais profissional e sério, uma boa opção para o ambiente de trabalho, quando se trata de uma empresa liberal.
Gravata de crochê com jaqueta de couro
Essa combinação é ideal para um homem roqueiro de escritório que quer um look ousado, mas que mostra respeito pelo local de trabalho. Assim, para evitar exageros coloque uma camisa branca bem comportada e um jeans escuro – ou uma calça chino marinho ou calça de alfaiataria cinza – combinando com um sapato social.
Com camisa jeans
A camisa jeans da um ar tão charmoso e elegante que ao combiná-la com uma gravata de crochê, só deixa o look mais bonito! A textura da camisa, combinada a uma gravata desse modelo azul marinho ou preto, irá deixar o seu traje equilibrado entre o sofisticado e o casual.
Camisas de mangas curtas com gravatas de crochê
Há pessoas que digam que esse look ficará super brega, mas como seu sempre digo: não há brega, há estilos que algumas pessoas gostam e outras não, por isso, a questão do brega é relativo. Assim, você pode combinar uma camisa de manga curta com a gravata de crochê, desde que a cor da gravata harmonize com o look. Lembre-se: este é um traje totalmente informal para dias mais amenos.
Com suspensórios
Tanto em uma combinação formal (dentro do possível) quanto na casual, a gravata de crochê fica bem com suspensórios, principalmente em um look monocromático azul, com uma calça chino azul e uma camisa azul mais clara. Um traje elegante e com muito charme. Vale ressaltar que para deixar o look harmonizado é necessário que a peça seja da mesma cor que o suspensório.
Terno ou costume com gravata de crochê
Para quem quer usá-las em um ambiente de trabalho mais formal, porém deixar o traje um pouco mais descontraído (sem perder a elegância), pode apostar em um terno com uma gravata de crochê com os pontos mais fechados e uma cor mais discreta.
Gravata de crochê com colete
A gravata de crochê junto a um colete pode parecer muita informação, mas deixa qualquer look mais elegante e sofisticado. Assim, saiba como usá-lo da maneira correta. Para um local mais formal, prefira o colete de alfaiataria. Já para um ambiental mais causal, você pode optar por um colete esportivo. Além disso, vale ressaltar que não é necessário usar a gravata de mesma cor do colete.
Com casacos
Todo casaco de alto inverno permite o uso com a gravata de crochê. Para essa combinação, procure deixar o look mais minimalista, pois, assim, o acessório não pesa no visual e se torna um detalhe interessante que chama atenção para o rosto.
Como saber a cor ideal?
Para finalizar, tome cuidado na hora de combinar a gravata com o restante da roupa. Você deve prestar atenção na cor da camisa, principalmente com as estampadas. As listradas, aliás, cabem melhor com gravatas lisas, fazendo uma sobreposição de cores. Na dúvida, as peças brancas caem bem com diversas combinações.
Agora que você já sabe como combinar o seu traje com uma gravata de crochê, desmantele essa ideia de que o modelo é “coisa de vó”. Aposte nessas combinações e deslumbre por onde passar.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!