Todo homem que gosta de se vestir bem ou trabalha no mundo corporativo, sabe que a gravata é um acessório essencial para mostrar elegância e charme, destacando-se por onde passa.

Como a gravata surgiu

Não há um local e data específicos de quando a gravata foi usada pela primeira vez, mas a gravata popularizou-se no século XVII quando os croatas chegaram à França quando um adorno no pescoço, que logo chamou muito a atenção dos franceses.

O principal objetivo desse enfeite no pescoço era para estancar o sangramento de alguma parte do corpo nas guerras. Outro objetivo era proteger o pescoço do frio já que nos países europeus o clima era muito frio em algumas épocas.

Dos croatas para os franceses e em seguida para os ingleses que levaram essa tendência para suas colônias na América, expandindo-se pelo mundo todo.

Atualmente a gravata é usada para demonstrar o glamour e status do homem em relação ao ambiente ou ao evento. Muitos homens não sabem, mas existem quatro tipos de gravatas:

Gravata Padrão ou Standard

Este modelo, normalmente, tem de 8 a 9,5 cm de espessura com a bico pontiagudo. São muito usadas para o ambiente de trabalho ou eventos formais.

A gravata padrão é uma peça coringa, pois combina com qualquer tipo de homem, podendo variar suas estampas e tonalidades.

Gravata Slim ou Skinny

Este modelo é um pouco mais estreito do que a gravata padrão, tendo de 5 a 6 cm de espessura. A gravata slim é o modelo mais versátil e preferido pelos homens, podendo ser usada em um evento mais formal ou casual.

Esta dá uma aparência mais jovem e renovadora, podendo usá-la até com calça jeans e ternos mais ajustados ao corpo.

Gravata Borboleta

A gravata borboleta é diferente das outras por não ter o mesmo comprimento e não chamar tanto a atenção. Este modelo é indispensável para quem irá usar um smoking em uma festa de gala ou eventos que exigem uma vestimenta especial e glamorosa.

Gravata ponta reta

A gravata de ponta reta é uma gravata diferenciada e não muito indicada para eventos formais. Este modelo é mais despojado, podendo usá-la com um blazer ou uma calça jeans.

Melhores tecidos para gravatas

Algodão

Este tecido é indicado para climas quentes e tropicais, como eventos a tarde, além de ser um tecido natural e sustentável. Indicada também para o ambiente trabalho ou eventos mais casuais.

Jacquard

É um tecido diferenciado, resistente e de qualidade superior, sendo feita no próprio tear, com o entrelaçamento dos fios, podendo entrelaçar fios de seda e de algodão. Indicado para eventos casuais e elegantes.

Seda

Este tecido é considerado um tecido nobre por causa de suas composições provenientes de fibras naturais que formam um tecido confortável, leve, macio e, ainda, resistente. Indicado para qualquer tipo de evento, no entanto dê preferência para os eventos mais sofisticados.

Linho

O linho é um tecido rústico, resistente e durável. Também é um tecido leve e suave, podendo ser usado para ocasiões casuais.

A lã é um tecido com elasticidade natural, por isso a gravata de lã, normalmente, mantém seu formato original sem amassar. Indicado para ocasiões casuais e para climas mais frios.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *