Mentir no currículo é uma maneira estratégica que você pode fazer para uma empresa lhe contratar e, assim, você poderá ocupar o cargo desejado.
Mentir no currículo é uma forma desonesta e antiética que você não deve fazer para que uma empresa te contrate, pois ao fazer isso você poderá se prejudicar e manchar a sua imagem para sempre. Além disso, você irá tirar a vaga de uma pessoa totalmente capacitada e especializada neste cargo almejado.
Os parágrafos explicitados servem de reflexão para nós. Ambos transmitem uma mensagem, a questão central é conseguir um emprego. No entanto, há uma grande diferença entre ambos.
Enquanto o primeiro parágrafo seria dito por uma pessoa antiética, o segundo traduz exatamente o que não devemos fazer, expressando a honestidade que todos nós deveríamos ter em mente. Bom, é o que esperamos, não é mesmo?
Se você é o tipo de pessoa que concorda com o primeiro parágrafo, é melhor continuar lendo este post para ver as consequências ao mentir no currículo e rever seus conceitos.
Infelizmente, mentir no currículo se tornou algo banal, fazendo com que as pessoas usem a frase “todo mundo faz” como desculpa para engendrar tal fato. Com isso, muitas pessoas já se prejudicaram ao mentir no currículo, não somente perderam a chance de conseguir um emprego, mas também mancharam a imagem profissional no mercado de trabalho.
Mentir no currículo
Muitos graduados após terminarem a faculdade fazem de tudo para conseguir um emprego e mentir no currículo é uma das opções. Bom, não deveria ser, mas o desespero de iniciante, o nervosismo e a ansiedade para entrar no mercado de trabalho falam mais alto que a própria moral.
Embora possa parecer apenas uma “pequena mentira”, fazer declarações falsas em seu currículo pode ter consequências muito sérias. Mentir no currículo pode custar-lhe o emprego em longo prazo, seja quando o empregador percebe que você não é capaz de desempenhar a função de maneira adequada, seja quando descobre a verdade sobre suas supostas qualificações.
Dessa maneira, os recrutadores já sabem que os candidatos muitas vezes exageram suas habilidades e experiências em seu currículo. Portanto, é mais fácil do que nunca para os empregadores pegar o telefone ou percorrer seus perfis de mídia social para descobrir a verdade sobre você.
Sabe aquele ditado “mentira tem perna curta”? Pois bem, quando se trata de falsificar algumas informações no currículo, esta fraude não demora muito tempo para ser descoberta, afinal, como já mencionado, a sua incompetência nesta área será perceptível.
Mentiras mais contadas nos currículos
Se você fizer esta pergunta para um algum profissional de Recursos Humanos, muito possível que ele irá te contar algo muito absurdo, pois é exatamente isso que acontece.
Uma das mentiras mais frequentes é o idioma, tendo em vista que o inglês é essencial para ter um bom currículo. Dessa maneira, muitas pessoas fazem um curso básico de inglês de pouca duração e colocam em seus currículos que são fluentes em tal idioma.
Agora, imagine a seguinte situação: um cliente estrangeiro liga para a sua empresa e rapidamente passam a ligação para você, já que em seu currículo consta que você é fluente. Mas, na hora H você trava e não consegue nem se quer iniciar uma conversa na língua estrangeira.
Viu só como mentira tem perna curta? É por meio do cotidiano no ambiente de trabalho que as fraudes no currículo são desmascaradas. Já imaginou a vergonha e o constrangimento?
Outra mentira muito comum é a formação e experiência na área digital. Tendo em vista toda a globalização e a necessidade da tecnologia, muitas empresas procuram pessoas com experiência na área tecnológica, com conhecimento em softwares, etc. No entanto, diversas dessas pessoas que se dizem experientes nesta área não sabem nem fazer uma planilha no Excel. E mais uma vez, a mentira é descoberta.
Consequência ao mentir no currículo
A consequência mais óbvia ao mentir no currículo é a demissão. Além disso, caso envolva falsificação de algum certificado ou outra mentira que configure fraude, é possível uma demissão por justa causa.
Embora você esteja mentindo para benefício próprio, ao mentir no currículo você também prejudicará a empresa. A exemplo disso pode-se citar as situações mencionadas acima. Uma ligação de um cliente de outro país pode ser de suma importância para o crescimento da empresa. Caso contrário, o nome da empresa poderá ficar manchado no mercado, tendo em vista que seus funcionários não são qualificados como esperado.
Além disso, já que você não tem os conhecimentos necessários na área digital, por exemplo, você não conseguirá dar prosseguimento às atividades solicitadas, o que ocasionará grandes transtornos para a empresa.
Dessa maneira, o constrangimento é inevitável! Assim, sua imagem profissional ficará manchada para sempre na sua área. Se você for demitido por conta de uma mentira poderá encontrar dificuldades para ser contratado por outras empresas, afinal os profissionais de RH mantêm uma rede de comunicação ativa e é muito comum pedir referência de um antigo chefe antes de realizar uma contratação.
E se eu menti no meu currículo, o que eu faço?
Primeiramente, você deve ser transparente e honesto com seu empregador, então a melhor opção é falar a verdade. Informar o empregador irá ajudá-lo a evitar dificuldades mais adiante. Além disso, se você se candidatou para uma vaga com algumas informações falsas, você pode considerar a retirada de sua candidatura.
Optar por encerrar o processo aqui permitirá que você mantenha sua reputação, em vez de prejudicá-la se for descoberto em um estágio posterior.
Como melhorar o currículo sem mentir?
Uma das maneiras de melhorar seu currículo é reservando um tempo para pesquisar a fundo a empresa, lendo a descrição do cargo e descobrindo mais sobre os funcionários que já trabalham lá.
Assim, use essas informações para descobrir as habilidades ou qualificações mais relevantes que você possui e enfatize-as tanto quanto possível em seu currículo. Além disso, certifique-se de posicionar conhecimentos relevantes no topo de sua inscrição, para chamar a atenção do empregador e aumentar suas chances para uma entrevista.
Tendo em vista todas as consequências por conta de certas fraudes no currículo, será mesmo que vale a pena mentir no currículo?
Não há nada mais deselegante do que inventar uma mentira sobre nós, sobre nosso trabalho. Isso reflete na nossa imagem profissional, e pode ter certeza que ninguém contratará um mentiroso desqualificado. Invista em um bom currículo por meio de seus estudos e experiências, não por meio de mentiras.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!