Cumprimentar as pessoas é um ato de educação e respeito. O cumprimento demonstra seu interesse pela pessoa, sua admiração por ela. Por isso, o ato de cumprimentar uma pessoa é muito importante, principalmente em um ambiente corporativo.
Todos já passaram pela situação de encontrar uma pessoa conhecida, mas não tinha muita intimidade com esta pessoa, por isso preferiu não cumprimentar, ou simplesmente fez um aceno com a cabeça.
Esta e tantas outras são formas de se cumprimentar alguém. No entanto, há cumprimentos específicos que não podem ser utilizados em um ambiente formal, bem como há cumprimentos que podemos deixar de lado quando se trata de uma reunião familiar ou um almoço entre amigos.
Além disso, o cumprimento reflete muito quem nós somos, reflete nossa educação e nossa postura. Portanto, cumprimentar é importante para sua imagem pessoal e/ou profissional, é um dos pontos básicos das regras de etiqueta. Um cumprimento errado pode arruinar sua imagem e sua credibilidade. Então, fiquem atentos às dicas!
Como cumprimentar?
Como já mencionado, há diversas formas de cumprimentar. Em um ambiente corporativo, comumente cumprimentamos as pessoas – sejam colegas, clientes, autoridades, entre outros – com um simples aperto de mão. No entanto, isto varia de pessoa para pessoa, dependendo do grau de intimidade que vocês têm e o local que se encontraram.
Aperto no braço
Há homens que têm o costume de pegar no bíceps de seus colegas para cumprimentá-los. Isto está errado. Não se pega no braço do colega para dar a mão em seguida, isto é um gesto rude e invasivo. Se você tem intimidade com a pessoa, dependendo lugar – contanto que não seja o ambiente de trabalho – você pode cumprimentá-lo assim, na brincadeira, como amigos.
Aperto de mão
É a maneira mais comum e simples que tem para cumprimentar. Se você não quer errar na hora do cumprimento, então dê a mão, um gesto respeitoso e educado. No entanto, há maneiras que você deve evitar aperta a mão da pessoa, tais como:
- Mão mole
A mão mole é aquela mão que você vai cumprimentar a pessoa e não sente firmeza alguma em sua mão. É aquela pessoa que não demonstra interesse e comprometimento, que aparentemente está cumprimentando somente por obrigação. Esse tipo de pessoa demonstra desrespeito e falta de credibilidade.
- Mão sanduíche
A mão sanduíche é aquele cumprimento de avó ou avô, quando além de apertar sua mão, a pessoa fica alisando a parte de cima da sua mão também. Em um ambiente de trabalho jamais você deve fazer isso, este é um tipo de cumprimento muito carinhoso, totalmente informal e inapropriado para um ambiente formal.
Dessa maneira, este ato demonstra uma grande invasão de espaço, podendo deixar a outra pessoa constrangida, tendo em vista que você está sendo muito carinhoso com ela. Além disso, isto pode até indicar um sinal de abuso, demonstrando que você está interessado na pessoa e se aproveitando do ato de cumprimentar.
- Mão de ferro
Todos nós já conhecemos uma pessoa que cumprimentava de maneira impiedosa, sem dó mesmo. É aquele cumprimento que chega até estralar nossos dedos da mão de tão forte. Não aperte a mão da pessoa que irá cumprimentar, é desrespeitoso, principalmente se for uma mulher. Caso não tenha noção de sua força, comece a perceber para não erra mais e deixar um clima constrangedor.
Qual a maneira certa de cumprimentar?
A maneira correta de cumprimentar é com um aperto de mão, com a mão firme, nem muito mole e nem muito forte. A mão firme é o ideal, demonstrando credibilidade. Uma pessoa com a mão firme demonstra segurança sobre o que está fazendo, assim, além de ser um ato de educação, passa confiança também.
Outras maneiras de cumprimentar
Beijinho no rosto: pode ou não?
Da mesma forma que a mão sanduíche é invasiva e informal, o beijo no rosto, além disso, é também muito carinhoso. Portanto, deixe para cumprimentar as pessoas de sua família e/ou amigas próximas com beijo no rosto.
Para um ambiente corporativo você nunca deve cumprimentar uma mulher com um beijo no rosto, a não ser que ela te cumprimente com um beijo no rosto. Assim, ela estará permitindo este tipo de cumprimento, diferente da maneira que se você, homem, fosse cumprimentá-la. Caso esteja em dúvida se cumprimenta com um beijo no rosto ou não, dê a mão e não cometa erros.
Em uma sala de reunião
Em uma sala de reunião, principalmente se é um sala que você ainda não conhecia, sempre levante para cumprimentar a pessoa que acabou de entrar. O gesto de levantar-se demonstra respeito por aquela pessoa que adentrou a sala de reunião.
Não se esqueça que quem chega é quem cumprimenta. Essa é uma regra geral e até bastante conhecida pela maioria das pessoas. Mas, não é preciso exagerar. Dependendo do momento, basta dizer “bom dia” ou “boa noite a todos”.
Além disso, em uma sala de reunião é muito importante você ter o contato visual, olho no olho. No entanto, depois de fazer contato visual, não espere que os outros o cumprimentem. Tome a iniciativa e cumprimente as outras pessoas após o contato visual.
Outro ponto muito importante é o sorriso. Um sorriso pode abrir muitas portas para você, é por meio dele que você demonstra seu carisma e educação. Uma pessoa que anda sempre sorridente e cumprimentando os outros com um sorriso, será facilmente lembrada e será reconhecida, algo muito importante para a imagem pessoal e/ou profissional. Diferente daquela pessoa séria que aparentemente não parece estar satisfeita com nada, pois só vive de cara fechada.
Reconheça as pessoas
Uma forma de transmitir o seu carisma e sua educação é reconhecer as pessoas, não somente seu chefe ou superiores, mas, todos aqueles que trabalham com você.
Portanto, devemos reconhecer as pessoas por quem passamos em ambientes que vivemos, trabalhamos ou visitamos regularmente, como por exemplo, apartamento, refeitório, academia, elevador, etc. Mesmo que você nunca mais veja a pessoa novamente, tente ser amigável e criar uma interação positiva. Você fará alguém se sentir bem porque você o reconheceu e também se sentirá melhor consigo mesmo.
Dessa maneira, reconhecer os outros pode ser feito verbalmente com uma saudação curta ou não verbalmente com um gesto, como por exemplo, sorriso, aceno, aceno de cabeça, etc.
Tendo em vista todas essas regras de etiqueta e formas de cumprimentar, não erre da próxima vez que for cumprimentar alguém. Lembre-se: sempre com um sorriso no rosto, fazendo contato visual, para destacar sal imagem e garantir o seu sucesso!
Saiba mais sobre como cumprimentar de maneira correta:
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!