Infelizmente, o câncer de mama é uma doença que atinge diversas pessoas em todo mundo, muitas delas, por falta de informação ou cuidado acabam falecendo em decorrência do diagnóstico tardio. No entanto, muitas pessoas pensam que o câncer de mama só atinge as mulheres, por conta da presença de glândulas mamárias. Mas é importante que saibamos sobre o câncer de mama masculino, ou seja, os homens também têm glândulas mamárias e hormônios femininos, ainda que em quantidade pequena.
Apesar de parecer impossível, o câncer de mama masculino é bem raro, estimativas indicam que 1% dos casos da doença afetam as pessoas deste sexo. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), das 16.254 pessoas, que morreram em decorrência de câncer de mama no país, em 2018, 185 eram homens.
Dessa forma, por falta de conhecimento sobre o assunto, muitos homens acham que isso poderá ser impossível que aconteça com eles, assim acabam não fazendo o exame para a prevenção.
“O diagnóstico precoce ainda é o maior aliado para o tratamento eficaz do câncer de mama. Quando identificado cedo, pode ser tratado, impedindo que o tumor se propague”, alerta Luciana Rodriguez, Doutora em Saúde pela Universidade de Brasília (UNB).
Uma forma de sabermos quais as possíveis chances de termos câncer de mama futuramente, ou seja, ter um gene dessa doença é analisar sua árvore genealógica, sua genética. Então, procure saber sobre casos em sua família e marque uma consulta por via das duvidas.
Como diagnosticar:
O mais recomendado é você procurar um médico especialista para que você seja encaminhado para o tratamento certo.
Por isso, é necessário que você conheça seu corpo e não tenha vergonha de se apalpar, ou seja, deixe de lado esse pensamento machista e arcaico que cuidar de si mesmo é coisa de mulher. Sua saúde é mais importante do que preconceitos enraizados da nossa sociedade.
Então, é muito importante que você tire um tempinho para analisar seu corpo e observar os seus mamilos para perceber os sintomas.
Sintomas de câncer de mama masculino
- Protuberância ou inchaço, geralmente (mas nem sempre) indolor.
- Pele ondulada ou enrugada.
- Retração/diminuição do mamilo.
- Dor unilateral na mama.
- Vermelhidão ou descamação da pele da mama ou do mamilo.
- Inchaço nos linfonodos axilares.
- Secreção pelo mamilo.
Caso você perceba algum sintoma mencionado em seu corpo, não tenha vergonha e procure um médico, quanto mais cedo o diagnóstico, mais sucesso você terá com o tratamento.
Tratamento:
“Eles precisam de um tratamento diferenciado. Até porque essa notícia para eles é bem impactante, eles demoram a se recuperarem dessa informação. Eles sofrem preconceito, pois o câncer de mama é predominantemente feminino. Então, existe esse preconceito natural aos casos, desta maneira além de conviver com o diagnostico também precisam lidar com os preconceitos, tabus e ironias”, explicou a presidente da Associação Amigos do Peito (MTmamma), Cleusa Dias Lemes.
O tratamento varia por conta do tamanho do tumor. Assim como as mulheres, há tratamentos como a quimioterapia, radioterapia e bloqueio dos hormônios. Há também a cirurgia que costuma ser a retirada de toda a mama com a aréola e o mamilo tendo de sair como margem de segurança (mastectomia total), com a cirurgia axilar (retirada de um gânglio ou de vários gânglios da axila) no mesmo tempo cirúrgico.
Previna-se, derrube pensamentos antigos e cuide-se, sua saúde agradece.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!