É um coração fortemente desportista que anima o Luminor 1950 3 Days Chrono Flyback Automatic Ceramica, o novo relógio da Officine Panerai, no qual o design clássico se integra magistralmente à sofisticação do movimento cronográfico de manufatura P.9100 e com a extraordinária qualidade técnica e estética da caixa de cerâmica preta.

As principais linhas da caixa e do mostrador são fiéis à inconfundível identidade da Panerai, não sendo afetado pela existência da função flyback, que reposiciona os ponteiros do cronógrafo a zero e reinicia-os sem que seja necessário pará-los para voltar a colocar a zero. No calibre

P.9100, o ponteiro azul dos segundos do cronógrafo e o ponteiro dos minutos revestido de ródio estão montados centralmente, para que o mostrador possua apenas o pequeno contador de segundos contínuo às nove horas, simétrico à janela da data. Os botões de segurança que controlam as funções do cronógrafo estão posicionados às 8 horas (flyback, reset) e 10 horas (start, stop), deixando assim intacto o perfil do dispositivo protetor da coroa que garante a hermeticidade da caixa do Luminor 1950 a 10 bares (uma profundidade equivalente a cerca de 100 metros).

panerai-moda-masculina-alexandre-taleb-3

 

MOVIMENTO: automático mecânico, calibre P.9100, inteiramente fabricado pela Panerai. FUNÇÕES: horas, minutos, segundos pequenos, data, cronógrafo flyback, reposição do ponteiro a zero. CAIXA: 44 mm, cerâmica preta. MOSTRADOR: preto com números arábicos e índices luminescentes. Data às 3 horas, segundos às 9 horas, ponteiro do cronógrafo central e ponteiros dos minutos. RESERVA DE MARCHA: 72H. HERMETICIDADE: 10 bares (uns 100 metros).

O material da caixa do Luminor 1950, com um diâmetro de 44 mm, é uma cerâmica sintética à base de óxido de zircónio, que é cinco vezes mais forte do que o aço, mas com um peso substancialmente mais leve, assim como excecionalmente resistente a arranhões, agentes corrosivos e temperaturas elevadas. Tecnologicamente, trata-se de um material muito avançado e difícil de sintetizar. É criado por um processo longo e delicado que transforma o pó de zircónio em cerâmica preta, com um acabamento mate, notavelmente uniforme e agradável ao toque. Cada componente da caixa é individualmente moldado e passa por fases sucessivas de trabalho e aquecimento: num primeiro tempo, com temperaturas baixas (cerca de 100 oC) e, depois, com temperaturas mais elevadas (até 1500 oC), durante cerca de três dias. O processo termina com a fase de acabamento, crucial para assegurar que as dimensões e proporções de todos os componentes sejam absolutamente perfeitas, culminando no polimento final através de microareação que lhe confere um acabamento uniforme e mate.

No fundo da caixa, uma larga vigia em cristal de safira revela o movimento de manufatura P.9100, o primeiro calibre de cronógrafo com corda automática, inteiramente desenvolvido e fabricado pela manufatura da Officine Panerai. O calibre tem as características típicas de um cronógrafo topo de gama, tal como a roda de colunas com uma embraiagem vertical. Tem dois barriletes ligados em série, garantindo uma reserva de marcha de três dias, um rotor bi-direcional que enrola as molas dos dois barriletes, e uma roda de balanço com uma inércia variável que oscila a 28 800 vibrações/hora (4 Hz). Dotado de um dispositivo para repor a zero os segundos, o calibre P.9100 é composto de 302 componentes, tem 133⁄4 linhas de diâmetro e uma espessura de 8,15 mm.

O Luminor 1950 3 Days Chrono Flyback Automatic Ceramica (PAM00580) é fornecido com uma correia de pele natural não tratada e uma segunda correia de borracha. O fecho é em titânio, um material leve, forte e hipoalérgico ao qual um revestimento resistente especial foi aplicado para seguir as linhas estéticas do relógio, e é facilmente substituível usando a chave-de-fendas fornecida.

 

panerai-moda-masculina-alexandre-taleb-1