Quando se fala em autoestima muitos homens preferem não comentar, ou falam que não se importam com a opinião alheia. Mas no fundo, qualquer pessoa já sentiu um aperto no peito ao se olhar o espelho, seja porque o cabelo não está bonito, ou a pele não está bonita, ou está se achando muito acima ou abaixo do peso, entre outros diversos motivos para que não nos aceitemos do jeito que somos.

A autoestima, de forma resumida, é uma avaliação positiva ou negativa que uma pessoa faz de si mesma em algum grau a partir de emoções, ações, crenças, comportamentos ou qualquer outro tipo de conhecimento de si próprio.

Esta avaliação é muito importante para o nosso cotidiano e para nossa saúde mental, física e principalmente, muito importante para o nosso emocional. Afinal, a aceitação de si mesmo se reflete em cada aspecto da vida.

Por conta da masculinidade tóxica, muitos homens não se expressam e nem abordam assuntos como a autoestima masculina. Alguns consideram este assunto como um tema feminino, deixando assim de se preocupar com sua aparência, fator com grande importância para a vida social e profissional de qualquer pessoa.

Cuidar da aparência vai muito além de escolher uma roupa e um sapato bonito. É cuidar da pele, deixar a saúde do cabelo em dia, praticar atividades físicas e ter um cuidado maior com a alimentação. O tabu da autoestima masculina priva muitos homens de se expressarem, permanecendo assim em silêncio, com sentimentos resguardados, podendo ocasionar em algum transtorno futuramente e até mesmo levando a depressão.

Por medo do que outros homens pensarão, ou até mesmo por conta do machismo enraizado de sua criação, há homens que deixam a sua saúde em risco por conta de achar que cuidar de sua aparência física fará de você menos homem. Logo, debater sobre autoestima é algo fútil para alguns homens e assim, internamente, gera a dúvida: como melhorar a autoestima?

Autoestima baixa 

A baixa autoestima está intimamente ligada à dificuldade de auto-aceitação e à falta de autoconhecimento. Uma pessoa que sofre de baixa autoestima não se sente capaz de realizar as coisas e, com isso, acaba perdendo inúmeras oportunidades de crescimento em vários âmbitos da vida, prejudicando o próprio desenvolvimento.

Ás vezes este ocorrido passa despercebido pela família, já que é natural de muitos homens não se expressarem sentimentalmente sobre tais assuntos. Normalmente, é possível perceber essa falta de aceitação quando a pessoa faz constantes comparações com outras pessoas.

Por isso, é necessário que a família atente-se com alguns sintomas para que não acabe ocasionando em algo mais grave.

Sintomas da baixa autoestima:

  • Exaltação os próprios defeitos e as qualidades de outras pessoas;
  • Perfeccionismo;
  • Falta de confiança na sua própria opinião;
  • Medo de enfrentar desafios;
  • Rigidez com você mesmo, indulgência com os outros;
  • Ansiedade frequente e agitação emocional;
  • Dificuldade de aceitar as próprias limitações;
  • Timidez em excesso;
  • Medo da rejeição;
  • Busca constante por elogios e reconhecimento externo;
  • Tendência à procrastinação e preguiça;
  • Hábito de se comparar com outras pessoas;
  • Falta de habilidade de lidar com críticas;
  • Falta de apreciação pelas próprias vitórias.

Se você listou a maioria desses sintomas em sua vida, fique atento com algumas dicas que possam te ajudar.

Como melhorar sua autoestima?

 

1. Evite pensamentos negativos

 

Pode parecer clichê falar para você evitar os pensamentos negativos, mas esse clichê é fundamental. Quando vier em sua mente pensamentos baixo astral, pessimistas e/ou ligados à sua vida social e profissional, tente pensar em algo que te alegre.

Pode ser uma música, um momento, uma pessoa, um lugar, qualquer coisa que lhe dê prazer em viver e desvie seus pensamentos para caminhos iluminados.

 

2. Seja positivo

Como complemento do item acima, ser positivo é ser mais você. É confiar em si mesmo para o melhor, confiar no seu potencial para o trabalho, para questões familiares até mesmo amorosas.

 

3. Pratique atividades físicas

Praticar atividades físicas não só faz muito bem para a sua saúde, como também faz bem para sua saúde mental. A prática de exercícios melhora seu físico, sua disposição e sua energia.

 

4. Coisas boas atraem coisas boas

Parece algo tão bobo, mas pode fazer diferença para muitos homens. Ler livros de auto-ajuda, frases positivas e até mesmo músicas que enaltecem a si próprio, ajudará a aumentar a confiança em você mesmo!

 

5. Empodere-se

Olhem-se todos os dias no espelho e citem frases positivas, principalmente aquelas ligadas ao seu corpo, que ajudem a você a levantar sua autoestima.

 

6. Enfrente seus medos

 

Enfrentar seus medos é muito importante para que você perceba que você é capaz de ir além do que imagina. Ao conseguir enfrentar algo que parecia insuperável, você se sentirá forte e mais confiante em si mesmo.

 

7. Releve seus defeitos

 

Sabe aquela “gordurinha” que te incomoda? A pele que você tanto detesta? A perna que você queria que fosse mais grossa? Pois bem, estes não são defeitos, são apenas algumas características que podem ser mudados com algumas mudanças de hábitos. 

 

8. Mantenha coisas boas por perto

 

Ter quem a gente ama por perto é a melhor coisa para manter a nossa saúde mental muito bem. Então procure fazer e manter algo/alguém que você goste sempre por perto, tal como:

  • Amizades verdadeiras que agreguem valor em sua vida
  • Hobbies que você gosta de praticar
  • Família

 

9. Pare de se comparar com os outros

 

A comparação constante com outras pessoas, como já mencionado, só lhe trará pensamentos negativos e isso só fará você se sentir inferior. Então não se compare com ninguém, cada pessoa tem seu brilho e momento próprio.

 

10. Expresse-se

Expressar é algo um pouco difícil para alguns homens, mas colocar toda a angústia para fora é necessário para “tirar o peso das costas”. Há diversas formas de se expressar, seja conversando com uma psicóloga, fazendo um hobbie ou até mesmo fazendo um esporte.

 

11. Não negue ajuda

Além de se expressar você deve admitir que precise de ajuda. Negar ajuda é negar o fato de que você não está bem. E lembre-se que você deve pensar de maneira positiva, negar ajuda só fará você se sentir inferior.

 

12. Vença pequenas metas

 

Trace para si mesmo pequenos desafios que você possa cumprir. Seja começar uma atividade física nova, aprender algo que sempre quis aprender, começar a cozinhar e coisas do tipo. Dessa forma, você começará a apreciar suas pequenas vitórias e confiar mais em si.

 

13. Fazer o bem para receber o bem

 

Faça algo de bom pelos outros. Dê bom dia para as pessoas que passa todo dia, ajude amigos necessitados e faça um pouco de trabalho de caridade. São essas coisas do cotidiano que lhe trarão as maiores e mais simples felicidade da vida.

 

14. Elimine a culpa

 

Muitas pessoas se sentem inferior e não se aceitam por conta de acontecimentos do passado. Se perdoe! As pessoas mudam, e se você se arrependeu de algo, provavelmente tenha mudado. Lembre-se que você não é o que te aconteceu!

 

15. Cuide-se

Cuide de sua aparência, seja sua pele, seu corpo, seu cabelo, até mesmo suas unhas. Nada disso lhe fará menos homem. Cuidar da sua saúde, da sua autoestima, é sua prioridade. Então saia de casa e faça compras para te alegrar, compre roupas novas, sapatos novos e outros materiais que te fazem feliz!

Vale ressaltar que todos nós temos defeitos, e está tudo bem, isso faz parte do nosso desenvolvimento como ser humano. Não precisa ser forte o tempo todo, a autoestima também deve ser um assunto entre os homens, e não precisa ter vergonha, é algo natural de qualquer pessoa. Como dizia Guimarães Rosa, “Viver é um rasgar-se e remendar-se”. Dessa forma, a melhorar maneira é recomeçar toda vez que você se acha insuficiente assim, você perceberá a sua capacidade e beleza interior.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *