O texto a seguir foi escrito em 1692 pelo jurista inglês Matthew Hale, em uma carta aos seus filhos. É incrível como após tanto tempo o texto continua tão atual.
1- Nunca minta. Mentir é uma grande ofensa contra a própria humanidade; pois onde não há respeito pela verdade, não pode haver sociedade segura. E é um ataque ao próprio orador; porque, além da desgraça que atrairá para ele, isso ocasiona tanta baixeza de mente que ele mal conseguirá falar a verdade, ou evitar mentir, mesmo que não tenha necessidade para isso. E chegará a tal ponto em que as outras pessoas não acreditarão mais nele, e nem ele mesmo saberá quando estiver falando uma inverdade.
2- Assim como você deve evitar mentir, você também deve evitar chegar perto dela. Cuidado para não se equivocar, nem fazer uma afirmação positiva sobre o que você não tem autoridade, mas dê a sua opinião.
3- Que suas palavras sejam poucas, caso contrário você está se roubando a oportunidade de adquirir conhecimento, sabedoria, e experiência ao ouvir aqueles que silencia pelo seu “falar impertinente”.
4- Não seja muito violento, ou alto nas suas conversas. Silencie seu oponente com a razão, não com barulho.
5- Cuidado para não interromper outra pessoa que estiver falando. Ouça-o, você o entenderá melhor, e será capaz de dar à ele a melhor resposta.
6- Reflita antes de falar, especialmente quando o assunto é de importância. Pese o que quer falar, e as expressões que planeja usar. Pessoas que não têm consideração não pensam até falar; ou falam, e depois pensam.
7- Quando estiver na companhia de pessoas vãs e impertinentes, deixe que a observação das falhas delas o tornem mais cauteloso; evite os erros delas.
8- Cuidado para não se elogiar. Isso é um sinal de que a sua reputação é pequena e está afundando.
9- Fale bem de quem está ausente sempre que tiver uma oportunidade adequada. Nunca fale mal deles ou de qualquer um a não ser que tenha certeza que eles merecem, e a não ser que seja necessário para o aperfeiçoamento deles, ou para a segurança e benefício de outros.
10- Não zombe da situação ou de defeitos naturais de ninguém. Tais ofensas deixam uma impressão forte nas pessoas.
11- Seja muito cuidadoso para não lançar palavras reprovadoras, ameaçadoras ou rancorosas. Quando for citar alguma falha, faça-o sem reprovação ou amargura. Caso isso ocorra você não alcançará seu objetivo, e ao invés de reformar, a conversa irritará com ofendido, e irá colocar você em posição a ser julgado e reprovação.
12- Se uma pessoa for impulsiva e te tratar mal, tenha pena dela e não seja movido pela raiva. Você descobrirá que o silêncio ou palavras muito gentis são a melhor vingança. Eles vão curar o homem raivoso, e fazê-lo sentir-se mal pela sua impulsividade, ou serão uma dolorida lembrança e punição. Mas, de qualquer forma, eles preservarão a sua inocência, te darão a reputação de ser sábio e moderado, e ajudarão a manter a serenidade e compostura na sua mente.
Ótimas dicas!
Se comunicar é uma arte e a cada dia estou mais apaixonada por este universo.