camisa branca

Se você não sabe como usar uma camisa branca, não possui nenhuma e acha que ela não tem tanto prestígio, pois pare imediatamente de pensar assim e continue lendo este post para começar a amá-la e fazê-la sua aliada.

camisa branca

Créditos: Unsplash – Fotógrafo: Peter Abu

A camisa branca é a peça mais versátil no guarda roupa masculino.  Portanto, uma das dúvidas mais frequentes nas consultorias é: como usar camisa branca?

Indubitavelmente, ela é a peça de maior importância, pois além da sua versatilidade, ela é leve, fluida e muito elegante. E quando se trata de profissionalismo, sua aparência tem um grande papel a desempenhar nas impressões que você deixa nas pessoas. Por isso, é necessário que você saiba como usar camisa branca, para nunca mais errar e garantir o seu sucesso.

Suas roupas têm um impacto tão grande que refletem a imagem da organização para a qual você trabalha. Especialmente, uma camisa branca social que se torna um requisito quando você está em um ambiente formal e quer passar seriedade e confiança para as outras pessoas.

Não é à toa que, normalmente, quando alguém fala em camisa branca, automaticamente pensamos em uma pessoa em um meio corporativo e/ou um escritório, com um look formal complementado com uma calça e um sapato social.

No entanto, por conta da sua transitoriedade, podemos vê-la em outros ambientes também em nosso cotidiano, como em igrejas, consultórios, formaturas e outros eventos.

Portanto, saber como usar camisa branca social é de suma importância, e se você ainda não tem uma, corra comprar após ler este post!

Mas, desde quando a camisa branca se destacou?

Embora comumente vejamos nos locais supracitados, a peça ganhou destaque durante o século XVIII e XIX, principalmente entre a nobreza, simbolizando status da classe social.

Para os homens, a influência da camisa branca pode ser mais bem norteada até a era vitoriana, onde era um importante símbolo de riqueza, distinção de classe e um poderoso emblema de sobriedade e uniformidade.

Naquela época, lavar as roupas e mantê-las sempre limpas era um privilégio para os homens e mulheres da época, por isso, a cor branca pura do tecido cumpria os ideais masculinos de austeridade e poder. Portanto, apenas uma pessoa de prosperidade e dotes poderia possuir o luxo de ter suas camisas lavadas com frequência e ter o suficiente para usar.

Assim, a camisa branca social estava relacionada ao comportamento masculino moral apropriado e essa austeridade no vestuário indicava que um homem era confiável e tinha um jeito sério para negócios. Com isso, esse pensamento permeia até a atualidade, não é à toa que para ter uma boa imagem profissional,  é essencial saber como usar camisa branca.

Além da cor da camisa, os colarinhos rígidos e engomados distinguiam a elite dos funcionários, que necessitavam de colarinhos baixos para facilitar os movimentos. Assim, esta peça chegara ao auge com todo o seu glamour.

No entanto, com o aumento da confecção e a queda do preço, devido à grande disponibilidade no mercado, fez com que a peça se popularizasse entre os operários também. Dessa forma, ela não era mais um símbolo de nobreza nem mesmo em saber como usar camisa branca era uma forma de empoderamento, tendo em vista que todos estavam usando-a.

Assim, o fator determinante para a separação de classes não era mais a brancura da cor, mas o caimento, a qualidade do pano e as variações de estilo discreto.

A camisa branca nos tempos contemporâneos

camisa branca

Créditos: Unsplash – Fotógrafo: Austin Distel

Como já mencionado, a brancura da camisa já não era fator relevante para definir status, pois a acessibilidade e a disponibilidade deste item permitiram que o homem a vestisse não apenas para o trabalho, mas também para outros locais.

Assim, uma mudança significativa para a camisa branca social foi a introdução de tecidos sintéticos, com capacidade questionável de conforto, no final dos anos 1950 e início dos 1960.

Atualmente, são mais usuais camisas sociais de algodão ou linho, por conta dos tecidos leves e fluidos. No entanto, quando se trata de sofisticação e elegância, as camisas brancas de seda são, sem dúvidas, destaques!

Portanto, para um dia de trabalho ou eventos casuais, dê preferência para as camisas sociais de algodão ou de linho. Elas são mais soltas e respiráveis também, impossibilitando aquele constrangimento em dias muito quentes.

Embora o prestígio em saber como usar camisa branca houvesse caído, com as diversas mudanças sociais e no mundo da moda, ao longo da década de 1980, a vestimenta em destaque, com marcas como a grife alemã Hugo Boss, estava na moda em contextos de negócios urbanos. Assim, a camisa social branca recuperou sua associação com poder e prestígio – uma legitimidade de lugar que por direito ainda mantém.

Como combinar uma camisa branca?

homem com camisa social

Créditos: Unsplash – Fotógrafos: Bibek Thakuri

No começo deste post, havia comentado que a camisa branca é considerada uma das peças mais versáteis do guarda roupa masculino. Pois bem, isso porque combina com qualquer terno de cor, em qualquer época, em qualquer evento. Combinar terno e gravata com uma camisa branca é muito fácil, economizando tempo e dinheiro.

Dessa maneira, você pode ousar em usá-la com uma gravata também, o contraste branco de sua camisa fará a gravata se tornar a peça central, dando mais glamour ao seu look e impressionando os olhares a sua volta.

Ou seja, pode usar uma camisa social branca com praticamente qualquer coisa. Além disso, combina bem com jeans e blazer, até mesmo com uma calça de sarja para eventos informais.

Para os homens que evitam usar e a camisa branca por conta do suor, saiba que existe a undershirt. A undershirt é uma camiseta um pouco mais fina, desenvolvida com uma tecnologia especial para absorver e evaporar o suor rapidamente. Dessa forma, não há tempo para deixar a camisa molhada, evitando o incômodo e o odor.

Por que branca em vez de camisas coloridas?

camisa branca

Créditos: Pixabay

Muitos homens fazem essa pergunta, com tantas camisas de outras cores, por que só a branca se destaca, não é mesmo? Dessa maneira, é essencial saber os motivos da importância da camisa branca social, tais como:

  • Apresenta uma imagem visual do negócio e passa a mensagem de que os colaboradores são profissionais.
  • Camisas brancas são altamente aceitáveis ​​em quase todos os eventos.
  • Também dá uma sensação de uniformidade em um escritório, de modo que não há egoísmo ou complexo de superioridade.
  • Dá uma sensação de energia, aumentando a sua confiança para o trabalho.
  • Ajuda você a exibir sua aparência simples, limpa e elegante.
  • As camisas brancas podem representar um início de sucesso, além de inteligência, brilho e perfeição.
  • Também afeta a mente e o corpo, promovendo positividade e encorajando a purificação de pensamentos e ações.

Tendo em vista a história dessa peça e sua importância na moda masculina, não tem como deixá-la de fora do guarda roupa, não é mesmo? Então, se você quer ter sucesso no seu trabalho ou em sua vida pessoal, invista em uma bela camisa branca social!

1 responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *