Confira as dicas de como se vestir para o trabalho e não dar mancada em horário comercial.
1. Observe seu chefe
Os gestores conhecem como ninguém as regras do código de vestimenta da empresa. Prestar atenção ao modo que seu chefe se veste é uma pista para se nivelar por cima.
Busque inspiração, mas não abra mão de sua identidade
2. Ser informal?
Se o ambiente permite, vista-se de maneira mais descontraída, mas sem exagero. Tênis, camisas estampadas, acessórios em excesso e calça jeans estão proibidos, troque por calça de sarja, de preferência de cor escura.
Blazer e camisa sem gravata compõem um look ao mesmo tempo elegante e descontraído.
3. Comprimento do Paletó
Paletó longo demais é um combo de desqualificações: é deselegante, feio, brega e encurta suas pernas, deixando você mais baixo e atarracado. Se for curto demais, dá o efeito contrário, espichando suas pernas. Meça para saber o comprimento certo: ele deve ficar na altura da sua palma da mão fechada, com o braço esticado. Se for preciso mande o terno a um alfaiate para ajustar.
4. Slim fit
O erro ao procurar usar um terno slim fit, é usá-lo um número menor (principalmente caras musculosos, que costumam ter dificuldade em encontrar roupa pronta que se encaixem em suas medidas). Esses ternos são mais justos, mas não agarrados, na medida certa, elas afinam a silhueta e deixam você mais magro e alto.
5. Meias
O ideal é se restringir às tradicionais pretas, marrons e azuis, sempre combinando com a cor do terno.
Sapato tipo mocassim sem meia ou meia branca? Não.
Não se anime a ponto de usar meias coloridas, listradas, estampadas no ambiente de trabalho.
6. Sapatos
É fundamental estar com os sapatos impecáveis 24 horas por dia, ou seja: engraxados, para os modelos em couro, e limpos, no caso de tênis e modelos em camurça.
Quantos pares um homem deve ter para usar no trabalho? Três ou quatro, de preferência pretos ou marrons, para ir variando. Além disso, não use o mesmo par dois dias seguidos para prolongar a vida do sapato, o couro precisa respirar e seu uso contínuo deixa o calçado impregnado de suor, o que contribui para que ele deforme e perca a cor. Dê pelo menos 24 horas de intervalo de uso para o sapato arejar e secar bem.
7. Acessórios
O relógio é o principal acessório masculino e a sua pulseira pode ser marrom ou preta e não precisa combinar com a cor do terno ou dos sapatos.
As pulseiras estão super na moda e podem ser usadas até no escritório, a não ser que o ambiente seja muito formal. Em ocasiões informais, limite-se a três ou quatro. No trabalho o ideal é colocar apenas uma, bem bacana.
8. Barba
Apesar de estar na moda, em algumas profissões é fundamental estar sem nenhum pelo no rosto. Como a gente vive na correria, o ideal é ter no carro um barbeador elétrico. Ele é artigo de primeira necessidade para homens que precisam estar impecáveis o dia todo.
9. Se conheça
Não use aquilo que não tem a ver com você só para parecer elegante. Não vista roupas por se sentir intimidado a seguir um padrão, seja você (com bom senso)! Da mesma forma, se você é mais fashion, siga seu senso de estilo.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!