O tema central das três macrotendências sendo apresentadas hoje 21/jan/2010 no seminário da WGSN no Shopping Iguatemi SP, inspiração para o Outono Inverno 2010/11 (hemisfério Norte) é o Poder da Mudança – que serve como uma metáfora interessante para o mundo que se recupera de uma das crises mais graves da História recente. Esses períodos de crise são tipicamente pontuados por lampejos de criatividade e é disso que se trata o Poder da Mudança para nós: aproveitar a calmaria iminente para um momento de aprendizado e principalmente, de reinterpretação de nossos aprendizados anteriores – de nos dar a chance de enxergar com outros olhos o que já conhecíamos, como redescobrir aquela nossa velha música favorita e atribuir a ela um novo significado, condizente com o que vivemos agora.
Timelines – Com as possibilidades infinitas de absorção e repertório que dispomos hoje, Timelines trata de reverenciar o passado distante e usar a tecnologia de hoje como filtro para reinterpretá-lo, inclusive propondo um ritmo de vida e de observação mais lento como no passado, além de se criar mais registros históricos.
Sensory – A mais colorida das três macros, onde a idéia é trazer os elementos do mundo tecnológico, online, de infinitas possibilidades e convertê-las a um contexto físico, sensorial – transformando a frieza da tecnologia em calor humano e novas formas de interagir com os sentidos e os sentimentos dos consumidores. É uma nova psicodelia, inspirada no contexto tecnológico de hoje.
Fair & Square – A ênfase da forma sobre a função, o valor do mínimo necessário – esses são os valores de Fair & Square – o que inclusive é reflexo do aprendizado pós-crise de saber viver com menos, mas mesmo assim, sem abrir mão do calor e da modernidade. Além da simplicidade, o movimento tem como valores soluções alternativas para velhos problemas e a idéia de ser direto, na comunicação e no design.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!