A nova masculinidade é um assunto complexo para homens tradicionais. Embora seja de extrema importância para entender o mundo contemporâneo, há homens que preferem manter o padrão tradicional, o padrão heteronormativo.
Atire a primeira pedra o homem que nunca disse ou nunca ouviu as seguintes frases: “homem não chora”, “rosa é cor de menina”, “seja homem”, entre tantas outras frases machistas.
Dessa maneira, estas frases refletem o homem que parou no tempo. Quando falamos da nova masculinidade, estas frases não tem sentido algum, afinal, o que é ser homem? Ser homem é ser agressivo e forte? Ser homem é não aceitar que uma mulher seja superior em relação ao trabalho? Com certeza não, não é mesmo?
Pois bem, a nova geração trás o conceito da nova masculinidade, diferente daquela ensinada aos homens com mais de 50 anos. Assim, a sociedade patriarcal está em constante declínio, por isso, é necessário nos atentarmos com as mudanças sociais, principalmente em relação à moda, ao mercado de trabalho e a imagem pessoal.
Do patriarcado à contemporaneidade
Faith Popcorn, uma das maiores experts em comportamento do consumidor, liberou, em 2018, o relatório “The Future of Masculinity” (O Futuro da Masculinidade):
“Frequentemente a masculinidade é definida pela genitália e por estereótipos. O pensamento estereotipado acredita que a biologia do homem define a agressividade, raiva e força. Este mesmo pensamento acredita que a sociedade quer afeminar os homens no futuro, enfraquecendo o significado de ser masculino e pintar o mundo deles de rosa. Mas e se esta natureza estiver mudando?”
Tendo em vista esta mudança, a imagem do homem de família – o chefe da casa, aquele homem bruto que trabalhava fora de casa enquanto a mulher cuidava dos filhos em casa – passou a ser minoria na sociedade após diversas revoluções sociais, principalmente após o fortalecimento do feminismo e a independência feminina.
Com isso, muitos homens viram a necessidade de mudar seus hábitos, tais como limpar a casa, lavar roupa e outros trabalhos domésticos que antes eram considerados “coisas de mulher”.
Infelizmente, o machismo estrutural é muito presente em nossa sociedade, mas diversos debates são feitos para desfazer esta ideia. A exemplo disto, pode-se citar as propagandas contemporâneas.
Segundo Julia Faria, gerente de vendas da consultoria de tendências WGSN, o consumidor de hoje espera um novo retrato da vulnerabilidade e expressão das emoções, e muitos influenciadores e marcas já estimulam isso. O feminismo e discussões sobre gênero têm ajudado a mudar o mindset e estímulos das gerações mais novas desde a infância.
Várias marcas estão mostrando, por meio de propagandas, as novas famílias – aquelas fora do padrão heteronormativo, tais como uniões entre dois homens, as famílias formadas por transexuais e até mesmo a família monoparental. O intuito é abranger todos os tipos de homens – aqueles marginalizados há 50 anos – e mostrar a importância da nova masculinidade.
Masculinidade tóxica
A masculinidade tóxica é presente na vida de muitos homens. Além de prejudicar relacionamentos amorosos e de trabalho, a masculinidade tóxica é muito prejudicial à saúde masculina.
O câncer de próstata, por exemplo, é o segundo mais comum entre os homens, e mesmo assim muitos homens negam a fazer o exame do toque, devido à ideia machista de que o exame retal irá atingir sua masculinidade. Além disso, segundo o mapa da violência no Brasil, homens brasileiros cometem 4 vezes mais suicídio do que mulheres.
O elevado índice de suicídio entre homens deve-se ao fato de ser um assunto pouco discutido, além de muitos homens sofrerem grande repressão em relação aos seus sentimentos.
O sentimento masculino ainda é motivo de piada entre muitas rodas de amigos. Quando um amigo estiver desabafando contigo, não ria, ouça e respeite. É muito difícil para um homem se abrir com alguém. Então, não caçoe, pois caçoar de um desabafo pode gerar um bloqueio sentimental, alimentando a ideia da masculinidade tóxica.
A nova masculinidade
A nova masculinidade é a masculinidade contemporânea, que surgiu e vem se desenvolvendo a partir das novas gerações Milllenios (nascidos entre 1980-1996) e Z (Nascidos entre 1996-2010). Segundo o “The Book of man”, a nova masculinidade é definida, entre outras coisas por:
- Rever os antigos valores estabelecidos pela velha masculinidade.
- Olhar de forma questionadora para como se encara a própria masculinidade.
- Tirar o verniz da postura de macho.
- Apoiar o que é ser um homem de verdade e não estereótipos.
- Entender que não é mais sobre poder, coragem e força. É preciso redefinir estes conceitos e entender que a coragem de expressar seus sentimentos é necessária.
- Se importar com o mundo, as outras pessoas e seus próprios sentimentos.
- Eliminar frases do tipo: “Coisa de macho”. “Seja homem”.
- Apoiar a equidade de gêneros e oportunidades. E agir para atingir isso.
- Entender que não é sobre ter um corpo em forma.
- Ter como objetivo, ser saudável e fazer exercícios para isso e não para ter uma barriga tanquinho.
- Assumir suas tristezas e eventuais lágrimas.
- Ajudar os outros.
- Ter autorrespeito.
- Abraçar e assumir sua própria vulnerabilidade.
A nova masculinidade e a moda
A nova masculinidade tem como o intuito a liberdade do homem moderno, a qual o homem pode decidir o que quer usar, sem padrões. Logo, a ideia de usar preto, azul, verde e branco, cores simples e “másculas”, não se encaixa na nova masculinidade.
Portanto, a quebra de padrões, considerados masculinos, dá total autonomia para o homem escolher suas roupas sem o julgamento de outros. Assim, o homem pode usar rosa, um shorts acima do joelho, calça skinny, e diversas outras peças que antigamente eram julgadas.
Com isso, o homem de terno tradicional ficou para trás. Aliás, diversos homens usam blazers coloridos camisas coloridas, meias coloridas, etc. Assim, a nova masculinidade possibilita o homem viver sem ser cobrado em assumir uma postura máscula, deixando os estereótipos de “homem ideal” para trás também. Afinal, o que é um homem ideal?
Não há homem ideal, há diversos tipos de homens, cada um com sua qualidade e característica mais marcante. O ideal é ser aquilo o que quiser, seja com o cabelo grande, com barba, com salto alto, com sapato social, etc. Com isso, é esta diversidade que as marcas procuram trazer e estimular para atender a necessidade de todos os tipos de homens.
A nova masculinidade e a imagem pessoal
No mundo corporativo, o estilo clássico é o estilo predominante entre os homens. No entanto, há 7 estilos universais masculinos que estão a nossa disposição, não precisamos seguir apenas um estilo.
A imagem pessoal atual preza por homens flexíveis, ou seja, aqueles que demonstram estar de mente aberta para novos trabalhos e estilos, esta é a nova masculinidade. Assim, você pode adaptar a sua imagem pessoal com a nova masculinidade, começando a deixar de lado antigos comportamentos, experimentando novos estilos, como uma gravata diferente, um sapato de outra cor ou um blazer colorido.
Tudo isso com muita cautela, visando sempre à elegância, nada de exageros, mas procurar por algo inovador para sua imagem pessoal pode te destacar em meio à outros homens. Com isso, um consultor de imagem é a pessoa ideal para lhe orientar a procurar novos estilos, assim, poderá lhe ajudar a adaptar seu estilo à nova masculinidade. Então, já está se adaptando à nova masculinidade?
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