A Be Happy Honeymoon nos trouxe para os domínios do Deserto de Thar, Rajastão, Jodhpur, que é uma das cidades mais fascinantes da Índia, preservando palácios e uma rica herança arquitetônica e cultural. Na face oposta ao Forte Merhangarh, ícone histórico máximo da cidade-azul, as linhas do colossal Taj Umaid Bhawan Palace marcam o horizonte ocre e instigam a curiosidade dos visitantes.
Essa majestosa propriedade foi construída entre 1928 e 1943 pelo marajá Umaid Singh – encomendada para substituir o palácio do Forte Mehrangarh como o símbolo de uma nova Jodhpur e dar emprego à população durante os grandes períodos de seca e fome.
Com 100.000 metros quadrados de jardins luxuriantes, salões portentosos, é uma das maiores residências do mundo – a família do marajá ainda habita uma ala restrita da propriedade – e opera como hotel-palácio desde os anos 80 sob a batuta do Grupo Taj Hotels. O projeto de inspiração Art Deco é do arquiteto inglês Henry Lanchester, e mistura influências arquitectônicas orientais e ocidentais. As escadarias simétricas e o domo de 32 metros de altura remetem a era renascentista, enquanto as torres se inspiraram na tradição Rajput. Os interiores luxuosos se preenchem com mobiliário clássico original da família e coloridos murais em Art Deco, assinados pelo artista polonês auto-exilado Stefan Norblin.
Depois de passar o dia sob o sol desta região desértica, num envolvente caldeirão cultural e humano, o hóspede do Umaid Bhawan retorna ao palácio e se entrega à piscina para um final de tarde refrescante. No subsolo, a piscina original preserva a ambiência das décadas passadas com fidelidade e beleza (o piso de mosaicos traz os signos do zodíaco) , e o Jiva Spa garante sessões de yoga pelas manhãs e um leque de tratamentos de bem-estar e massagens aromáticas.
A gastronomia aconchega tanto os paladares mais desbravadores no Risala restaurante, com sabores autênticos da cozinha rajasthani contemporânea, como aqueles que preferem os menus ocidentais do Pillars – para jantares com vistas privilegiadas do jardim do Sunset Pavillion com o Forte Mehrangarh ao fundo. Outro destaque é o museu que o palácio abriga, reunindo mobiliário, objetos e documentos que contam a história da realeza de Johdpur e da Índia.
Da chegada em grande estilo com chauffer aos diversos serviços personalizados por um mordomo, hospedar-se no Taj Umaid Bhawan Palace é sentir-se como realeza e deixar-se fascinar por este universo que povoa o imaginário com as histórias de princesas e seu marajás.
Heritage Walk: Todos os dias às 17:00, os hotéis-palácios do Grupo Taj oferecem aos hóspedes o Heritage Walk, um agradável tour com champanhe pela propriedade, guiado geralmente por um historiador ou por um representante do staff. Corredores ladeados de obras de arte, salões adornados de mobiliário opulente, arquitetura de inspiração diversa, cada canto dos palácios revela memórias que resgatam a história da Índia e do mundo. A coleção que inclui mestres da arte contemporânea e popular indiana, além de relíquias da arte clássica europeia.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!