Montblanc International GmbH, mas conhecida somente como Montblanc, é uma companhia alemã com produtos luxuosos que faz qualquer pessoa se apaixonar pelos modelos, detalhes e tecnologia.
Por mais que muitas pessoas pensem que a Montblanc é francesa por conta de seu nome, no entanto, a Montblanc foi fundada em Hamburgo, Alemanha, em 1906 e ainda hoje é a sede da companhia.
História da Montblanc
Tudo começou quando Alfred Nehemias, um banqueiro de Hamburgo, e August Eberstein, um engenheiro de Berlim, perceberam as oportunidades da evolução dos tempos e decidiram começar a fabricar canetas luxuosas, com modelos sofisticados, que conquistaram facilmente o público.
As canetas Montblanc fazem sucesso por todo o mundo, por mais que a empresa tenha outros produtos de excelente qualidade, como relógios, óculos e entre outros, as canetas são a chave do negócio.
A primeira loja da marca foi inaugurada em 1919, em Hamburgo. Assim, a marca começou fornecendo a venda exclusiva de canetas e outros produtos de papelaria, como papéis, lápis e tinta. Por conseguinte, outras lojas foram abertas pela Europa.
Devido à sua expansão pelo mundo, a marca abriu sua primeira boutique em 1990, em Hong Kong. Desse modo, outras boutiques foram abertas, como, por exemplo, em Paris e Londres. Atualmente, a marca está presente em 70 países, em mais de 350 lojas.
Contudo, para ocorrer essa grande expansão da marca, houve um forte investimento em decoração de vitrines, catálogos e treinamento da equipe de vendas. Essa filosofia permanece até hoje, pois a Montblanc apresenta um código de conduta, mantendo um padrão de qualidade e sofisticação da marca.
Dessa forma, as canetas Montblanc são um símbolo de estilo e poder. Por isso, a marca é conhecido por economistas e analistas da bolsa de valores do centro financeiro de Wall Street como “power pen”. Este status deve-se ao fato de muitos acordos importantes no mundo dos negócios serem assinados por uma caneta Montblanc.
Além disso, a Montblanc apresenta opções diversas e diversos custos. O modelo clássico, considerado básico em relação às outras opções, custa em torno de 300 euros. No entanto, há também itens ultra diferenciados, como o modelo composto por 4.810 brilhantes, custando cerca de 120 mil euros.
Por que Montblanc?
Antes de ter o nome Montblanc, a empresa começou como a empresa Simplo Filler Pen, a qual teve o primeiro lançamento em 1909, com a caneta Rouge et Noir. Neste mesmo ano, criou-se o nome da marca Montblanc.
Muitas pessoas, como já mencionado, se questionam e até mesmo se confundem ao falar da Montblanc. O Monte Branco (traduzido do francês) é a montanha mais alta da Europa Ocidental, sendo localizada na França. Assim, fazendo uma analogia com a montanha mais alta da Europa Ocidental, a marca, seria o ponto mais alto, o ápice, dos instrumentos de escrita.
Dessa maneira, em 1913 a estrela com seis pontas arredondadas se tornou o símbolo da marca. Até hoje a identidade visual Montblanc, tem como referência o pico da montanha coberto de neve e traduzindo o design, a qualidade e o estilo de vida da marca.
A Caneta Meisterstück
A Caneta Meisterstück foi lançada em 1924, este instrumento de escrita ainda hoje é considerado um clássico da Montblanc, sendo o carro chefe da marca.
Neste mesmo ano, em 1924, após o lançamento da caneta Meisterstück, a marca entrou para o Olimpo das marcas de luxo junto a grandes marcas como Cartie, Old England e Officine Panerai entre diversas outras.
Por conseguinte, em 1952 o Meisterstuck 149 tornou-se um autêntico símbolo no mundo dos instrumentos de escrita após o seu lançamento.
Dessa caneta surgiram todas as outras canetas da coleção Meisterstück, inclusive as canetas de edição limitada. As canetas fazem parte da coleção Patron of Art de Montblanc, lançada em 1992, que homenageia um benfeitor lendário das artes e da cultura, como Mahatma Gandhi e a Rainha Elizabeth I.
O sucesso dessa caneta foi tanto que, em 1929, na ponta da caneta-tinteiro Meisterstück estava inscrito o número 4810. Este número representa a altura do pico do Monte Branco, e se tornando um sinal de excelente qualidade.
Em 1994, o modelo Meisterstuck Solitaire Royal estreou no catálogo da marca, sendo a caneta mais cara do mundo. Este modelo contém 4810 diamantes – em referência à altura do Monte Branco – aplicados manualmente.
Montblanc no Brasil
Com tanto sucesso pelo mundo, no Brasil não poderia ser diferente, e claro, não poderia estar em outra cidade senão em São Paulo. A marca chegou ao Brasil em 1995, e a metrópole paulista foi a primeira cidade das Américas a receber uma loja própria da marca. A boutique fica localizada em um dos mais valorizados pontos da capital, entre as Ruas Oscar Freire e Haddock Lobo, no bairro dos Jardins.
Montblanc e a cultura
Arte e cultura são dois elementos muito marcantes na marca, podemos perceber isto com a coleção Patron of Art, mencionada anteriormente. Esta relação começou na década de 1980, quando a Montblanc deu início ao compromisso mundial com a cultura e a arte, com várias iniciativas internacionais de patrocínio à literatura, balé e música. Além disso, a Montblanc tem uma parceria com a UNICEF pensando na educação de milhões de crianças pelo mundo.
Outros produtos da marca
Em 1997, a Montblanc fundou a Montblanc Montre S/A, na cidade de Le Locle, ingressando no restrito segmento de relógios de luxo. A primeira coleção de relógios Meisterstück contava com 13 modelos, parte com movimento manual, à corda. Depois dos relógios surgiram óculos, peças de joalheria, bolsas, perfumes e produtos da linha corpo e banho, como desodorantes e até mesmo loções pós-barba.
A mais nova novidade da marca é o Montblanc Augmented Paper que é um gadget que leva para o mundo digital todas as anotações, esboços e ideias que nascem no papel. Composto de um caderno com papel pautado e uma caneta esferográfica Montblanc Star Walker exclusiva. O Augmented Paper funciona por meio de Bluetooth com o aplicativo próprio Montblanc Hub, disponível para Android e iOS. Basta apertar um botão e todo o material manuscrito é digitalizado e está disponível para ser compartilhado, editado ou armazenado.
Tendo em vista toda essa história da marca que conquistou muitas pessoas, além da novidade da Montblanc, está esperando o que para investir em um Montblanc? Invista em produtos Montblanc, pois você atrairá muitos olhos para sua sofisticação e elegância, você não irá se arrepender!
Assista ao vídeo para saber um pouco mais sobre a Montblanc:
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!