Ontem (29 de agosto) foi o Dia do Combate ao Fumo. Apesar de ser um dos vícios mais difíceis de se largar, o cigarro tem perdido espaço na sociedade a cada ano. Se você ainda fuma – mas quer parar – aqui vão algumas das melhores dicas que você poderia receber para largá-lo:

1. Encontre um motivo

Para se motivar, você precisa de um motivo forte e pessoal para parar. Pode ser para proteger a sua família de ser fumante passiva. Ou diminuir a sua chance de ter câncer de pulmão, doenças no coração ou outros problemas. Escolha um motivo que seja forte o suficiente a ponto de ultrapassar a vontade de acender um cigarro.

2. Prepare-se antes de parar

Há mais a se fazer do que apenas jogar o seu maço fora. Fumar é um vício. O cérebro é ligado à nicotina. Sem ela, você sentirá falta, por isso já junte apoio. Pergunte ao seu médico sobre todos os métodos que te ajudarão. Você estará pronto para o dia que decidir parar.

3. Considere a substituição da nicotina

Quando você para de fumar, a falta da nicotina pode te dar dores de cabeça, afetar o seu humor, ou sugar a sua energia. O desejo por “apenas um trago” é difícil. Substituir a nicotina pode ser a chave. Estudos mostram que chicletes e adesivos de nicotina aumentam a sua chance de sucesso quando você está com foco em parar de fumar.

4. Busque apoio na sua família

Diga aos seus amigos e familiares que está tentando parar. Eles podem te encorajar a continuar, especialmente quando você se sente tentado a acender mais um. Você pode também entrar em grupos de apoio ou conversar com um conselheiro.

 

 

5. Se dê um tempo

Uma das razões pela qual as pessoas fumam, é que a nicotina as ajuda a relaxar. Uma vez que você parou, você precisa de novas formas de desencanar. Há muitas opções. Você pode fazer exercícios, ouvir a sua música favorita, falar com seus amigos, ir ao massagista, ou começar um novo hobby. Tente evitar situações estressantes durante as primeiras semanas depois que parar.

6. Evite o álcool e outros gatilhos

Quando você bebe, é mais difícil manter-se na linha para não fumar. Então coloque um limite na bebedeira por uns dias. Da mesma forma, se você costuma fumar bebendo café, mude para chá por algumas semanas. Se você normalmente fuma após as refeições, encontre outra coisa para fazer, como escovar os dentes, dar uma volta, ou mascar um chiclete.

 

 

7. Casa limpa

Assim que você fumar o seu último cigarro, jogue fora todos os cinzeiros e isqueiros. Lave as roupas que estejam com cheiro de cigarro, e limpe seus tapetes e cortinas. Use aromatizador para se livrar daquele cheiro familiar. Se você fuma no carro, limpe-o também, Você não quer ver ou sentir nada que te lembre de cigarro.

8. Tente outra vez

Muitas pessoas tentam muitas vezes antes de conseguir parar de vez. Se você acender um cigarro, não se desencoraje. Pense no que te levou à esta recaída, se foram emoções ou o ambiente. Use isto como oportunidade… E tente outra vez.

9. Coma frutas e vegetais

Não tente entrar em dietas assim que parar de fumar. Se você se privar de muita coisa, facilmente vai desistir de tudo. Continue como está, e tente comer mais frutas, vegetais, grãos e proteína. Eles são bons para o seu corpo.

10. Escolha a sua recompensa

Além de todos os benefícios para a sua saúde, um dos melhores pontos em se parar de fumar é todo o dinheiro que vai economizar. Há calculadoras online que mostram quão mais rico você seria. Se recompense gastando uma parte desse dinheiro em diversão.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *