Muito se fala, dessas coisas, fórmulas de sucesso para as entrevistas, o que fazer e o que não fazer. Na maioria das vezes essas regras não passam de obviedades de bom senso e de boas maneiras, temas da educação, do berço. Claro a civilidade, a eutrapelia, expressão grega para a agradabilidade, onde ser austero está longe de ser sizudo, ou severo, e muito mais consciente de si mesmo, de seu dom, da seriedade das missões humanas, porém ao mesmo tempo prazeiroso.
Muito bem, com mais de 35 anos de carreira, tendo entrevistado e admitido centenas de pessoas, com erros e acertos, que somente a vida vivida e a jornada efetiva oferecem, ao lado dos estudos humanos que realizo, cinco são meus conselhos fundamentais para obter êxito numa entrevista de emprego:
1 – Demonstre ser altamente engajável. O maior drama de um dirigente fica ao constatar que a pessoa contratada tem capacidades técnicas, mas não se engaja. Um engajado atua de corpo, alma, e espírito onde está.
2 – Para revelar ser engajável, não tenha medo de vibrar, e de brilhar, ao contar suas realizações. O que interessa são suas obras. Relate com prazer, orgulho, e o que você aprendeu ao longo desses sucessos.
3 – Demonstre claramente que você não tem a menor dúvida da necessidade imperiosa de formar equipe. Por mais competência pessoal e profissional, acentue a condição sine qua non para um êxito corporativo de espírito de equipe. Exemplifique.
4 – Qualidade de vida para quem ama seu ofício, sua arte em trabalho, não representa a fórmula confortável do separar as coisas. Impossível ser um talentoso e um profundo expert na área de domínio, e de compreender que precisa formar equipe, trabalhando pouco. Ou achando que pode ligar e desligar como um aparelho eletrônico. Os quais hoje até continuam nas nuvens interagindo. Isso não significa que você simplesmente é mais um workaholic, ou alucinado obsessivo. Representa que você interpretou perfeitamente os estudos do Domênico de Masi. Você integra o trabalho com estudo e divertimento e alegria.
5 – E, para fechar todas as questões, evidencie que você tem consciência do papel do seu personagem profissional e empresarial, e que você representa o ator ou a atriz com os melhores atributos de autoconhecimento, para liderar a situação daquela marca e daquela empresa.
Fale do papel a ser interpretado e realizado, e leve o seu interlocutor a visualizar você, desde o momento presente da entrevista, como a pessoa certa na ação da função. Faça uma viagem ao futuro, passeie pelo papel, pela circunstância dada, e regresse a sala da entrevista. E realize, agora você está contratado
Fonte: Exame Abril