Posicionar-se no mercado de trabalho significa estar no lugar que deseja dentro da sua área de atuação profissional. Ao definir esse posicionamento, você decide automaticamente a maneira como será reconhecido pelos seus parceiros, clientes e até concorrentes no segmento em que atua.
Quando você não define um posicionamento diante do mercado de trabalho, tende a se perder na carreira. Isso acontece porque, sem foco, atira para todos os lados e acaba concentrando a sua energia no que não deve. O bom posicionamento no mercado de trabalho proporciona reconhecimento e mais chances na hora de se tornar referência no segmento no qual atua.
Saiba agora quais são as cinco dicas para se posicionar no mercado de trabalho.
1. Ousadia
Chacrinha, um dos maiores comunicadores que o Brasil já teve, dizia o seguinte: “Quem não se comunica, se trumbica.” Isso significa que, se você não ousar, provavelmente não vai alcançar aquela meta desejada. A ousadia é uma das premissas básicas para quem deseja alcançar bons resultados.
Se o medo dominar as suas atitudes e você deixar de arriscar, é certo que as grandes oportunidades serão perdidas. Ousadia requer sabedoria — saber também a quais riscos você estará suscetível nas mudanças encaradas. Aceitar desafios e ousar é abrir portas para muitas chances e oportunidades.
2. Comunicação
A comunicação é fundamental para que possamos estabelecer relações, sejam pessoais, sejam profissionais. Quem se comunica bem consegue transmitir sabedoria, habilidades e tem bom poder de convencimento. Por vezes, o que faz com que o profissional se destaque não é o seu imenso conhecimento em torno de um assunto, mas a sua capacidade de mostrar isso por meio da comunicação.
3. Humildade
O crescimento profissional está atrelado àquilo que você aprende com as demais pessoas. O bom profissional que deseja se posicionar no mercado de trabalho aprende com todos os seus colegas, independentemente da hierarquia deles. Como ninguém detém todo o conhecimento existente, há sempre o que aprender. Os seus colegas de trabalho podem cooperar com você por meio do conhecimento e, além do aprendizado, essa divisão de inteligências gera bons resultados por causa da sua atitude.
4. Excelência
Lembra-se de quando a sua mãe lhe pedia algo e já dizia “Se é para fazer malfeito, não faça!”? Isso é excelência. É para fazer? Então, faça o melhor! Dê o seu máximo e vá atrás do reconhecimento para a sua capacidade e a sua competência. Lembre-se de que o conhecimento é um processo contínuo. Portanto, por mais que você seja muito bom em algo, sempre há o que melhorar. Mantenha-se atualizado em relação às novidades da sua área de trabalho e busque sempre aprender coisas novas.
5. Autoconhecimento
Você sabe quais são os seus limites? Você sabe até onde pode chegar? O autoconhecimento é muito importante para quem deseja se posicionar melhor no mercado de trabalho. Diante de uma possibilidade de promoção para ganhar o salário dos seus sonhos, você precisa de autoconhecimento para saber se será capaz de enfrentar os desafios e se é isso mesmo o que quer.
As suas virtudes, os seus valores e as suas principais características devem ser repensadas na hora de se diferenciar no mercado de trabalho. São elas que vão diferenciar você dos demais.
Texto feito por Patricia Dalpra